Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/07/2008 - 09:36

Boa visão para o Amazonas

Projeto Enxerga Brasil leva qualidade de vida e cidadania para comunidades ribeirinhas.

Cidadania e qualidade de vida são as palavras de ordem do projeto Enxerga Brasil. A ação, que chega a sua sexta edição, irá percorrer, entre os dias 21 e 24 de julho, quatro comunidades ribeirinhas dos afluentes do Rio Amazonas, dentre elas uma comunidade indígena, para a realização de atendimentos oftalmológicos. A iniciativa, coordenada pelo dr. Felipe Guaraná Ribeiro e o dr. Paschoal Chrispim, tem previsão de realizar nesta edição cerca de 400 atendimentos oftalmológicos em crianças, adultos e idosos da região. "O principal objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida e fazer prevenção da cegueira das populações ribeirinhas, especialmente as de difícil acesso e que nunca receberam atendimento oftalmológico", diz dr. Felipe Guaraná.

Todos os que necessitarem de correção visual receberão óculos doados pelo Instituto Varilux da Visão, braço social da multinacional francesa Essilor, que existe desde 2002 com o intuito de colaborar com a melhoria da visão da população, através da realização de exames e doação de lentes oftálmicas. Na área da saúde visual, os óculos representam uma forma fácil de sanar qualquer dificuldade, com resultados instantâneos. Nas edições anteriores, as pessoas que necessitavam de algum tipo de correção receberam 2 pares de lentes. Durante o atendimento, os pacientes passam por triagem visual, avaliação de acuidade visual, verificação de pressão ocular, exame de fundo de olho, além de diagnosticar patologias que tenham tratamento cirúrgico, como a catarata e o pterígio. "A proposta é fazer nas comunidades consultas que beneficiem crianças e adultos proporcionando-lhes melhor qualidade de vida, além de prevenir problemas oculares futuros", ressalta dr. Guaraná.

Além de proporcionar melhoria na visão, a ação faz ainda com que as pessoas dessas comunidades se reintegrem à sociedade. "A melhoria da visão devolve para essas pessoas uma vida social, onde voltam a interagir com a sociedade não precisando, assim, depender mais de terceiros para ajudar nas tarefas do dia-a-dia e até mesmo no trabalho. Um exemplo são aqueles que trabalham com a pesca na região, pois como eles vão poder pescar, colocar linha no anzol e até mesmo costurar suas redes se eles não enxergam?", indaga.

Outro problema que os médicos têm que enfrentar é a falta de informação da população local, que vão desde informações educacionais até mesmo as relativas à própria saúde. "Uma vez, atendemos uma senhora de 50 anos que não podia mais costurar por causa da dificuldade de enxergar. Ela não tinha a mínima consciência de que seu problema tinha solução. Aliás, uma solução simples corrigida com óculos. O que falta nessas comunidades é informação", afirma o médico. Ele lembra ainda de outro caso, onde uma menina de apenas dois anos de idade tinha dez graus de miopia. A mãe não entendia por que ela tinha tanta dificuldade em andar e por que colocava todos os objetos tão próximos do rosto. Depois da avaliação oftálmica, foi diagnosticada a alta miopia e a criança começou a usar os óculos resolvendo esta questão, causando melhoria significativa na sua qualidade de vida.

Histórico - O Enxerga Brasil, que conta ainda com o patrocínio da Petrobrás e o apoio do Exército, já atendeu mais de 1.500 pessoas, sendo doados 677 óculos. O projeto surgiu em dezembro de 2006 para dar continuidade a um trabalho que o dr. Felipe Guaraná e dr. Paschoal Chrispim desenvolviam desde 2001, onde transformaram uma aventura na Amazônia em uma viagem com fins humanitários. Assim, em novembro de 2002, eles percorreram os afluentes do Rio Amazonas atendendo pessoas carentes das comunidades isoladas, ao longo do caminho. Durante a viagem foram doados 134 óculos para vista cansada, além de terem sido feitos diversos atendimentos de caráter médico. Até aquela data, as comunidades nunca tinham recebido a visita de um médico oftalmologista. | www.enxergabrasil.org.br

A Essilor - A Essilor investe 5% do seu faturamento no seu departamento de Pesquisas. São 450 pesquisadores distribuídos em três centros de Pesquisa e Desenvolvimento exclusivos – França, Estados Unidos e Singapura. A empresa realizou lançamentos pioneiros no mundo, como a lente Varilux Pix, a menor lente multifocal do planeta; a Varilux Ipseo, lente tão personalizada que vem com as iniciais do usuário gravadas, a recente Varilux Physio, a primeira lente produzida através de processo totalmente digital e as lentes anti-reflexo Crizal, mais transparentes e resistentes às provas da vida.

Essilor International é a líder mundial em óptica oftálmica e comercializa, com as marcas premium VariluxÒ, CrizalÒ, AirwearÒ e EssilorÒ uma ampla gama de lentes para corrigir a miopia, hipermetropia, a presbiopia e o astigmatismo. A Essilor está presente nos cinco continentes através das suas 16 fábricas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira