Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/07/2008 - 10:37

A Heidelberg prevê condições difíceis de mercado e adota amplo pacote de medidas para otimizar a estrutura de custos

Heidelberg prevê condições econômicas e estruturais de mercado menos favoráveis a médio prazo, êxito da drupa é fator-chave para pedidos preliminares recebidos de EUR 1,1 a 1,15 bilhões no primeiro trimestre, resultados preliminares relativos ao primeiro trimestre de 2008/2009 (vendas, resultados operacionais e fluxo de caixa) bastante inferior aos dados obtidos no ano anterior, lançado pacote de medidas para estabilizar as vendas e lucros a médio e curto prazo;, e previsão de reduções de EUR 100 milhões até o exercício financeiro de 2010/2011, 75 por cento dos quais durante os próximos 18 meses.

Heidelberg, Alemanha - Como a maioria dos profissionais especializados no setor, a Heidelberger Druckmaschinen AG (Heidelberg) (BVF: HDD) saiu da drupa com a impressão que o setor de prensas de impressão está às portas de um longo período de debilidade. Embora continuem existindo alguns segmentos de crescimento e mercados dinâmicos - como o da impressão de embalagens - os fatores negativos são predominantes.

De momento, a Heidelberg não espera ver nenhuma mudança significativa no setor. Além dos difíceis parâmetros cíclicos e movimentos problemáticos nas taxas de câmbio, a atual situação de mercado enfrentada pela Heidelberg também está sendo afetada pelo rápido aumento de preços da matéria-prima - principalmente aço e energia - o que gera um efeito negativo contínuo sobre a situação econômica de todos os participantes do mercado no setor.

Resultados preliminares relativos ao primeiro trimestre - As difíceis condições subjacentes também afetaram os resultados preliminares do primeiro trimestre do exercício financeiro de 2008/2009 (1 de abril a 30 de junho) No primeiro trimestre, as vendas preliminares alcançadas pela Heidelberg alcançaram valores entre EUR 640 milhões e EUR 660 milhões (ano anterior: EUR 742 milhões).

Como previamente anunciado, as quedas nas vendas, em comparação com o ano anterior, unidas aos custos mais altos, gerarão um resultado trimestral negativo para a Heidelberg. Com base em cálculos preliminares, o resultado operacional será de EUR -35 milhões a EUR -40 milhões (no ano anterior: EUR 26 milhões).

Devido à aquisição da Hi-Tech Coatings, os custos da drupa e o menor resultado de vendas, o fluxo de caixa ficará bastante abaixo do nível do ano anterior, de EUR -200 milhões a EUR -220 milhões (ano anterior: EUR -81 milhões).

Pedidos recebidos durante a drupa excedem as expectativas:Os pedidos preliminares, tanto novos quanto recebidos, relativos ao primeiro trimestre, são bastante positivos. A Heidelberg recebeu pedidos em um montante entre EUR 1,1 bilhões e EUR 1,15 bilhões (no ano anterior: EUR 934 milhões). Isto é considerado satisfatório no contexto da feira de comércio drupa, líder no setor, contribuindo grandemente para essa boa entrada de pedidos.

Durante a drupa, a Heidelberg pôde impor-se com excelentes resultados no mercado de impressão de embalagens e como provedor de serviços integrais, inclusive consumíveis. Também houve um grande interesse no lançamento do novo formato extragrande. A maioria dos contratos firmados durante a feira será refletido nos dados de vendas do segundo e terceiro trimestres.

Com base nos pedidos colocados na drupa, a Heidelberg prevê que as vendas e os resultados relativos aos segundo e terceiro trimestres de 2008/2009 ficarão acima das do primeiro trimestre.

Em relação ao exercício financeiro de 2008/2009 como um todo, a companhia não espera alcançar os resultados de vendas e operacionais do ano anterior.

Devido à situação de insegurança econômica a nível mundial, e ao ambiente volátil do mercado, não será possível apresentar uma previsão confiável dos principais dados relativos ao exercício financeiro de 2008/2009 como um todo até aproximar-se o fim do período. Essa previsão será publicada, o mais tardar, junto com os resultados semestrais, no início de novembro.

Grande pacote de medidas com quatro componentes-chave

O Conselho de Administração abalizou o rumo da estratégia de crescimento tomada, tendo como foco principal a impressão de embalagens e serviços para a indústria de produtos para prensas. As eventuais reduções na capacidade de fabricação nos meses vindouros não ficará mais além dos acordos de flexibilidade firmados.

Para conter a elevação de custos, o Conselho de Administração da Heidelberg preparou um grande pacote de medidas de recortes de custos que será implementado com efeito imediato. Os quatro principais pontos de enfoque do pacote são a redução de gastos em PeD, re-estruturação das atividades de embalagem pós-prensa, o aumento significativo da proporção de compras realizadas fora da zona do euro, o fortalecimento dos pontos de produção internacional e alcançar uma redução relevante nos custos estruturais.

De modo geral, está previsto que essas medidas permitirão obter uma redução de EUR 100 milhões até o exercício financeiro de 2010/2011. O objetivo é alcançar uma grande proporção dessa redução - EUR 75 milhões - no decurso dos próximos 18 meses. No início, esse pacote de medidas irá gerar um aumento de custos de aproximadamente EUR 70 milhões no atual exercício financeiro de 2008/2009 e de EUR 30 milhões adicionais até o exercício financeiro de 2010/2011.

"Além da feira comercial "drupa", cujos resultados podem ser considerados positivos, de modo geral, também acrescentamos uma grande negociação de trabalho em nossa estratégia a médio e a longo prazo.

Dessa forma ficou bastante claro que os custos gerais mais elevados exigem um ajuste mais acentuado nas nossas estruturas de custos. O pacote de medidas adotado abrange todas as principais áreas", afirmou Bernhard Schreier, CEO da Heidelberg, destacando a urgência das medidas.

Redução dos gastos de PED - A Heidelberg estará fazendo mudanças imediatas em sua estratégia de PeD. Melhorias na eficiência e o agrupamento das atividades de desenvolvimento deverão resultar em reduções de, no mínimo, EUR 25 milhões, gerando menores gastos em PeD de mais de 10 por cento em relação ao nível atual. A consolidação das localizações de PeD também ajudará a reduzir os custos. A médio prazo, os gastos em PeD deverão ficar situados em menos de 5 por cento das vendas totais.

Reestruturação das atividades de embalagens pós-prensa - Nos três próximos anos, a Heidelberg estará reestruturando seus negócios de embalagem pós-prensa. Em todo o setor de pós-prensa, os resultados operacionais deverão ter um aumento de aproximadamente EUR 20 milhões até 2010/2011. Isto será alcançado através da consolidação dos recursos de produção, transferindo determinadas áreas de operação para a Eslováquia e reestruturando as atividades de PeD dentro dessa área de produtos.

O segmento de mercado de embalagem - e a expansão das atividades nas áreas de serviços e consumíveis - continua representando um fator de crescimento em um mercado relutante. A liberação desse potencial deveria continuar reduzindo o efeito cíclico do modelo de negócios da Heidelberg, agilizando, ao mesmo tempo, as vendas e os resultados.

Aumento das atividades de compras e produção fora da zona do euro - A intensificação das atividades de compras fora da zona do euro e a expansão da produção em outros países terão efeitos positivos. De modo geral, o volume de compras fora da área do euro deverá ter um aumento de aproximadamente EUR 40 milhões para EUR 200 milhões no ano financeiro de 2010/2011.

Nós também continuaremos a expansão da produção em outros países. Prevê-se a expansão das fábricas na China e Eslováquia, e também transferir a produção de prensas de pequeno formato para nossas instalações no EUA, onde se encontra o maior mercado de vendas para esse produto. De modo geral, essas medidas alcançaram uma redução de custos de aproximadamente EUR 15 milhões.

Redução dos custos estruturais - Além do exposto, a Heidelberg está prevendo um recorte nos custos estruturais. Nos próximos 24 meses, a companhia pretende economizar EUR 40 milhões em custos indiretos, dos quais aproximadamente EUR 10 milhões no atual exercício financeiro.

Todo o pacote de medidas de recorte de custos também terá impacto sobre a mão-de-obra do Grupo Heidelberg. Cumprindo o acordo de salvaguarda do futuro, que expira em 2012, e sujeito a reuniões com os organismos de representação dos funcionários, até o fim do exercício financeiro de 2010/2011, haverá um recorte de aproximadamente 500 postos de trabalho. Em 31 de março de 2008, o Grupo Heidelberg Group contava com 19.596 funcionários em todo o mundo. || Site www.heidelberg.com.| Por: AE|Business Wire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira