Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2008 - 06:47

Vagas aumentaram em junho

Pesquisa da Manager revela crescimento de 6,97% em relação a maio.

O alto preço do valor do barril de petróleo e a crise dos alimentos têm causado muita preocupação aos governantes e à economia em geral, mas não foram suficientes para desacelerar o crescimento da indústria e do mercado de trabalho. A pesquisa da Manager Assessoria em Recursos Humanos, realizada mensalmente, revela que, em junho, o número de contratações foi 6,97% maior do que em maio. Se comparado ao mesmo período de 2007, o crescimento foi de 6,44%.

O estudo da Manager apontou ainda que as áreas Industrial e Comercial foram as que mais contrataram em junho, ocupando mais de 47% das posições. As duas áreas cresceram 1,86% e 4,25%, respectivamente, com relação ao mesmo período do ano passado. “A indústria está aquecida, porém ainda falta mão-de-obra qualificada para ocupar essas vagas. Há muitos profissionais também que estão na zona de conforto e ainda não se dispuseram a avaliar novas oportunidades que podem dar um upgrade em suas carreiras”, afirmou Hélio Terra, presidente da Manager.

Segundo ele, a falta de mão-de-obra qualificada tem feito as empresas investirem cada vez mais em propostas tentadoras e planos de carreira para atrair e reter colaboradores.

O gráfico acima mostra que em junho de 2007 havia 2.796 vagas e, neste ano, foram 2.976 as posições disponíveis no mercado de trabalho.

Pesquisa - A pesquisa da Manager abrange os Estados de São Paulo, Minas Gerais, da Bahia, do Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. Dentre esses, os que mais se destacaram foram São Paulo, com 45% das vagas, sendo 14% dessas em Campinas e 2% em São José dos Campos; Paraná, com 16%; Rio de Janeiro, também com 16%; Minas Gerais, com 8%; Rio Grande do Sul, com 8%; e Bahia, com 7% das vagas.

O mercado é dos engenheiros - A área de Engenharia tem ocupado o pódio das contratações há meses. Em junho, foram abertas 1.065 vagas para os profissionais da área, 10,36% mais do que no mesmo período do ano passado. Em segundo lugar ficaram os Administradores de Empresas, com 22,99% das vagas; e, em terceiro, os profissionais da área Financeira, formados em Ciências Contábeis, com 11,20%. As outras posições se dividiram entre os profissionais das áreas de: TI (8,89%), Economia (7,42%), Publicidade, Propaganda e Marketing (3,22%), Psicologia (2,57%), Direito (2,18%) e outras (6,85%).

A hierarquia das vagas foi dividida entre: executivos/diretoria, com 22,68% das vagas; média gerência, com 44,83%; e os técnicos, analistas e assistentes, com 32,49%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira