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12/07/2008 - 06:50

Justiça brasileira realiza devolução da marca All Star para Converse

Em cerca de dez dias de operação, mais de 60.000 pares já foram confiscados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

São Paulo - A Converse Inc. está atualmente no processo de retomada da propriedade da marca All Star no Brasil. Presente no mercado brasileiro desde a década de 1970, a marca All Star foi indevidamente registrada pelo seu então distribuidor no país, que tinha a licença da marca. Há cerca de 20 anos, a Converse – a verdadeira proprietária da marca All Star - disputava na justiça esta re-apropriação, que foi concedida em caráter definitivo pelo Superior Tribunal de Justiça.

No mês de março, ocorreu a devolução da marca para a Converse, dando direito para a empresa tomar todas as medidas necessárias para que a decisão fosse cumprida. Assim, no dia 2 de julho, com a autorização e participação policia, teve início o confisco de produtos em São Paulo e Rio de Janeiro. Somente em São Paulo, após três dias de ação, foram apreendidos mais de 2.500 pares de All Star. No dia 9 de julho, em uma fábrica localizada em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, ocorreu o confisco de cerca de 60.000 pares.

Quando a Converse trouxe pela primeira vez a marca All Star, a empresa fez uma parceira com um representante do setor, a Artigos Esportivos Ltda, para produzir, distribuir e comercializar a marca no território nacional. Esse tipo de procedimento e parceria é comum nesse mercado, mas a Converse não esperava que o licenciado fosse registrar a marca como sua propriedade.

Com esta decisão, a Converse pretende continuar a comercializar o legítimo produto All Star. Desde 2002, a companhia, com seu então licenciado, fincou sua presença no Brasil. Em 2005, a Converse iniciou um novo acordo de licenciamento com outra companhia, a gaúcha Coopershoes, seguindo os padrões globais de qualidade e design da All Star.

Atualmente, após as decisões judiciais, a Artigos Esportivos Ltda não está cumprindo as ordens legais e continua a produzir e comercializar seu produto, também com a marca All Star. Esta é a razão pela qual os consumidores encontravam no mercado produtos de diferentes qualidade, design e preço. A Converse já está tomando as devidas providências legais de anti-falsificação para impedir o que pode ser considerado como pirataria de seus produtos no Brasil.

Acima de tudo, a Converse quer mostrar ao consumidor brasileiro o seu compromisso com o país, não só na oferta do melhor produto, mas também da geração e manutenção de empregos, valorização da economia local e ética nas suas negociações e gerenciamento. A Coopershoes emprega atualmente duas mil pessoas, totalmente dedicadas à produção, marketing e vendas de All Star.

O Brasil sempre foi um mercado de grande importância para esta marca que conquistou o mundo. A Converse, uma empresa de 100 anos, lançou a marca All Star em 1917 nos Estados Unidos, e rapidamente ela se tornou uma febre entre os consumidores americanos. No decorrer das décadas, ao mesmo tempo em que a marca ganhava o mundo, ela diversificava em cores e design, saindo das quadras para ganhar as ruas e virando um ícone de estilo. Em 2003, a Converse foi adquirida pela Nike.

Perfil da Converse - Baseada em N. Andover, Massachusetts, EUA, a Converse Inc. é uma subsidiária da Nike Inc. Fundada em 1908, a marca Converse construiu uma reputação de ser a legítima companhia esportiva americana e se associou a uma herança de produtos lendários como o Chuck Taylor All Star, o tênis Jack Purcell e o modelo One Star. Atualmente, a Converse possui um portfólio completo de footwear para homens e mulheres. As marcas estão presentes em mais de 160 países.

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