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12/07/2008 - 06:17

Parceiros na otimização de negócios

A falta de alinhamento entre parceiros (contratante e contratado) na realização de serviços de outsourcing gera distanciamento do cumprimento de metas. Isso acontece na maioria das vezes porque o acordo firmado entre as partes (empresa e prestador de serviço) não se mostra vantajoso para um dos lados. Assim, faz-se necessário reconstruir um balanceado acordo. Porém, para isso, é preciso estabelecer previamente um ambiente colaborativo.

O fato é que custo e eficiência devem convergir-se perfeitamente entre as partes envolvidas. Mútua confiança e respeito, mesmo quando ambos discordam de algum aspecto, também são essenciais. Deve-se considerar o que cada um tem a dizer, para alcançar objetivos e sinergia na busca de soluções. A melhor prática é alinhar entre os parceiros uma estrutura de preço de serviço que premie a excelência e apene o fraco desempenho.

O cliente também precisa ser claro com relação aos motivos da contratação do prestador de serviço de outsourcing — como na área administrativa, contábil, fiscal, financeira e relativa à gestão de pessoas e processos; e o que espera alcançar a longo prazo com isso. Do lado do provedor de serviço, ele deve ser transparente sobre os custos e despesas dos serviços a serem realizados, e onde pode chegar com a tarefa.

Em um outro aspecto, a adaptação cultural do prestador de serviço é fundamental para realização da prática de outsourcing dentro da empresa. É importante saber como a outra parte gerencia acordos, motiva as oportunidades, anuncia as decisões e expõe a filosofia de crescimento da organização.

Comprometimento é outro item importante para uma iniciativa bem-sucedida de outsourcing. É necessário que a alta direção do contratante referende a parceria. Ela tem enorme capacidade de fazer com que os colaboradores ajam em prol dos objetivos do outsourcing, tornando evidente que a empresa ganha competitividade com a iniciativa.

Já a comunicação da liderança é outra peça fundamental para se atingir os objetivos. Ela estimula o comprometimento dos colaboradores no projeto, assegura o resultado da empreitada e permite o melhoramento contínuo e inovação, a partir da saudável troca de informação do contratante e contratado. A efetiva comunicação também possibilita pró-atividade, responsabilidade, flexibilidade, possibilidade de crescimento e facilidade de alinhamento de interesses entre ambas as partes envolvidas na iniciativa.

Além de tudo isso, uma estrutura de governança pode ajudar nessa tarefa de acompanhar as relações entre contratante e contratado para se alcançar os objetivos. No entanto, é importante ter claro os papéis e a responsabilidade de cada um.

Por fim, ambas as partes devem colocar em ação metodologias e ferramentas capazes de fazer com que a parceria aproxime-se dos objetivos do outsourcing, que é otimizar os negócios das empresas. No competitivo mundo globalizado, a prática tornou-se essencial.

. Por: Vagner Jaime Rodrigues é especialista em controladoria, gestão empresarial e gestão de outsourcing; sócio da Trevisan Outsourcing e professor da Trevisan Escola de Negócios.

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