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PAC prevê investimentos de US$ 23 bilhões na construção do Gasoduto do Sul onde envolverá seis países da América do Sul, diz IBP

(PAC) destacou uma fatia de 20,6% dos investimentos no setor de energia para o projeto de alcançar a auto-suficiência na provisão de gás natural ao mercado interno brasileiro. Na apresentação dos planos, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que o programa vai “assegurar a independência do Brasil em relação ao gás boliviano” e que está embasado em projetos factíveis, em execução. O governo não inclui propostas ainda em fase de estudos, como a de fornecimento de gás natural pela Venezuela, a partir da construção do Gasoduto do Sul - um projeto que envolverá seis países da América do Sul e que demandará US$ 23 bilhões em investimentos.

Os objetivos delineados no PAC aproveitaram integralmente o Plano de Antecipação de Produção de Gás (Plangás), lançado pela Petrobras em meados do ano passado. Os investimentos no Plangás até 2010 totalizam R$ 25 bilhões. Somente na Região Sudeste, a meta é aumentar a oferta de gás natural dos atuais 15,8 milhões de metros cúbicos diários para 40 milhões de metros cúbicos diários no final de 2008. E no final de 2010, para 55 milhões de metros cúbicos ao dia. Já na rede de gasodutos em construção ou a serem construídos pela empresa, os investimentos projetados no PAC alcançam R$ 15 bilhões O gerente executivo de Desenvolvimento Energético da Petrobras, Mozart Schmitt de Queiroz, declarou recentemente que a estatal trabalha, dentro do Plangás, com previsão de crescimento médio de 17% ao ano para a de PAC prevê auto-suficiência no gás natural, para a demanda esperada – “e que será atendida” pela empresa no período até 2011. A oferta total da Petrobras em 2005 foi de 45,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia. “A previsão em 2011 é de chegarmos a 121 milhões de metros cúbicos/dia ofertados e consumidos no país”, disse Queiroz.

A empresa também pretende implementar projetos de gás natural liquefeito (GNL), orçados em R$ 5 bilhões. A idéia é contratar navios convertidos para regaseificar o GNL. Esses navios ficariam instalados no Rio de Janeiro e Ceará. A estimativa é que o projeto entre em operação no primeiro trimestre de 2009. O GNL é um gás natural que, após purificado, é condensado ao estado líquido por meio da redução da sua temperatura a -163 graus Celsius.

Indicadores do GNV | Final 2005 | 4º trim. 2005 | 4º trim. 2006

Conversões para GNV: 216 336 | 51 871 | 72 660

Frota Total a GNV: 1 052 295 | 1 000 424 | 1 324 905

Postos Abastecidos: 1192 | 1124 | 1318 (Nov)

Consumo Médio GNV, m3/dia: 5 302 000 | 5 329 400 | 6 335 000(Nov)

Preço GNV, R$/m3: 1,209 | 1,194 | 1,256

Preço Médio da Gasolina: R$/l: 2,457 | 2,442 |2,516

Preço Médio do Álcool, R$/l: 1,549 | 1,405 | 1,596 . * Fontes: ANP, IBP e Abegás

Os postos revendedores de GNV têm que informar de maneira clara ao consumidor a pressão máxima de abastecimento de veículos que utilizam esse combustível. O valor máximo da pressão de 220kgf/cm² tem que ser fixado na bomba, para evitar que o consumidor seja induzido a erro pelos postos que anunciam vantagens num abastecimento com pressão superior ao limite de 220 kgf/cm².

Essas determinações constam da Resolução nº 34, publicada no último dia 26 de janeiro, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). As medidas têm como objetivo aumentar a segurança do consumidor que utiliza o GNV como combustível, evitando que alguns postos utilizem como estratégia de marketing a existência de pressões superiores, que colocam em risco a integridade do consumidor e do veículo.

ANP determina que postos divulguem ao consumidor a pressão máxima de abastecimento de GNV- Ainda que em sua grande maioria dos acidentes em postos de GNV sejam causados pela má instalação ou instalação clandestina de kits de gás natural, com válvulas não homologadas e/ou uso de botijões de GLP ou de gás freon que não resistem à pressão fixada pela ANP, a medida vai aumentar a segurança do abastecimento de GNV em todo o país.

A informação para o consumidor tem que ser feita de forma destacada, de acordo com um padrão determinado, de modo a facilitar a visualização do consumidor. A Resolução determina a fonte, o tamanho das letras, a localização da informação, etc. Tudo isso, para garantir que o consumidor receba a informação de maneira clara.

Como resultante de avaliações que vêm sendo conduzidas desde 2005, as Nações Unidas acabam de aprovar uma emenda ao Regulamento UM ECE 110, incluindo o dispositivo de abastecimento NGV-1 (200bar), como padrão de abastecimento de GNV. Essa emenda, sob os auspícios da ONU, agora segue para o “Working Party 29”, onde em junho de 2007 será oficialmente adotado como padrão mundial. Tornando-se assim parte de um regulamento legal, o seu uso passará a ser exigido por todos os países signatários dos tratados de 1958 e 1998 das Nações Unidas. Para os países não signatários desses tratados, esse regulamento funcionará como modelo para adoção de um dispositivo universal de abastecimento.

Com a adoção desse padrão, será possível ao usuário de veículo a GNV, viajar para qualquer país, sem enfrentar transtornos de adaptação para abastecer o seu veículo. Na América do Sul, o Chile e a Colômbia já adotam esse dispositivo.

A ONU aprova novo tipo de dispositivo de abastecimento para GNV - O Comitê de GNV do IBP-Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, estará promovendo o lançamento público do folheto “Como Converter o seu Automóvel para o Uso do Gás Natural”, produzido pela Petrobras com apoio técnico do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, a se realizar nas instalações do IBP, Av.Almirante Barroso, 52 - 21° andar, às 15 horas de 14 de fevereiro de 2007. O folheto tem o objetivo de orientar o consumidor para práticas de segurança e conformidade com os regulamentos existentes, de modo a permitir o uso seguro e econômico do gás natural veicular, e, ao mesmo tempo contribuir para a redução da poluição ambiental.

Petrobras e Inmetro lançam folheto sobre o uso seguro do GNV - O curso sobre Gás Natural Veicular, será realizado de 12 a 15 de junho. Promovido pelo IBP anualmente, o curso tem o objetivo de disseminar informações e conhecimentos sobre a natureza, aplicações, transporte, suprimento, processos, tecnologias, riscos, segurança, normas técnicas, regulamentos, mercados, negócios, oportunidades relativos ao gás natural veicular. Tendo um Corpo Docente constituído por representantes das principais empresas deste segmento. Informações no site: www.ibp.org.br. Mais informações e inscrições para participação podem ser obtidas no IBP, através do e-mail gá[email protected].

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