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15/07/2008 - 09:12

Três funcionários da IBM Brasil partem em missão voluntária para as Filipinas, Gana e Vietnã

Iniciativa é parte do Corporate Service Corps, programa mundial da IBM que está promovendo o crescimento socioeconômico de seis países emergentes e treinando novos líderes globais.

São Paulo - 110 funcionários da IBM, de 33 países, entre eles três brasileiros, foram selecionados para participar do novo programa Corporate Service Corps. Os funcionários viajarão para a Romênia, Turquia, Vietnã, Filipinas, Gana e Tanzânia, durante o ano de 2008, para trabalhar em projetos que integram desenvolvimento econômico e tecnologia da informação.

Antes da partida, os times da IBM se dedicam a três meses de um trabalho preparatório, para aprender sobre costumes locais, cultura, língua, finalidade dos projetos e sobre a realidade política e socioeconômica dos países de destino. Uma vez concluído o trabalho que farão nos países, os funcionários compartilharão sua experiência em seus locais de origem e com a companhia como um todo.

Os funcionários formarão times de oito a nove pessoas, cada um representando um país e uma unidade de negócios diferente. Uma importante meta do programa é propiciar a esses profissionais a possibilidade de formar contatos com pessoas com quem, de outro modo, eles poderiam jamais interagir. Isso também permite que eles tragam conhecimentos e pontos de vista diferentes para a resolução de problemas e estimulem a interação com pessoas de outras tradições e heranças culturais. Na economia global integrada de hoje os líderes de maior sucesso serão cidadãos do mundo, capazes de compreender e colaborar de forma efetiva com pessoas de origens e perspectivas muito diversas.

O primeiro dos três representantes brasileiros a embarcar é Rafael Cunha, que parte na próxima quarta-feira, 16 de julho, para sua missão nas Filipinas. Ele leva consigo o desejo de ajudar as pessoas e de conhecer culturas diferentes. “Temos uma idéia de que vamos ensinar muito mais do que aprender, mas creio que essa visão é muitas vezes distorcida porque o objetivo é dividir experiências e estar aberto para aprender” – conta.

Atualmente, empresas como a IBM estão saindo do modelo multinacional para um modelo global de atuação no qual profissionais localizados em diferentes países prestam serviços para companhias no mundo todo. Para quem irá trabalhar neste novo modelo, o contato com diversas culturas e a compreensão do modelo de trabalho são pré-requisitos. “O programa Corporate Service Corps nos permite trabalhar com profissionais com bagagens culturais completamente diferentes em prol de um projeto único visando um bem comum. Isso é algo que certamente irá me desenvolver como profissional. Além disso, algumas das características fundamentais na IBM, como adaptabilidade, comunicação, resolução criativa de problemas, teamwork e colaboração estarão presentes em todos os momentos do desenvolvimento do projeto” - conclui Rafael.

Mais de 5.000 funcionários de grande potencial se inscreveram e apenas 110 foram selecionados, o que torna o programa um dos mais competitivos já realizados internamente pela empresa. A IBM irá selecionar mais 100 funcionários até o final do ano e já se comprometeu a habilitar 600 dos seus novos líderes a participar do programa ao longo dos próximos três anos.

"O que nós, como empresa, ganhamos são líderes com uma capacitação mais abrangente, preparados para trabalhar em um contexto global. O que cada participante ganha é um conjunto único de experiências de desenvolvimento e de oportunidades de liderança. E o que as comunidades ganham é o melhor da capacidade da IBM em resolução de problemas. É uma tripla vantagem." disse Stanley S. Litow, vice-presidente de Cidadania Corporativa da IBM.

O programa Corporate Service Corps é parte do Global Citizen´s Portfolio, um projeto mundial da IBM que reúne uma série de investimentos e programas desenvolvidos para ajudar os funcionários a aperfeiçoarem sua capacitação e seus conhecimentos, permitindo que se tornem líderes globais, cidadãos ativos e profissionais integrados na força de trabalho do século 21.

A seguir, uma lista dos países e dos destaques de cada missão - Timisoara e Sibiu, na Romênia: identificar pequenas e médias empresas com alto potencial de crescimento que necessitem de treinamento comercial para poder entrar em redes de negócios regionais e globais.

Izmir, na região do mar Egeu da Turquia Oriental: auxiliar as câmaras de comércio e prefeituras locais a promover um desenvolvimento econômico e social democrático.

Kumasi, Gana: otimizar os processos comerciais e oferecer treinamento para uma rede de pequenas e médias empresas que tentam ampliar seu perfil de negócios.

Arush, Tanzânia: dar assistência a uma organização global de microfinanças para que ela possa oferecer - aos empresários que buscam seus microcréditos e serviços de treinamento comercial - pesquisa de mercado e desenvolvimento de planos estratégicos de expansão de operações e serviços.

Cagayan de Oro e cidade de Davao, nas Filipinas: criar sistemas de informação gerencial para o acompanhamento do progresso obtido pelos beneficiários de empréstimos e subvenções do Programa Filipino de Assistência ao Desenvolvimento.

Cidade de Danang, no Vietnã: apoiar o rápido desenvolvimento de pequenas e médias empresas filiadas à Câmara de Comércio de Danang, através da criação de programas de treinamento em gerenciamento de tecnologia de informação. || /www.ibm.com/br

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