Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2008 - 13:14

Inverno é grande vilão da dispersão de agentes poluidores

Uso de catalisadores automotivos ameniza a emissão de gases tóxicos .

O inverno é a estação do ano mais desfavorável à dispersão de monóxido de carbono, ozônio e material particulado da atmosfera. O grande vilão do inverno é o ozônio (O3).

O O3 resulta da reação entre óxidos de nitrogênio (NO e NO2), emitidos por carros e indústrias, e hidrocarbonetos (compostos orgânicos de carbono e hidrogênio), emitidos pelos carros, pela evaporação de combustíveis e por atividades que envolvem tintas, solventes e derivados do petróleo.

O processo de formação é desencadeado pela energia solar. Temperaturas acima de 25ºC e umidade abaixo de 42% ajudam. Se, na camada superior da atmosfera, o ozônio é benéfico, próximo ao solo pode causar ou agravar irritações nos olhos e vias respiratórias e danificar a vegetação. Ele tem sido associado ao aumento de internações hospitalares e já foi relacionado a um maior número de casos de câncer.

De acordo com pesquisa realizada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo de São Paulo, pode-se observar que o inverno de 2007 esteve entre os mais desfavoráveis à dispersão de poluentes dos últimos 10 anos. A maioria dos dias desfavoráveis ocorreram nos meses de junho, julho e agosto.

Ainda, segundo a Cetesb, a poluição do ar nos grandes centros urbanos, particularmente na Região Metropolitana de São Paulo, constitui um dos grandes problemas ambientais da atualidade, com conseqüências dramáticas sobre a saúde da população, especialmente as crianças, idosos e portadores de doenças do trato respiratório.

A Mastra Escapamentos e Catalisadores, líder em tecnologia para sistemas de exaustão, alerta que o uso de catalisadores ameniza a emissão de poluentes pelos veículos em funcionamento, pois tem o objetivo de transformar grande parte dos gases tóxicos do emitidos pelo motor em gases inofensivos à saúde das pessoas. O não uso deste equipamento além de causar danos mecânicos ao carro, prejudica a saúde do proprietário e o meio ambiente, pois não cumpre suas funções de neutralizar a emissão de gases produzidos por veículos em funcionamento.

“Os veículos com catalisadores inoperantes possuem impacto ambiental negativo, para o monóxido de carbono, os hidrocarbonetos e os óxidos de nitrogênio, que são controlados pelos catalisadores automotivos em funcionamento”, explica o Diretor Presidente da Mastra, Everaldo Sajioro Jr.

Poluição atmosférica - A emissão de gases tóxicos por veículos é a maior fonte de poluição atmosférica nas grandes cidades. Somente na cidade de São Paulo, a frota atual é de 6 milhões de veículos - no Brasil, já são mais de 26 milhões. O elevado índice de veículos com emissões não controladas tem impacto ambiental negativo para o monóxido de carbono, os hidrocarbonetos e os óxidos de nitrogênio. Com o objetivo de transformar mais de 90% desses gases tóxicos em gases inofensivos, a partir de 1992 os catalisadores tornaram-se itens obrigatórios em veículos de passeio.

De acordo com o Departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, cerca de 13 mil pessoas morrem a cada ano devido aos altos níveis de poluição do ar. Um estudo promovido pelo médico e pesquisador do Laboratório de Poluição da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Saldiva, revelou que os moradores da capital paulista possuem uma redução, em média, de um ano e meio na expectativa de vida em decorrência da poluição. Ainda, segundo o a pesquisa da USP, nos grandes centros urbanos, o transporte é responsável por 70% da poluição. Nos últimos dez anos o crescimento populacional foi de 16%, enquanto a frota de veículos aumentou 67% ou seja, quatro vezes mais que a população.

Quando trocar o catalisador - Um catalisador genuíno, que vem no veículo novo, tem durabilidade mínima de 80 mil quilômetros. Trincas, quebras, derretimento e entupimento da cerâmica também são sinais para a troca imediata, além da não conversão dos gases. Os catalisadores para o mercado de reposição têm durabilidade mínima de 40 mil quilômetros conforme regulamentação do CONAMA.

Perfil da Mastra - Fundada em 1967, a Mastra é uma das mais importantes fábricas de sistemas de exaustão da América Latina. Líder em tecnologia está localizada no município de Limeira, a 154 km de São Paulo, na região central do Estado.

A Mastra detém a mais completa linha e estoque de escapamentos e catalisadores para o mercado de reposição. Seus diferenciais estão presentes nas tecnologias aplicadas aos projetos, nos processos de fabricação, comercialização e na logística dos produtos da linha de automóveis, caminhões e acessórios.

Hoje, são produzidos mais de 1.500 itens de escapamentos, conversores catalíticos, flexíveis e acessórios para sistemas. Em seus depósitos - na fábrica em Limeira, nos Centros de Distribuição e na rede de parceiros - há um estoque de cerca de 300 mil unidades, um volume que garante entregas just-in-time em todo o território nacional. A rede de distribuidores e atacadistas é treinada para entregas rápidas, mesmo que o instalador necessite de apenas uma peça.

A empresa utiliza alta tecnologia em seus processos produtivos através do Sistema Mastra de Produção, que aplica os conceitos de manufatura enxuta, objetivando melhoria contínua, conforme a necessidade do cliente. Promove também junto aos responsáveis por centros automotivos o programa Esclareça e Venda, uma aula sobre qualidade de serviços e funcionamento dos equipamentos que disponibiliza no mercado.

O compromisso da Mastra se baseia no desenvolvimento de tecnologias e ações que visam o cuidado com a saúde e a qualidade de vida do consumidor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira