Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Coca-Cola lança no Brasil garrafa de alumínio com projeto internacional e visual criado por brasileiro


Escritório brasileiro Lobo representou a América do Sul, com criação do designer Mateus de Paula Santos, a garrafa tem edição limitada e será vendida apenas em casas noturnas selecionadas do Brasil e do mundo, a trilha sonora ficou por conta da banda americana Flaming Lips, que enviou especialmente para o projeto a música "You Gotta Hold On”.

Mais do que curtir o sabor, o público brasileiro poderá vivenciar uma experiência de otimismo e união entre as diferenças a partir da magia de uma garrafa de Coca-Cola. Está chegando ao País a garrafa Lobo, a segunda do projeto M5, iniciativa mundial da companhia que engloba arte, música e vídeo. Ícone da Coca-Cola, a garrafa contour ganhou ares de modernidade no projeto, com versões diretamente moldadas no alumínio, sem recortes ou remendos, e identidade visual criada por cinco escritórios de design, cada um de um continente diferente. Após o lançamento da primeira garrafa, em 2005, desenvolvida pelo escritório inglês The Designers Republic, a segunda chega agora ao mercado com cores locais. A concepção da garrafa e do vídeo que a acompanha ficou a cargo do escritório brasileiro de arquitetura e design Lobo, escolhido para representar a América do Sul. O designer Mateus de Paula Santos foi o responsável pelo projeto.

Criteriosamente escolhidos pela Coca-Cola, os M5 (Magnificent 5, ou os “5 Magníficos”, uma referência aos escritórios de design) foram convidados a estampar a sua visão de otimismo na inovadora garrafa de alumínio de 250ml. Os escritórios selecionados foram The Designers Republic (Inglaterra - Europa); MK12 (EUA - América do Norte); Lobo (Brasil - América do Sul); Caviar (Japão - Ásia); e Rex & Tennant McKay (África do Sul - África). Além dos desenhos estampados nas garrafas, o projeto envolve decorações e videografismos para as casas noturnas que acompanham a identidade visual, além de vídeos e trilhas sonoras especiais para cada garrafa. O vídeo da garrafa brasileira também foi produzido pelo escritório Lobo, que trabalha em parceria com o Vetor Zero, escritório de efeitos especiais, 3D e pós-produção. A trilha sonora ficou por conta da banda americana Flaming Lips, que enviou especialmente para o projeto a música "You Gotta Hold On", a pedido de Mateus, fã do grupo. As demais bandas participantes do projeto M5 são Citzen Bird (no projeto da garrafa Lovebeing, do escritório inglês The Designers Republic), Guided By Voices (MK12), Fischerspooner (Rex & Tennant McKay) e Towa Tei (Caviar). Outra inovação do M5 é o uso de padrões de alta qualidade de impressão como, por exemplo, desenhos que ficam fluorescentes quando expostos à luz negra.

“O Projeto M5 é muito mais que dar uma estética diferenciada à garrafa. O grafismo nas garrafas, aliado à música e ao vídeo, permite à Coca-Cola manter com os consumidores um diálogo que tem como base o otimismo, valor no qual a marca acredita”, diz Ricardo Fort, diretor de Marketing da Coca-Cola. A garrafa contour, reverenciada através da arte pop em obras de Andy Warhol e Keith Haring, ganhou ares de modernidade. "Retribuindo aos artistas que se inspiram em sua iconografia, a Coca-Cola ofereceu sua garrafa como tela e proporcionou um movimento cultural com uma proposta moderna", completa.

A garrafa desenvolvida pelo escritório Lobo está sendo lançada mundialmente, com grande visibilidade para o design nacional em iniciativas como a da boate La Roca, na Bélgica, que foi inteiramente decorada com a identidade visual criada pelo brasileiro. “Nos night-clubs podemos explorar todo o conceito do M5, a experiência com o produto, a exibição de videografismos e dos vídeos com trilhas sonoras”, explica Ricardo. “Além disso, o público desses espaços consome o que há de mais atual em moda, design e música.”

A primeira garrafa do projeto M5 (Lovebeing) foi lançada no Brasil em outubro de 2005, com grafismo que remete aos anos 70 e teve todas as suas unidades vendidas. A identidade visual da garrafa do escritório Lobo foi criada a partir de robôs que nascem de sucatas. No vídeo, os robôs se estranham no início, mas aprendem a conviver com as diferenças e se tornam amigos. "Como é um projeto mundial, escolhemos a realidade brasileira, usando São Paulo como cenário, para mostrar que é possível achar beleza onde, a princípio, não existe", explica Mateus de Paula Santos, diretor de criação e sócio do Lobo. "O mais bacana foi a liberdade que a Coca-Cola nos deu neste projeto.

Recebemos carta branca", enfatiza. “Mesmo sendo um projeto mundial, o fato de a garrafa ter identidade visual criada por um brasileiro dá a esse lançamento um significado especial, de proximidade e identificação com o público local. E isso prova que o Brasil está no topo da lista do design mundial”, comenta Ricardo Fort.

* Os vídeos e as trilhas estão na página do projeto na Internet (www.icoke.com/m5). No site, os usuários podem encontrar o currículo de cada escritório, as próximas decorações, wallpapers e making of dos vídeos. "É muito mais do que uma nova embalagem. É a concepção de uma nova experiência", diz Ricardo.

Perfil dos M5, The Design Republic /Sheffield, Inglaterra - O escritório The Designers Republic foi fundado em 1986 pelo formador de bandas Ian Anderson. Inicialmente, o escritório criava flyers e capas de álbuns para músicos locais. Entre os seus clientes estão MTV, PlayStation, Nike, Swatch e Nokia. Fiel à sua raiz musical, o Designers Republic continua trabalhando com capas de discos como Warp Records e bandas como Supergrass e Nine Inch Nails.

O design: Quando o conceito retrô é feito de maneira adequada, parece mais moderno do que o momento para o qual foi criado. Este exuberante design de garrafa traz a expressão “Lovebeing” e elementos como pássaros, árvores e borboletas.

Música: “Joy”, Citizen Bird. Lobo, São Paulo, Brasil - Lobo é um escritório de animação e design que fica em São Paulo, Brasil. Inaugurado em 1994, já trabalhou com as maiores agências de publicidade, emissoras de televisão e indústrias da moda, oferecendo criativas soluções em design, animação e efeitos. Desde 1999, trabalha em associação com a Vetor Zero, escritório de efeitos especiais, 3D e pós-produção. O escritório Lobo foi reconhecido internacionalmente em publicações de design e no Festival de Filmes Sundance. Projetos recentes incluem trabalho para a MTV Brasil e Disney.

O design: Elementos mecânicos e orgânicos estão nesta garrafa feita pelo escritório Lobo. Música: “You Gotta Hold On”, The Flaming Lips. MK12 ,Kansas City, Estados Unidos - O escritório MK12 é uma agência de design que fica na cidade de Kansas, no Missouri. As marcas do trabalho do MK12 são filmes e imagens nostálgicas, misturados com irreverência. O MK12 foi fundado por quatro webdesigners que ficaram desempregados depois do estouro da bolha da Internet. A agência fez trabalhos para o Cartoon Network, MTV, ESPN, Nike e Levi´s. O trabalho do escritório MK12 foi exibido em Londres, Tóquio, Melbourne e Bilbao.

O design: Pássaros e flores, entre cores modernas pontuadas pelo vermelho, são as características desta criação. Música: “Back to the Lake”, Guides by Voices.Caviar,Japão- O escritório Caviar, liderado por Nakamura e Takeshi, ajudou a formar a imagem da indústria musical do Japão. Seus clientes incluem Nike, Sony, Ericsson, Toyota e diversas revistas, incluindo a GQ.

O design: O design da garrafa é uma homenagem à música eletrônica. Música: “Milkyway”, Towa Tei.

REX ,Tennant Mckay, Joanesburgo, África do Sul - Duas das mais criativas agências de design da África do Sul, a REX e a Tennant Mckay atraíram grandes clientes da África, Europa e Estados Unidos trabalhando juntas para o projeto M5.

O design: Fique olhando para esta garrafa por um tempo e você vai entender a evolução de outra maneira. Música: “All We Are”, Fischerspooner.

Sistema Coca-Cola Brasil - O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola e 17 grupos fabricantes brasileiros, emprega diretamente mais de 31 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 310 mil empregos. Em 2005, adquiriu R$ 3,5 bilhões em produtos e serviços e recolheu R$ 2,6 bilhões em impostos no País. O Sistema Coca-Cola Brasil investiu mais de R$ 3 bilhões no Brasil nos últimos cinco anos. A Coca-Cola Brasil foi a vencedora da Woodruff Cup 2005, que aponta a melhor operação de Coca-Cola no mundo segundo critérios de responsabilidade social e ambiental e desempenho financeiros e vendas .

Como empresas-cidadãs, a Coca-Cola Brasil e seus fabricantes desenvolvem importantes ações nas áreas social e ambiental, investindo R$ 37 milhões em mais de 140 projetos em 2005. Os focos principais estão em educação, vida saudável e meio-ambiente, e o programas de âmbito nacional são coordenados pelo Instituto Coca-Cola Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira