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16/07/2008 - 11:44

Falta motorista e sobram vagas nas transportadoras

Mesmo oferecendo bom salário, empresas enfrentam dificuldades para contratar caminhoneiros.

Empresas do Paraná que precisam contratar motoristas para o transporte de cargas detectam mudanças neste mercado de trabalho. Muitas transportadoras não estão conseguindo encontrar motoristas qualificados e, por outro lado, não conseguem aumentar a frota de caminhões, ações necessárias neste período de aquecimento da economia e escoamento da safra de grãos.

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná (Setcepar), Fernando Klein Nunes, com a demanda maior por transportes, está faltando mão-de-obra qualificada e os salários do setor subiram. “Hoje, entre salários e benefícios, um caminhoneiro pode ganhar até R$ 4.000,00 por mês. Porém, mesmo com as boas oportunidades de remuneração, os donos das transportadoras não estão conseguindo contratar motoristas, comprometendo o transporte de cargas do país”, destaca.

O presidente do Setcepar lembra que, no primeiro quadrimestre de 2008, a indústria brasileira de caminhões bateu recorde, crescendo mais de 30% em comparação com 2007, acompanhando o crescimento econômico do Brasil no período. Porém, mesmo com o aumento da produção nas montadoras, ainda há fila de espera para adquirir caminhões novos - sinal de que a demanda ainda está mais alta do que a oferta no setor. "E mais", aponta Klein Nunes, "Em um país onde mais de 65% do transporte de cargas é feito pelas vias rodoviárias, fica visível o motivo da grande procura por profissionais qualificados para atender o aumento da atividade industrial".

Klein Nunes explica que há uma crescente necessidade de capacitação no setor de transportes, que está relacionada a uma mudança clara no perfil dos motoristas. “Hoje, o motorista passou a comandar veículos mais modernos e possui restrições com alguns tipos de caminhões que não possuam tanta característica de conforto como outros. Ao mesmo tempo, as transportadoras não encontram caminhoneiros capacitados em número suficiente para comandar tais veículos”, destaca.

Ele afirma que as transportadoras devem investir na qualificação dos motoristas para evitar o problema de falta de mão-de-obra especializada. O Setcepar disponibiliza alguns treinamentos para os motoristas das transportadoras paranaenses, como o de direção consciente, com o objetivo de mostrar os cuidados básicos na operação do veículo, bem como os principais pontos da direção econômica, defensiva e preventiva. “O mercado necessita cada vez mais de profissionais atualizados e preparados. Pensando nisso, as empresas estão investindo muito em treinamentos específicos”, conclui.

O Setcepar está preparando um curso de Reciclagem para Motoristas neste semestre. O treinamento terá 40 horas e vai abordar temas como direção defensiva, legislação, lei da balança, drogas, meio ambiente, primeiros-socorros, dentre outros temas.

Perfil do Setcepar - Criado em 1943, o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Paraná (Setcepar) representa 5.000 empresas de transporte de cargas em 265 cidades do estado. O Setcepar oferece aos associados diversos serviços e eventos, para debater e fomentar melhorias no setor, e no relacionamento das empresas entre si e com demais setores da sociedade.

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