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12/07/2008 - 06:06

Atlas Transportes e Logística elimina manutenção com terminais thin clients da Wyse

São Paulo - Referência nacional em transportes há mais de 50 anos, a Atlas Transportes e Logística possui um modelo integrado de armazenamento e envio terrestre ou aéreo que serve de exemplo para outras empresas do setor. Com um crescimento de 25% no número de usuários de sua rede nos últimos dois anos, a Atlas foi novamente pioneira na instalação de thin clients da Wyse Technology. A inovação trouxe importantes benefícios para a empresa, como a enorme queda do custo de manutenção e a rapidez na criação de novos postos de trabalho.

Com 41 filiais e dois escritórios comerciais distribuídos por todo país, a Atlas gastava muito tempo e dinheiro com a manutenção de suas máquinas. Além dos problemas habituais, o ambiente hostil dos galpões da companhia contribuía para a diminuição da vida útil das máquinas. A empresa - que possui 560 computadores distribuídos pelo Brasil - recebia cerca de 10 equipamentos para manutenção por semana. Como não tinha despesas com envio, a manutenção de boa parte das máquinas era realizada na matriz, em São Paulo. Ao tempo de transporte, somava-se um ou dois dias para conserto e troca das peças necessárias.

Com os thin clients, a Atlas reduziu a praticamente zero seus gastos com manutenção. “Só o fim dos contratos com empresas de suporte trouxe uma economia de mais de 10%, sem considerar os gastos com as peças que precisavam ser trocadas”, conta Antonio Vitor Escudero, coordenador de suporte e rede da Atlas.

O valor investido nos 350 terminais Wyse, modelo S10, foi de R$ 250.000,00. O gasto com manutenção, entretanto, é praticamente zero já que, além da maior durabilidade a Atlas conta com três anos de garantia – tempo que o projeto levará para ser pago. A criação de um novo posto de trabalho passou a custar cerca de 30% menos, incluindo a economia com energia elétrica, link, licenciamentos, sistema operacional, etc. No início da implantação, o investimento nos thin clients foi quase igual ao investimento normal da empresa com tecnologia, pois os grandes gastos com manutenção diminuíam à medida que os terminais eram instalados.

A economia de energia elétrica foi outro importante ganho obtido com os thin clients. As estações de trabalho, que consumiam cerca de 300 watts /hora, passaram a utilizar apenas 76,9 watts / hora.

A diminuição no gasto com eletricidade colabora com a preservação do meio ambiente e faz parte da política da empresa a valorização da TI verde, além de trazer economia para a empresa.

Outra grande vantagem para a Atlas é a rapidez na criação de um novo posto de trabalho. Com a adoção de mais 55 licenças do Citrix XenApp em 2008, a Atlas passa a contar com 555 licenças da solução de virtualização de aplicativos Windows. Com este ambiente, tanto os terminais quanto os PCs existentes na Atlas funcionam como dispositivos para utilizar cerca de 80 aplicativos que compõem o RENAT – Rede Nacional Atlas –, a solução de gestão da empresa, que é alimentada pelo banco de dados da Oracle. Há 20 servidores, 16 dos quais da IBM, que suportam o parque tecnológico que viabiliza a entrega de aplicativos Citrix para os terminais Wyse, PCs e notebooks.

Atualmente a reposição ou criação de um posto de trabalho leva apenas 24 horas com a utilização de thin clients Wyse e da solução Citrix. Este processo levaria uma semana em um ambiente distribuído e com PCs convencionais. Uma demora neste tipo de operação poderia ser bastante prejudicial à empresa. O estoque de peças mantido na matriz da Atlas, para o conserto das máquinas, não existe mais e foi substituído por um pequeno número de terminais reserva.

O projeto foi realizado por fases. Primeiro os thin clients foram instalados na matriz e, em seguida, nas maiores filiais, até completar todo o Brasil. Escudero explica que esse tempo foi importante para ajustes de configurações e para que as pessoas compreendessem e se adaptassem a essa nova tecnologia. Hoje a Atlas trabalha com uma média de apenas três computadores por filial, somente onde há necessidade e instalações de softwares locais. Todos os demais postos utilizados são thin clients, sistema que funciona inclusive na matriz.

A instalação de terminais em todo o País levou um ano e ficou a cargo da integradora Add Value Technologies, responsável pelo planejamento, adoção de novas licenças e migração para o XenApp 4.5. Além disso, o canal também realizou o levantamento dos custos e da viabilidade financeira da implantação dessa nova tecnologia. “Coube a nós demonstrar os benefícios e vantagens da adoção dos thin clients e o retorno do investimento”, diz Thiago Spósito, executivo de negócios da Add Value.

Perfil da Wyse - Fundada em 1981, a Wyse Technology Inc., é uma empresa fornecedora de solução de computação de rede centralizada, mais conhecida como arquitetura thin client. Sediada em San Jose, na Califórnia, Estados Unidos, a Wyse é líder de seu segmento de atuação, com 40% de market share, mantendo a liderança do setor de computação de rede centralizada há mais de dezanos.

A Wyse firmou parcerias com os principais players do mercado de Tecnologia da Informação, sendo esta fabricante licenciada em código-fonte tanto para Citrix como para Microsoft. Além disso, a Wyse é a única fornecedora de thin clients integrante do OSDL (Open Source Development Lab – Laboratório de Desenvolvimento do Software Livre), os proprietários do código do Linux. Além da matriz nos Estados Unidos, a Wyse possui escritórios na Europa, Oceania, Índia, Ásia e América Latina. Site: www.wyse.com.

Perfil da Citrix XenApp - Parte da família de produtos Citrix Delivery Center, o XenApp representa o sistema de entrega de aplicativos mais completo do mercado, com a capacidade de virtualizar aplicativos tanto no lado do cliente como no do servidor. A linha de produtos XenApp armazena todos os aplicativos baseados em Windows em um único depósito no centro de dados e então os entrega para os usuários finais, por meio de uma tecnologia inovadora. O XenApp pode selecionar dinamicamente virtualização de aplicativos do lado do cliente ou servidor sob demanda para otimizar a entrega de aplicativos com base no usuário, aplicativo ou local (on-line ou off-line).

Perfil da Add Value - A Add Value Technologies é uma empresa focada na Infra-estrutura de Entrega de Aplicativos e, desde sua fundação, é uma das principais representantes Platinum da Citrix Systems, Inc na América Latina.

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