Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2008 - 06:23

Congresso 'Nós Podemos Paraná 'discute mobilização para a educação

O economista e consultor Ladislau Dowbor é um dos destaques do encontro, promovido pelo encontro, que acontece de 06 a 09 de agosto, em Curitiba. A realização é do Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema FIEP.

A mobilização da sociedade civil, poder público e privado para ações que promovam a melhoria da educação é um dos principais assuntos do 1º Congresso 'Nós Podemos Paraná', que acontece de 06 a 09 de agosto, no Cietep, em Curitiba. O tema geral do encontro é Educação para a Sustentabilidade. Realizado pelo Movimento Nós Podemos Paraná, que é articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Congresso acontece junto com a 7ª Mostra de Ação Voluntária – Cidadania e Responsabilidade Social. As inscrições para o Congresso e Mostra podem ser feitas no site www.mostradeacaovoluntaria.org.br

O economista Ladislau Dowbor, da PUC-São Paulo, consultor para diversas agências da ONU, para governos estaduais e municipais, participará da mesa-redonda “Mobilização para a Educação”, dia 07, às 9 horas. Dowbor falará sobre sua visão de educação para o desenvolvimento local, em que os alunos, além do currículo tradicional, devem conhecer e compreender a realidade onde vivem, para as quais serão chamados a participar como cidadãos e como profissionais.

“Pessoas desinformadas não participam, e sem participação não há desenvolvimento. Trata-se de fechar a imensa brecha entre o conhecimento formal curricular e o mundo onde cada pessoa se desenvolve”, afirma Dowbor.

Na opinião do presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, as ações educativas formam a base de todas as demais ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. “Precisamos construir uma grande mobilização nacional em prol de ações efetivas para a melhoria do sistema público de ensino, com foco na educação básica”, diz ele.

“O Sistema Fiep, como entidade representativa das indústrias, levanta esta bandeira, porque a educação básica de qualidade, aliada ao envolvimento das comunidades em ações locais, como propõe o Movimento Nós Podemos Paraná, criam ambiente favorável ao empreendedorismo, o que eleva a competitividade das empresas e do País como um todo”, afirma Rocha Loures.

Para Dowbor, a idéia da educação para o desenvolvimento local está diretamente vinculada à necessidade de se formar pessoas que possam participar de forma ativa das iniciativas capazes de transformar o seu entorno, de gerar dinâmicas construtivas.

“Para termos cidadania ativa, temos de ter uma cidadania informada, e isto começa cedo. A educação não deve servir apenas como trampolim para uma pessoa escapar da sua região: deve dar-lhe os conhecimentos necessários para ajudar a transformá-la.”

Desenvolvimento local - O Movimento Nós Podemos Paraná, criado em 2006, sob a articulação do Sistema Fiep, tem como objetivo mobilizar a população em torno de ações que contribuam para que o Estado alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMS).

Os ODMs (ou os 8 Jeitos de Mudar o Mundo) são metas sócio-econômicas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a adesão de 191 países. De acordo com a ONU, esses objetivos deverão ser alcançados até 2015. O Movimento Nós Podemos Paraná trabalha para que Estado alcance essas metas até 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU.

A mobilização da população se dá através dos encontros Círculos de Diálogo, que acontecem nos municípios, com a participação da comunidade local. Desde sua criação, o Movimento já promoveu Círculos de Diálogo em 200 municípios, envolvendo mais de 13 mil pessoas. Hoje, em todo o Estado, o Movimento conta com 19 Núcleos Regionais, formados em todas as micro-regiões, que trabalham com projetos e ações que buscam o desenvolvimento local sustentável. || www.fiepr.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira