Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/07/2008 - 09:12

Brasil e África do Sul trocam experiências sobre Copa do Mundo

Técnicos do MTur e representantes da Copa de 2010, no continente africano, falam sobre trabalho mútuo para realização do evento esportivo.

Brasília - A semelhança entre as cidades-sedes da África, para a Copa de 2010, e as 18 cidades candidatas do Brasil, para a Copa de 2014, foi tema de reunião entre técnicos do Ministério do Turismo com representantes da província africana de Gauteng e empresários da Match Services AC, contratada pela Fifa para providenciar acomodações e logística para a Copa da África. A idéia é aproveitar a experiência africana e planejar a infra-estrutura turística do Brasil para sediar o evento em 2014.

"O Ministério do Turismo já está trabalhando, também, na qualificação e capacitação das pessoas que vão receber o turista nas cidades", disse o ministro do Turismo, Luiz Barretto, depois do encontro realizado no MTur.

O MTur desenvolve ações voltadas para a Copa de 2014 desde quando o Brasil foi anunciado oficialmente como país-sede do evento. Tanto que foi encomendado à Fundação Getúlio Vargas (FGV) um diagnóstico sobre a situação das cidades brasileiras para receber os turistas que virão assistir à Copa. "A partir daí, nossos investimentos serão direcionados às necessidades identificadas", afirmou o ministro. Esse trabalho será específico para o evento, mas aproveitará as informações já obtidas pelo Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores, trabalhados pelo Plano Nacional de Turismo 2007/2010.

Uma ação importante no sentido de preparar o turismo brasileiro para receber a Copa aconteceu em abril deste ano, quando o MTur realizou o Seminário Internacional: Perspectivas e Desafio para o Turismo - Copa do Mundo de 2014. O evento foi um espaço para troca de experiência com países que já sediaram ou estão se preparando para a realização de eventos esportivos, tais Alemanha, Espanha, China e África do Sul. O Seminário abordou temas como infra-estrutura, aviação e qualificação, com enfoque para o aumento de fluxo turístico por ocasião da Copa do Mundo.

O MTur elaborou, ainda, o Plano de Mobilidade Urbana para a Copa de 2014, que prevê investimentos de R$ 38,5 bilhões nas cidades que disputam o título de cidade-sede do evento. Apresentado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o plano reúne contribuições de projetos anteriores elaborados pelos ministérios dos Transportes, das Cidades e do Esporte. | Por: AE

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira