Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/07/2008 - 09:06

Coonai adota SolidWorks em projetos de controle de qualidade

Cooperativa aumenta produtividade e diminui retrabalho em serviços de engenharia para mineradora do Pará com ferramenta de CAD 3D; parceria viabiliza programa para profissionalização em Minas Gerais.

Há quase duas décadas, a Coonai - Cooperativa Nacional de Controle da Qualidade, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, presta serviços de engenharia e atua no gerenciamento, fiscalização e controle de qualidade de obras de construção civil e industrial, além de planejar e elaborar projetos nessas áreas. Com mais de 1600 cooperados em todo o país, sendo engenheiros, técnicos e profissionais com vivência no Brasil e no exterior, a Coonai funciona como uma central para que seus associados encontrem oportunidades de prestação de serviços.

Em um dos projetos geridos pela Coonai, a MRN – Mineração Rio do Norte, empresa de exploração e comercialização da bauxita, cujo controle acionário pertence à Companhia Vale do Rio Doce, buscava uma prestadora de serviços de engenharia mecânica para suas instalações em Porto de Trombetas, na cidade de Oriximiná, Pará. “Desde 2004, a Coonai já executava pequenos serviços de projetos mecânicos, mas a MRN decidiu abrir concorrência para expandir a prestação aos serviços de projetos de engenharia”, explica o gerente comercial da Coonai, Ricardo Pereira. “Participamos da nova concorrência planejando os serviços em SolidWorks. Enquanto as outras empresas ofereciam o mesmo padrão, buscamos um diferencial técnico, uma ferramenta para produção, qualidade e validação dos projetos. Ou seja, propomos levar um novo conceito em desenvolvimento de projetos”, destaca Pereira.

De acordo com o diretor presidente da Coonai, Fábio Antônio da Silva, o objetivo era oferecer um serviço diferenciando à MRN. “Queríamos oferecer um serviço novo, utilizando tecnologia e visando eliminar, principalmente, a baixa produtividade e o retrabalho”, destaca.. Além de desenvolver uma proposta, a Cooperativa organizou materiais de divulgação, apresentações e treinamentos prévios para os projetistas a fim de mostrar à MRN a conveniência da utilização de um novo software e da necessidade de profissionais capacitados. “Com a licitação ainda em andamento, compramos uma máquina e adquirimos uma licença do SolidWorks apenas para apresentar a solução”, lembra Ricardo Pereira.

Em fevereiro de 2007, a Coonai venceu a concorrência e o SolidWorks passou a ser o software de CAD 3D padrão para qualquer projeto de engenharia desenvolvido pela Cooperativa. “A interface com o usuário, que facilita o aprendizado e o uso do software, a necessidade de pouco investimento em hardware e o suporte da revenda SolidMinas, que garantiu todo o acompanhamento técnico, treinamento e atendimento comercial durante o projeto, foram fundamentais para a escolha do SolidWorks e, consequentemente, da proposta da Coonai”, indica o gerente comercial.

Multiplicando os desenhos - Com o êxito no processo de concorrência, a Coonai assumiu um contrato de manutenção e desenvolvimento de projetos de mecânica de toda a infra-estrutura para extração, beneficiamento, transporte e secagem do minério em Porto de Trombetas, onde foram produzidas, em 2005, 17,21 milhões de toneladas de bauxita. “Nosso papel é desenvolver soluções de acordo com os padrões de qualidade da MRN, elaborando projetos básicos e de detalhamento que compreendem equipamentos como: correias transportadoras, secador rotativo, virador de vagões, ship-loader, estruturas metálicas e outros equipamentos inerentes ao processo, passando por peças de reposição de artefatos móveis e vagões, bem como projetos de adequação de plataformas de acesso e escadas, a fim de atender às normas de segurança do trabalho”, detalha o gerente comercial da Coonai, Ricardo Pereira.

A implementação do SolidWorks, ainda que definida na licitação, sofreu a resistência natural de quando há a migração de um ambiente de desenvolvimento 2D para 3D. “Nosso primeiro desafio foi o obstáculo cultural, a desconfiança daqueles que já estavam acostumados a trabalhar com o software anterior”, conta Pereira. Para enfrentar esse problema, além do treinamento de todos os projetistas já envolvidos no projeto, profissionais com alguma experiência em SolidWorks foram contratados para ajudar na solidificação da metodologia de trabalho. “Foi todo um processo de transformação e qualificação. A transição foi criteriosa e gradual, queríamos produzir aumento de qualidade do serviço e produtividade com a mesma equipe”, observa o diretor presidente da Coonai, Fábio Silva.

“Hoje, somos capazes de projetar em SolidWorks desde peças de reposição a grandes estruturas e montagens complexas”, comemora Ricardo Pereira. A evolução no conhecimento da equipe levou à adoção da ferramenta de análise do SolidWorks. “Adquirimos um computador e treinamos um projetista especificamente para trabalhar com a ferramenta de análise. Por enquanto, estamos em fase inicial, pequenos trabalhos estão sendo feitos”, revela. A utilização da ferramenta de análise está apenas começando, mas os resultados da implementação do SolidWorks já são facilmente reconhecidos. “O Solidworks foi essencial para atendermos um aumento significativo da demanda por projetos de adequação de escadas e plataformas, criamos bibliotecas e uma metodologia que nos permitiu elaborar, de forma bastante eficaz, os projetos em 3D, resultando num ganho significativo de produtividade e qualidade dos detalhamentos”, afirma Pereira.

De acordo com Fábio Silva, a utilização do SolidWorks também foi essencial para o desenvolvimento do serviço de projetos oferecido pela cooperativa. “O objetivo da Coonai é, daqui para frente, vender para o mercado o serviço de projetos somente com a utilização da ferramenta 3D”, revela o diretor presidente da Cooperativa. “Temos uma característica muito peculiar neste mais novo produto da Coonai: a tecnologia. A elaboração de projetos é uma importante etapa, pois é principalmente nela que se encontram os erros e os acertos que irão caracterizar o sucesso ou o fracasso na execução do serviço. A tecnologia, assim como em outros ramos, vem para ajudar a minimizar os erros e garantir acertos e confiabilidade”, analisa.

O executivo ainda destaca que um dos maiores compromissos da Cooperativa foi atendido. “Conseguimos, com a incorporação da ferramenta no serviço de projetos, não só cumprir com o nosso compromisso de atender à expectativa do cliente, mas também superar essa expectativa”, destaca Fábio Silva.

Ensinando a pescar - Desde a identificação de que faltavam profissionais especializados no mercado, a Coonai estruturou o Projeto Integrar, que consiste na capacitação de profissionais na área de projetos industriais. O sucesso da atuação na MRN levou a Coonai a investir no projeto, elaborando um programa de qualificação, contando com as parcerias da revenda SolidMinas, de clientes e de profissionais renomados do meio acadêmico. “Identificamos que faltavam profissionais qualificados no mercado, não apenas em SolidWorks, mas na área de projetos como um todo”, explica Ricardo Pereira. A idéia, segundo Pereira, foi criar um programa com o compromisso de formação e capacitação de técnicos e projetistas. “A falta de qualificação profissional é uma dificuldade presente em todo o país que acaba se refletindo na Cooperativa, por isso decidimos assumir essa responsabilidade”, afirma.

A primeira turma, que está sendo avaliada como um piloto do programa, foi iniciada em março e conta com uma equipe de seis jovens, três técnicos recém-formados e três estudantes de Engenharia, sem qualquer experiência profissional, que são coordenados por um engenheiro experiente, já aposentado, com quase 50 anos de atuação na área de projetos. “Procuramos unir a experiência e vontade de ensinar do profissional idoso, com a vontade de aprender e vencer daqueles que estão chegando ao mercado”, argumenta Ricardo Pereira.

Além da transmissão de conhecimento teórico e compartilhamento da vivência em projetos, o programa, que dura um ano, oferece conteúdo técnico em mecânica, sempre se utilizando da ferramenta de CAD 3D do SolidWorks. Toda a parte prática do curso tem o foco em mineração, segmento econômico muito importante em Minas Gerais, e traz treinamento básico e detalhamento em projetos no SolidWorks. “Após um ano, o objetivo é ter aproximado o profissional da capacitação que o mercado espera e, conforme nossas necessidades, absorver essa equipe na Coonai mesmo”, adianta.

A intenção é expandir o treinamento a mais turmas, mas o investimento de recursos por parte de outras instituições é indispensável para essa ampliação. “Ao final da primeira etapa de seis meses, seremos capazes de fechar o formato ideal do programa e já ter resultados para apresentar, facilitando a captação de investimentos de fora da Cooperativa”, planeja Pereira. “Desde o início, elegemos o SolidWorks como a solução para fazer crescer e evoluir os projetos de engenharia da Coonai, para suportar nossa condição de sempre oferecer um serviço melhor ao cliente”, conta. “O programa de qualificação de profissionais é só mais um passo e mais uma prova de que essa pareceria vem dando certo”, avalia Ricardo Pereira, gerente comercial da Coonai.

Perfil da Coonai - A Coonai - Cooperativa Nacional de Controle da Qualidade - tem como objetivo prestar serviços especializados na área da engenharia para os mais diversos segmentos das indústrias nacional e internacional. Presente no mercado desde 1990, conta com mais de 1600 cooperativados em todo o país. Sua equipe é formada por engenheiros, técnicos e profissionais com vivência no Brasil e no exterior, qualificados pelas entidades: ASNT, AWS, ASQC, SNQC e outras. | www.Coonai.com.br

Perfil da SolidWorks Corporation - A SolidWorks Corporation, uma empresa da Dassault Systèmes S.A. (Nasdaq: DASTY, Euronext Paris: #13065, DSY. PA), desenvolve e comercializa softwares de projeto mecânico, análise e gerenciamento de dados de produtos. A empresa é líder no fornecimento de tecnologia CAD 3D, oferecendo software intuitivo e de alto desempenho que auxilia as equipes de design e engenharia a projetarem produtos superiores.

No Brasil, a SolidWorks atua desde 1998 e conta com 14 revendas. Entre seus mais de 4.000 clientes regionais, destacam-se: Dedini, Fabrimar, Gerdau, Amanco, Romi, Bosch, Jumil Máquinas Agrícolas, Marcopolo, Petrobras, INPE, NUCLEP e WEG. A sede da companhia para a América Latina está localizada em São Paulo. || www.solidworksbrasil.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira