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16/07/2008 - 10:44

Como atualizar softwares sem causar transtornos durante o processo

Para evitar problemas de atualização, Apdata ouviu seus 400 clientes e promoveu um "overwiew" para esclarecer as funcionalidades de uma nova versão de seu software.

Evento teve transmissão on-line, em tempo real para 12 países, para quem não pôde comparecer à sede da companhia.

Atualização do Global Antares, software de gestão de RH da Apdata, destaca-se por modernizar o workflow e melhorar a usabilidade do produto .

Julho de 2008 – Interatividade, um dos conceitos mais associados à tecnologia, foi peça fundamental para a Apdata do Brasil (www.apdata.com.br) encontrar um modelo ideal e “indolor” para atualizar seu software Global Antares, voltado à gestão da área de recursos humanos. A empresa coletou opiniões e ouviu sugestões de seus 400 clientes para tornar os aplicativos mais funcionais e mais fáceis de usar pelos profissionais do setor.

De acordo com Julio Nogueira, gerente de produtos da Apdata, as principais mudanças da nova versão se concentraram na reformulação visual dos formulários de workflow (para agilizar processos e aumentar a intuitividade do programa) e a melhora na usabilidade geral do sistema em termos de conteúdo, processo e navegação.

“A usabilidade é uma questão de extrema importância para a Apdata e, por isso, a opinião dos clientes pesou muito na questão da atualização”, explica Nogueira. “Com base em testes efetuados no comportamento de nossa interface, concluímos que precisávamos aperfeiçoar estes três aspectos (conteúdo, processo e navegação).”

Outra novidade foi a mudança na interface para tornar o programa mais amigável. Nesse sentido, as principais alterações foram a ocultação dos campos com informações que não devem ser alteradas durante e a edição de documentos.

Para Julio Nogueira, a Apdata conseguiu simplificar um processo que, em outras companhias, geralmente é traumático. “Partimos do princípio que a atualização de software deve apenas acrescentar pequenas modificações ou corrigir bugs encontrados no programa. Muitas empresas acabam complicando a questão do update. Não são raros os casos de, após as atualizações, programas extremamente funcionais transformarem-se em interfaces supercomplexas e repletas de aplicações pouco úteis.”

Para divulgar o pacote de novidades, esclarecer as novas funcionalidades do programa e elucidar dúvidas, a empresa promoveu um overview para todos os clientes. O evento, que aconteceu na sede da empresa e teve transmissão on-line, em tempo real e totalmente interativa – inclusive com espaço para esclarecimento de dúvidas - para quem não pôde comparecer. “Com a transmissão on-line conseguimos atingir todos os usuários do Global Antares no Brasil e nos 12 países em que atuamos”, exalta Maria Pisani Nizoli, colocar cargo.

O executivo de RH da Vedacit Impermeabilizantes, Roberto Souza, parabenizou a Apdata pelas atualizações no software e pelo uso de uma didática simples para transmitir as informações. “Acompanhei o overview pela internet e foi muito produtivo para nós. Ficamos satisfeitos pelo que vimos e acompanhamos”, ressalta.

Apdata do Brasil - (www.apdata.com.br) - A Apdata é pioneira no desenvolvimento de soluções de alta tecnologia para a área de Recursos Humanos (RH) no Brasil. Fundada em 1984, a empresa possui um portfólio de mais de 400 clientes de diversos setores. Seu principal produto, o Global Antares, software voltado à Gestão de Pessoas, é desenvolvido totalmente no Brasil e é um dos únicos do mundo a adotar o conceito de “três camadas”, que permite maior flexibilidade no gerenciamento de informações tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Essa tecnologia, resultado de investimento de US$ 3 milhões, também é utilizada em outsourcing. Além de um produto inovador, a Apdata se diferencia por sua política de humanização nas relações com os seus colaboradores. Além dos benefícios tradicionais, a empresa investe em média 5% de seu faturamento anual em uma ampla estrutura de convivência e lazer para aumentar o bem estar dos 230 colaboradores. Como resultado, essas medidas aumentaram a produtividade em 50% nos últimos três anos, praticamente acabando com o turnover.

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