Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2008 - 11:02

Itaipu lança Relatório de Sustentabilidade 2007

A Itaipu Binacional lança nesta quarta-feira, em solenidade no Centro de Treinamento da usina, o Relatório de Sustentabilidade 2007. O documento traz um levantamento completo de todas as atividades desenvolvidas pela gestão brasileira da usina no ano passado, com informações sobre a forma de administração da empresa e dos seus programas sociais e ambientais, além do relacionamento da entidade com seus diferentes públicos.

Participam da solenidade, além dos colaboradores que participaram da elaboração do relatório, representantes de entidades parceiras da Itaipu, dos diretores da empresa e do presidente mundial da Global Reporting Initiative (GRI), o holandês Ernst Ligteringen.

A presença do executivo holandês não será por acaso. Para fazer o relatório, pela primeira vez a Itaipu adotou as diretrizes da GRI, uma organização não-governamental sediada na Holanda cuja metodologia é considerada atualmente a forma mais completa de elaborar relatórios de sustentabilidade. As normas possuem amplo reconhecimento mundial.

“A adoção da GRI coloca Itaipu no topo do desenvolvimento de relatórios no mundo”, ressalta Heloisa Covolan, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Itaipu. O trabalho ainda detalha, entre outros, diversas ações adotadas pela empresa, como a destinação adequada dos resíduos em geral, a economia de energia, o reuso da água, e as iniciativas relacionadas à diversidade, como o Programa de Incentivo à Eqüidade de Gênero e a inclusão de deficientes ao seu quadro de empregados.

Prestação de contas - Desde 2004 Itaipu publica anualmente relatórios como esse. O objetivo é prestar contas de forma transparente e permitir uma visão geral da empresa sob o ponto de vista da sustentabilidade, comunicando os impactos econômicos, sociais e ambientais das suas ações. A prática alinha a Itaipu às modernas práticas de gestão corporativa. Os relatórios são elaborados pela Coordenadoria de Responsabilidade Socioambiental.

Novidades - Pela primeira vez, o Relatório de Sustentabilidade foi submetido à aprovação do Conselho de Administração de Itaipu. Outra peculiaridade do balanço de 2007 foi o grande envolvimento dos colaboradores da empresa – o maior entre todos os relatórios já publicados pela Itaipu. No total, cerca de 200 pessoas participaram do trabalho. Para impulsioná-lo, um grupo de 53 empregados, composto por representantes de diferentes áreas da empresa, formou uma equipe pré-relatora, que se reuniu em oficinas em Curitiba e em Foz do Iguaçu.

Simbolizando o trabalho conjunto da empresa com a comunidade, o levantamento de 2007 tem como subtítulo “Trabalho em rede gera sustentabilidade.” De maio a junho deste ano, o seu conteúdo foi avaliado por uma auditoria externa, que, entre outros, checou a documentação dos programas e dados apresentados, revisou cálculos e entrevistou gestores. A partir desta quarta-feira o relatório poderá ser visto na internet, no site da Itaipu (www.itaipu.gov.br), em português, espanhol e inglês.

Rumo a Dow Jones - De acordo com Heloisa Covolan, as diretrizes da GRI propõem uma análise de indicadores divididos em seis grandes temas: práticas trabalhistas; econômicas; direitos humanos; sociedade; meio ambiente e responsabilidade pelo produto. A metodologia ainda propõe a adoção de 42 orientações relacionadas à gestão e ao perfil da empresa. Segundo a coordenadora, pelo método a Itaipu pode avaliar quais lacunas precisa preencher na sua forma de promover o desenvolvimento sustentável.

“É importante destacar que não fazemos o relatórios para a GRI, mas para nós mesmos, porque assim podemos fazer uma reflexão sobre a nossa gestão”, destaca.

Mas seguir a metodologia da GRI também traz outros benefícios, como o adequamento à estratégia proposta pela Eletrobrás às empresas que integram a sua holding, como o lado brasileiro de Itaipu. É o caminho para atender ao seu Plano de Ações para a Sustentabilidade. Além de manter as ações da Eletrobrás no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a usina tem uma meta mais ambiciosa. Ao basear seu relatório de sustentabilidade em uma metodologia reconhecida internacionalmente, como a GRI, Itaipu deu um passo importante para ajudar a Eletrobrás a integrar o Dow Jones Sustainability Indexes (DJSI), da Bolsa de Valores de Nova York.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira