Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2008 - 10:58

Dia do Homem serve de alerta para aumento dos casos de câncer de próstata

Data faz alerta para aumento dos casos de câncer de próstata, que é o mais comum entre os homens. A forma mais eficaz de tratamento inclui os exames preventivos e o acompanhamento médico.

O 15 de julho foi instituído como o Dia Internacional do Homem, porém, quando o assunto são cuidados com a saúde ainda há pouco o que comemorar. Poucos são os homens que realizam exames preventivos, fazendo com que doenças facilmente tratáveis se tornem crônicas e cada vez mais graves.

Um dos exemplos é o câncer de próstata, que desde a década de 90 é o mais comum entre os homens (antes disso era o terceiro tipo de câncer mais comum, ficando atrás dos cânceres de pulmão e cólon). Segundo dados da American Câncer Society, 19,8% dos homens com mais de 50 anos desenvolverão este tipo de tumor.

Para o Dr. Urias de Paula, oncologista do Hospital Bandeirantes, a falta de hábito dos homens em fazer exames preventivos dificulta a detecção precoce e, conseqüentemente, o tratamento da doença.

“Os tratamentos do câncer têm evoluído muito e as pesquisas se mostram cada vez mais promissoras. Os novos medicamentos, conhecidos como Terapia Alvo, são menos agressivos, promovem melhor resposta do organismo por atuarem em nível molecular e preservam de forma mais eficiente os órgãos”, explica o Dr. Urias.

No caso do câncer de próstata, a partir dos 40 anos os homens já podem se submeter ao exame de PSA – Antígeno Prostático Específico. Trata-se de uma coleta de sangue, realizada uma vez por ano, e seu resultado pode servir de alerta para a necessidade ou não do exame de toque retal.

“Mesmo sendo mais resistentes à realização de exames preventivos, 90% dos homens que recebem o diagnóstico de câncer de próstata aceitam e se submetem ao tratamento, que costuma ser uma combinação de cirurgia, radioterapia e bloqueio hormonal. Vale destacar que 90% dos casos são inesperados e não estão relacionados a fatores hereditários”, esclarece o oncologista.

Centro de Oncologia do Hospital Bandeirantes - Para oferecer um tratamento de ponta a seus pacientes oncológicos, o Hospital Bandeirantes acaba de reformar seu Centro de Oncologia, que passa a operar com uma capacidade de realizar 400 procedimentos ambulatoriais por mês.

Localizado no segundo andar do número 257 da Rua Galvão Bueno, o Centro de Oncologia ampliou sua área física em mais de 80% (passou de 91 m² para 166 m²). Funcionando sete dias por semana, 365 dias por ano, o serviço foi ampliado seguindo as mais rígidas normas da Vigilância Sanitária e da legislação em vigor. A estrutura ampliada realiza procedimentos de alta complexidade tanto em oncologia como em onco-hematologia, que envolve os tratamentos de leucemias, linfomas e outros tipos de câncer de sangue, além de transplante de medula óssea e controle da dor.

Equipado com as mais modernas armas utilizadas no combate ao câncer, o Centro de Oncologia do Hospital Bandeirantes integra, em um mesmo espaço, uma equipe multidisciplinar formada por médicos, nutricionistas e psicólogos, que foi treinada na especialidade para oferecer a melhor abordagem, o que minimiza a necessidade do paciente buscar outros serviços complementares, permitindo diagnósticos mais precisos, maior agilidade no tratamento e mais comodidade.

Além do conforto oferecido pelas instalações, que ganharam novo mobiliário, há salas para o recebimento de quimioterapia e salas adaptadas para pacientes que precisam receber a medicação deitados. Outra preocupação foi com o atendimento humanizado, sempre presente.

A reforma e modernização do centro oncológico faz parte do processo de ampliação do Hospital Bandeirantes. Um novo prédio deve entrar em funcionamento em maio de 2009 e para sua construção são investidos aproximadamente R$ 45 milhões. Com a ampliação, o número de leitos oferecidos pelo Hospital Bandeirantes aumentará de 183 para 300, e o número de atendimentos também deve crescer, passando de 5 mil para 7 mil no pronto-socorro e de 4 mil para 6 mil no ambulatório.

A nova construção terá 14 mil metros quadrados e contará com anfiteatro para 120 pessoas, restaurante, cinco novas salas de cirurgia (totalizando 14 salas, somando-se às atuais) e estacionamento com 120 vagas. Ressonância magnética e medicina nuclear são alguns dos serviços médicos que serão oferecidos no novo prédio. || www.hospitalbandeirantes.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira