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16/07/2008 - 11:21

Pesquisa revela que quatro em cada dez brasileiros dormem menos que o necessário

Market Analysis constata que colaboradores do setor privado e proprietários de micro e pequenas empresas são os mais afetados pela insônia.

A Market Analysis, instituto de pesquisa e opinião pública, apresentou os dados do estudo inédito realizado sobre insônia. O resultado comprova que o problema faz parte da realidade de grande parcela da população. Entre os entrevistados, 40% afirmaram dormir menos do que o necessário por noite. Entre as pessoas que admitiram não descansar o suficiente, 58% revelaram sofrer de insônia, no mínimo, uma vez por semana.

Queda da qualidade de vida, devido à redução do período de sono, pode gerar problemas econômicos e sociais ao país.

Os micro e pequenos empresários e colaboradores do setor privado, em geral, foram os que apresentaram insônia aguda. Neste grupo, o índice de pessoas que se enquadram no parâmetro de insones oscila entre 30% e 50%. Segundo Fabián Echegaray, diretor da Market Analysis, ter dificuldades para dormir por mais de três noites seguidas é considerado um estágio avançado da doença, e 23% da população urbana enfrenta este distúrbio. "Não nos defrontamos com uma moléstia individual, mas sim com um problema com conseqüências sérias para a economia e a qualidade de vida das forças produtivas", alerta Echegaray.

A partir deste estudo, é possível concluir que o problema enfrentado por grande número de trabalhadores do setor privado pode acarretar resultados econômicos e sociais ao país, principalmente se levarmos em consideração sua importância na geração de empregos e conseqüente movimentação do consumo. Os entrevistados que se destacaram de forma positiva, pela qualidade e quantidade de horas dormidas, foram os funcionários públicos - menos de 19% deste grupo afirmaram ter problemas na hora de dormir.

Pesquisa realizada por telefone com 1041 adultos, entre 18 e 69 anos, moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Goiânia e Brasília. O número de entrevistados de cada cidade foi selecionado proporcionalmente ao tamanho da população destas. A margem de erro é de aproximadamente 3%.

Perfil da Market Analysis - Instituto de pesquisas de mercado e opinião pública, a Market Analysis Brasil possui mais de dez anos de experiência em estudos relacionados aos mais diversos temas sócio-econômicos do mercado nacional e internacional, principalmente para os países da América Latina. Com destaque para os assuntos relacionados à sustentabilidade, meio ambiente, saúde, telecomunicações, comportamento social, novas tecnologias de informação e comunicação e bens de consumo; além de projetos relacionados ao custo-benefício entre preços e atributos, tamanho e segmentação dos mercados, identificação de prospects, introdução de novos produtos e conceitos no mercado (turismo, marketing esportivo e entretenimento). Afiliada da Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa) e da Esomar (Associação Mundial das Empresas de Pesquisa de Mercado), a entidade realiza anualmente pesquisas sobre Reputação Empresarial e Responsabilidade Social e já coordenou mais de 700 projetos em 20 estados brasileiros. Também é membro do Grupo IRIS de institutos de pesquisa, que fatura globalmente mais de 92 milhões de euros. A Market Analysis desenvolve regularmente projetos para empresas de atuação global, como BBC World News, Nestlé, Philips, Roche, Unilever, Petrobras, Coca-Cola e Pão de Açúcar. | Sites: http://www.s2.com.br ou http://www.marketanalysis.com.br.

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