Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2008 - 12:58

Flor de Amor, de Omara Portuondo


Apontado como o melhor disco da cantora reúne grandes músicos de Cuba e Brasil: Manuel Galbán, Roberto Fonseca, Cachaito Lopez, Nailor Proveta, Marcos Suzano, Swami Jr., Toninho Ferragutti, Carlinhos Brown e o produtor Alê Siqueira;.Gravadora brasileira MCD lançará os discos da inglesa World Circuit.

Intérprete de alma e coração, Omara Portuondo é um dos grandes nomes da música cubana. E foi com o álbum Flor de Amor, lançado em 2004, que sua carreira ganhou novos rumos. Ele foi co-produzido por Nick Gold e pelo brasileiro Alê Siqueira, que já trabalhou com Carlinhos Brown e Caetano Veloso, e venceu o Grammy Latino com Os Tribalistas.

O lançamento no Brasil de Flor de Amor e de Mi Sueño, de outra legenda cubana, Ibrahim Ferrer, marca o início da parceria entre a gravadora inglesa World Circuit e a gravadora brasileira MCD.

Para Eduardo Muszkat, fundador da MCD, as duas gravadoras têm muita coisa em comum e agora se aproximam definitivamente: “a febre da World Music começava em 1988 quando a World Circuit nasceu na Inglaterra para divulgar internacionalmente a música de regiões culturais “periféricas” como Africa e America Latina. Influenciados pelo movimento criamos em 1994 a MCD World Music. Muita coisa aconteceu desde então, a MCD diversificou suas atividades focando também em música brasileira e infantil, mas o gosto pela música do mundo permaneceu.”

“Assim, é uma grande honra para nós a parceria com a World Circuit para trazer ao Brasil o seu catálogo repleto de música extraordinária de todas as partes do planeta. Começamos por dois nomes de Cuba que se tornaram conhecidos fora da ilha com o primeiro disco do coletivo Buena Vista Social Club, o cd de World Music mais vendido em toda a história! Ibrahim Ferrer e Omara Portuondo são gigantes da música. Os boleros, rumbas, salsas e outros rítmos latinos cantados por eles são absolutamente encantadores”, conclui Muszkat.

Em breve, outros títulos da World Circuit serão lançados no Brasil, como o premiado CD Buena Vista Social Club, de 1997, que retornará às lojas em sua versão original, com arte e folheto que não foram ainda lançados no país.

Flor de Amor, de Omara Portuondo - Além de seu acabamento nessa edição brasileira pela MCD (digipack e com livreto em formato especial), um dos diferenciais deste álbum de 14 faixas é sua sonoridade única que nasceu da união de instrumentistas cubanos e brasileiros. Estão presentes Swami Jr. (violão), Nailor Proveta (clarineta), Toninho Ferragutti (acordeom), Marcos Suzano (percussão) e Carlinhos Brown (percussão), autor da faixa que fecha o CD, “Casa Calor”, além do produtor Alê Siqueira. Da seleção cubana brilham músicos como Orlando Cachaíto López (baixo), Manuel Galbán (guitarra acústica) e Roberto Fonseca (piano). Flor de Amor é uma coleção musical de cartas de amor.

A cantora, que esteve recentemente no Brasil para divulgar seu trabalho com a cantora Maria Bethânia, começou sua carreira em 1945 como bailarina e, durante os fins de semana, como cantora de jazz do grupo Loquibambla Swing. Em 1952, integrou o quarteto feminino Aida Diestro e, paralelamente, trabalhava com estrelas como Nat King Cole e Edith Piaf.

Estreou em disco em 1959 com Magia Negra, que unia a música cubana e o jazz norte-americano e, desde então, lançou títulos como Esta Es Omara Portuondo, Palabras e Desafios. Em 1996 participou da gravação do célebre CD Buena Vista Social Club, interpretando “Veinte Años”, de María Teresa Vera.

No repertório de Flor de Amor: Tabú (Lecuona/Russel/Stilman), Amor de Mis Amores (Lara), Alma de Roca (Batet), Mueve La Cintura Mulato (Almenares), Junto a un Cañaveral (Ruiz), Hermosa Habana (Vergara), El Madrugador (Sánchez), Amorosa Guajira (Allué), Habanera Vem (Gómez), Si Llego a Besarte (Romero), Flor de Amor (Ruiz), Juramento (Matamoros), He Venido a Decirte (Lara) Casa Calor (Brown/Costa). Preço sugerido: R$29,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira