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ALL instala dois centros de operações de vagões em São Paulo


Investimentos totalizam R$ 20 milhões de reais entre infra-estrutura, reforma e compra de novos equipamentos.

A ALL – América Latina Logística, maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, instalou Centros de Projetos de Vagões em Sorocaba (SP) e Rio Claro (SP), para reforma e manutenção de vagões de bitola métrica e larga, respectivamente.

A previsão é de que até fevereiro deste ano sejam recuperados 1.100 vagões. Desses, 600 serão reparados na oficina em Sorocaba, e 300 em Rio Claro. Para atingir esta meta, a ALL investiu em 2006 na oficina de Sorocaba cerca de R$ 8 milhões em infra-estrutura, reforma e compra de novos equipamentos e mão-de-obra. Em 2007, serão mais R$ 12 milhões. (O ideal é incluir os investimentos totais).

Na oficina de Sorocaba serão desenvolvidos vagões específicos para o transporte de industrializados, como bobinas de papel e aço e placas de MDF, além de vagões plataforma para o transporte de contêiner, entre eles o usado para levar leite longa vida e produtos frigorificados para exportação.

O projeto de Rio Claro transformará a oficina no melhor centro de frenagem da América Latina. A meta é de que o centro seja também responsável pela manutenção pesada dos vagões de bitola larga. “A meta é que cerca de 100 vagões passem por manutenção por mês”, explica Rodrigo Goulart, Gerente da Oficina de Vagões.

Segundo Gabriel Martelli, Gerente de Mecânica da empresa, o objetivo é crescer no transporte de produtos industrializados. “Cerca de 30% da frota de vagões da Brasil Ferrovias estava inutilizada. Vamos recuperar e transformar muitos destes vagões que estão parados em plataformas para o transporte de contêiner, um mercado muito forte no estado de São Paulo, além de outros projetos”. A ALL prevê crescer 25% no volume de produtos transportados pela malha de bitola métrica (trecho compreendido entre Mairinque a Corumbá).

De acordo com Martelli, a Brasil Ferrovias tinha metade do volume transportado pela ALL e o dobro do custo fixo, o que inviabilizava seu crescimento. “Começamos agora o ciclo de crescimento sustentável”, garante.

A recuperação e reativação das oficinas de Sorocaba e Rio Claro faz parte do ciclo de crescimento iniciado pela ALL nos trechos recém adquiridos (ferrovias Ferroban, Ferronorte e Novoeste), com investimento previsto de R$ 1 bilhão para os próximos anos.

Parceria para reforma de vagões - Com o objetivo de otimizar a operação logística e aumentar a participação do modal ferroviário no transporte de industrializados no país, em 2005 a ALL desenvolveu oito modelos diferentes de vagões em parceria com clientes como Klabin, Vega do Sul, CSN, Standard, Votorantim e Camargo Côrrea. Para isso, investiu somente em 2005 mais de R$12 milhões para transformar sua oficina de vagões em Ponta Grossa em uma unidade de projetos especiais. Somente este ano, serão adaptados 1,2 mil vagões.

A identificação de oportunidades para desenvolvimento de novos projetos semelhantes faz parte da estratégia da ALL para os próximos anos, que prevê um acréscimo gradual no volume de industrializados e uma participação cada vez maior do cliente nos investimentos necessários para expansão de capacidade.

Segundo Alexandre Campos, “o investimento do cliente em ativos da empresa, além de ser um certificado de qualidade para a nossa operação, possibilita que vagões melhor adequados ao transporte sejam desenvolvidos, testados e colocados em operação”.

Perfil AL -Maior empresa de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL – América Latina Logística possui uma malha de 20.495 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no Brasil e as cidades de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza na Argentina, e opera uma frota de 960 locomotivas e 27 mil vagões, além de cerca de 1,4 mil veículos entre próprios e agregados.

A ALL possui ainda uma estrutura consolidada que conta com mais de 70 unidades espalhadas por cidades do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai e localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga.

Entre seus principais clientes, estão algumas das maiores empresas do país, como Cargill, AmBev, Unilever, Ford, Votorantim, Scania, Ipiranga e Gerdau. Seus serviços logísticos incluem o desenvolvimento de projetos customizados, movimentação nacional e internacional door-to-door, distribuição urbana, coletas milk run, gestão completa de armazéns, centros de distribuição e estoques. Atende aos mais diversos segmentos: commodities agrícolas e fertilizantes, combustíveis, construção, madeira, papel, celulose, siderúrgicos, higiene e limpeza, eletro-eletrônicos, automotivo e auto-peças, embalagens, químicos e petroquímicos, bebidas, entre outros.

A empresa iniciou suas atividades em março de 1997 como Ferrovia Sul Atlântico, ao vencer o processo de privatização da malha ferroviária sul (PR, SC e RS). Em dezembro de 1998, por meio de um contrato operacional, passou a operar também no trecho sul de SP. Em agosto de 1999 adquiriu as ferrovias argentinas MESO e BAP, dobrando a extensão de sua malha. Em julho de 2001 integrou a totalidade dos ativos e atividades da Delara, dando origem à maior empresa de logística da América Latina.

O lançamento de ações na Bolsa de Valores de São Paulo, em junho de 2004, foi um marco na trajetória da ALL, pois possibilitou a captação de recursos para financiar seu projeto de crescimento. Hoje, é a única empresa de logística que possui capital aberto no Brasil, com práticas de governança corporativa superiores.

Com a aquisição da Brasil Ferrovias, em maio de 2006, a ALL se tornou a maior empresa ferroviária do país, estendeu seu negócio aos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ampliou sua atuação no estado de São Paulo e passou a ter acesso ao Porto de Santos, um dos mais importantes do País.

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