Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2008 - 12:20

Spoleto apresenta festival de inverno com vernissage em São Paulo


O Spoleto, líder no segmento de culinária rápida italiana no Brasil – apresentou no dia 15 de julho (terça-feira), na Casa Spoleto da Vila Olímpia, a partir das 19h00, a Vernissage do Festival de Inverno. Criada por três expoentes da nova geração do design nacional: Juarez Escosteguy, Gabriel Kempers e Adriano D’ Aguiar. As imagens criadas pelo trio também estão presentes na já tradicional coleção de cartões postais do Spoleto e na coleção de copos do restaurante.

A coleção de copos e postais criadas especialmente para o Festival de Inverno Spoleto é assinada por jovens cariocas que começam a se destacar no cenário do design nacional. Juarez Escosteguy, Gabriel Kempers e Adriano D’ Aguiar misturaram desenho, animação, ritmo e computação e criaram o que chamam de “design em movimento”, usando cores típicas do inverno.

A exposição poderá ser conferida até o final do mês de agosto, horários a verificar. www.spoleto.com.br

Marketing cultural - O Festival de Inverno Spoleto contempla a nova campanha cultural, a sétima lançada pela rede de culinária em quatro anos, dentro do Projeto Coleção de Arte Spoleto. Por meio desta iniciativa, a empresa já investiu R$ 2 milhões em coleções de pratos de porcelana, canecas e taças, entre outros objetos. “A cultura está no DNA do Spoleto e vamos continuar investindo no incentivo à arte e ao colecionismo”, afirma Jacqueline Lopes, diretora de marketing do Spoleto.

Segundo ela, com esta campanha, a rede somará mais de meio milhão de peças distribuídas, entre pratos, taças, canecas e copos, assinados por representantes da mais nova safra de artistas-plásticos e designers brasileiros. “Além disso, também vamos levar arte circense para as ruas, por meio das performances de artistas-acrobatas, que representarão a nossa campanha nos sinais de trânsito”, acrescenta.

Lançado em 2004, o Projeto Coleção de Arte Spoleto ganhou medalha de ouro na categoria Case de Fidelização e Pós-Venda do Prêmio Colunistas Rio 2005/2006. A iniciativa propõe aproveitar os 170 restaurantes da rede no Brasil como pontos de difusão do trabalho de artistas e designers nacionais contemporâneos, estimulando e viabilizando o colecionismo no País. O projeto é auto-sustentável, 100% financiado pela iniciativa privada, sem renúncia fiscal.

Coleção criada para Festival de Inverno Spoleto aposta no ‘design em movimento’ - Nos últimos 10 anos o design assumiu um papel fundamental no lançamento de marcas, produtos, videoclipes, filmes e CDs. Combinando formação acadêmica com acesso à internet e à tecnologia, jovens designers do mundo todo desenvolveram uma linguagem moderna, irreverente, colorida e instigante, criada em dias de experimentação e muito trabalho em estúdios de design contemporâneos. A turma que produz essa nova estética combina talento visual com conhecimento técnico, música com imagem, desenho livre com computação gráfica, atores com personagens. Juarez Escosteguy, Gabriel Kempers e Adriano D’ Aguiar fazem parte dessa turma.

Os três designers que assinam a coleção de copos e cartões postais criada exclusivamente para o Spoleto são “filhos da PUC”, como se autodenominam os alunos da Pontifícia Universidade Católica, considerada o berço do design no Rio. Com idades entre 24 e 32 anos, eles já criaram para clipes, DVDs, programas de TV e comerciais para artistas consagrados e grandes marcas. Tudo isso entre Jam sessions com violão, desenhos feitos à mão, música eletrônica, experimentações com linguagem, DUB de qualidade e horas a fio em frente ao computador.

É a síntese de uma nova linguagem gráfica em andamento. Como as primeiras músicas de uma boa banda de garagem. Design, desenho, animação, música, computação gráfica. Tudo muito bem misturado e finalizado, criaram o que chamam de “Design em Movimento”. Para a coleção de inverno do Spoleto, os três designers juntaram imagens criadas para clipes e comerciais. São desenhos livres que podem servir de base para um novo trabalho ou apenas como uma forma de soltar a cabeça, a criatividade e a mão.

O perfil dos designers - Adriano D’Aguiar, 32 anos – Adriano vive e trabalha no mar. Estudou design na PUC-Rio e se especializou em motion graphics. Cria e anima comerciais, videoclips, documentários e aberturas de programas de TV. Nas horas vagas, cinema, surfe e música.

Gabriel Kempers, 24 anos - Gabriel começou cedo. É mais um filho da PUC-Rio que se especializou em finalização de filmes e comerciais. Está fazendo Pós-Graduação em animação e passa o dia animando imagens. Trabalhou no Núcleo de Animação da PUC-Rio, o N.A.D.A., e atualmente trabalha com motion graphics. No tempo vago ilustra, joga vídeo game e ainda “dropa” as ondas de skimboard.

Juarez Escosteguy, 25 anos - Juarez é designer de papel e vídeo. Ainda moleque, produzia capas de demos e sites de suas bandas de garagem. Formou-se em Design na PUC-Rio e criou o coletivo Garagem, juntando amigos, design, ilustração e muito trabalho. Trabalha hoje criando vinhetas, comerciais, documentários, programas de TV e outras “goiabadas”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira