Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2008 - 13:00

Mi Sueño, de Ibrahim Ferrer


Inédito no Brasil, último disco do cantor do Buena Vista Social Club tem repertório de boleros com a participação dos maiores instrumentistas de Cuba: Rubén Gonzalez, Manuel Galbán, Roberto Fonseca, Cachaito Lopez e Omara Portuondo. Gravadora brasileira MCD lançará aqui os discos da inglesa World Circuit.

Nunca lançado no Brasil, Mi Sueño é o último álbum do grande vocalista cubano e estrela do Buena Vista Social Club, Ibrahim Ferrer (1927-2005). O projeto era um sonho seu e uma homenagem ao estilo musical cubano mais romântico, o bolero. O cd estava em produção quando Ferrer morreu, aos 78 anos de idade, e foi lançado internacionalmente em 2007.

O lançamento no Brasil de Mi Sueño e de Flor de Amor, da grande cantora cubana Omara Portuondo marca o início da parceria entre a gravadora inglesa World Circuit e a gravadora brasileira MCD.

Para Eduardo Muszkat, fundador da MCD, as duas gravadoras têm muita coisa em comum e agora se aproximam definitivamente: “a febre da World Music começava em 1988 quando a World Circuit nasceu na Inglaterra para divulgar internacionalmente a música de regiões culturais “periféricas” como Africa e America Latina. Influenciados pelo movimento criamos em 1994 a MCD World Music. Muita coisa aconteceu desde então, a MCD diversificou suas atividades focando também em música brasileira e infantil, mas o gosto pela música do mundo permaneceu.”

“Assim, é uma grande honra para nós a parceria com a World Circuit para trazer ao Brasil o seu catálogo repleto de música extraordinária de todas as partes do planeta. Começamos por dois nomes de Cuba que se tornaram conhecidos fora da ilha com o primeiro disco do coletivo Buena Vista Social Club, o cd de World Music mais vendido em toda a história! Ibrahim Ferrer e Omara Portuondo são gigantes da música. Os boleros, rumbas, salsas e outros rítmos latinos cantados por eles são absolutamente encantadores”, conclui Muszkat.

Em breve, outros títulos da World Circuit serão lançados no Brasil, como o premiado CD Buena Vista Social Club, de 1997, que retornará às lojas em sua versão original, com arte e folheto que não foram ainda lançados no país.

Perfil de Mi Sueño, de Ibrahim Ferrer - Mi Sueño foi gravado no Teatro Nacional de Cuba, em Havana, com o maravilhoso grupo que inclui os pianistas Rubén González e Roberto Fonseca, o baixista Cachaíto López e o guitarrista Manuel Galbán, o álbum reúne 12 boleros clássicos carregados de romantismo. Estão lá "Dos Almas", "Si te Contara", "Melodía del Río", "Cada Noche un Amor", "Deuda", "Uno", "Convergencia", "Quiéreme Mucho", "Perfidia", "Copla Guajira", "Quizás, Quizás" e "Alma Libre".

Um grande destaque é "Quizás, Quizás", do cubano Osvaldo Farrés, cantada em dueto com Omara Portuondo sobre as notas do piano de Roberto Fonseca.

Filho de uma dançarina de clube noturno, Ibrahim Ferrer começou a cantar aos 12 anos idade assim que ficou órfão. Participou de vários grupos musicais, como da banda Los Bocudos, que se dedicava a ritmos cubanos.

Outro capítulo da história de Ibrahim foi sua participação no premiadíssimo disco Buena Vista Social Club, lançado em 1997 e que em breve ganha edição brasileira pela MCD. O título refere-se a um clube de dança e de atividades musicais de Havana onde os músicos – como Compay Segundo, Rubén González, Ibrahim Ferrer, Manuel “Puntillita” Licea e Anga Díaz - se encontravam na década de 1940.

Foi este clima que empolgou Juan de Marcos Gonzalez e o guitarrista americano Ry Cooder a gravarem um disco, convidando antigos músicos cubanos. O sucesso – mais de oito milhões de cópias vendidas - chamou a atenção do diretor alemão Wim Wenders, que produziu um documentário em torno de dois shows e de entrevistas. Com o mesmo título do disco, o DVD foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Documentário e conquistou o prêmio de Melhor Documentário no European Film Awards. Tanto o CD quanto o DVD colaboraram para a divulgação mundial da música cubana.

Ibrahim Ferrer ainda conta com outros quatro álbuns, todos gravados em seus últimos anos de vida: A Toda Cuba Le Gusta (1997), Buena Vista Social Club, introducing Ibrahim Ferrer (1999) e Buenos Hermanos (2003). | Preço sugerido: R$29,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira