Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2008 - 06:16

Agroenergia é tema de oficina que reúne 80 especialistas em Brasília

Etanol, biodiesel, resíduos e florestas plantadas serão discutidos por 80 especialistas na "Oficina de Portfólio de Projetos em Agroenergia" realizada de 14 a 16 de julho, em Brasília. O resultado da oficina irá subsidiar gestores com uma variedade de projetos para pesquisa no setor de agroenergia.

A oficina é uma parceria da Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (RIPA) com a Embrapa Agroenergia, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). O evento está sendo coordenado pelo responsável pela criação do Núcleo Centro-Oeste da RIPA e assessor do presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) no Distrito Federal Leonardo Hamu. "Pretendemos criar um portfólio de projetos a serem disponibilizados aos tomadores de decisão, a partir do que os especialistas em Brasília irão apresentar como demanda de pesquisa", explica.

A convergência do projeto RIPA com a Política Nacional de Agroenergia (MAPA) e a Política de Agroenergia do MCT justifica a iniciativa. A partir dos temas etanol, biodiesel, resíduos e florestas plantadas serão abordadas três vertentes: o desenvolvimento de processos e produtos energéticos; o zoneamento e uso de áreas degradadas para a produção de agroenergia; e logística e infra-estrutura de produção. Haverá ainda uma discussão considerando os aspectos agronômico, industrial e transversal.

Perfil da RIPA - A RIPA é coordenada pelo Instituto de Estudos Avançados da USP São Carlos com o propósito de desenvolvimento do País, para isso irá subsidiar o Comitê Gestor do Fundo Setorial do Agronegócio, agências de fomento, Ministérios afins, instituições de pesquisa, setor produtivo, terceiro setor e tomadores de decisão, no estabelecimento de prioridades e na promoção de estudos, projetos e iniciativas que pressuponham decisões de natureza estratégica e competitiva baseadas na inovação tecnológica. O projeto RIPA é financiado com recursos do Fundo Setorial do Agronegócio (CT-Agro), via Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A RIPA é parceria da Embrapa, Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), empresa Listen Local Information System, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). O coordenador executivo da RIPA, Paulo Estevão Cruvinel é pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária, em São Carlos (SP).

Evento: "Oficina de Portfólio de Projetos em Agroenergia",de 14 a 16 de julho, no Carlton Hotel - Setor Hoteleiro Sul, Quadra 5, Bloco G - Brasília – DF.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira