Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2008 - 13:28

Provados a Pasto desponta nas grandes centrais de inseminação


Macuni do Salto, por exemplo, fechou 2007 como o reprodutor que mais vendeu sêmen na Alta Genetics. Isso com menos de um ano de coleta.

Com 3,7 mil touros avaliados em 42 provas de ganho de peso realizadas, o Grupo Provados a Pasto firma-se como importante difusor de genética Nelore avaliada para a pecuária brasileira. A mais recente conquista foi na Central Alta Genetics, de Uberaba (MG), onde Macuni do Salto foi o touro que mais comercializou sêmen no ano passado. Foram contabilizadas mais de 19 mil doses em apenas sete meses de coleta.

Macuni é filho de Nur Mahal COL em vaca Ilha do Salto e pertence à Ana Luíza Consoni Guimarães, a Nana Guimarães, que integra o Grupo Provados a Pasto. Além dele, o grupo forneceu outros seis touros para as mais importantes centrais. Na Lagoa da Serra coletaram Guabiju do Avahy, Moral TE da Nana e Magnete da Nana; 501 da Laçada faz parte da bateria ABS Pecplan e Ébano do Avahy coletou na Agro-Pecuária CFM.

Segundo Nana Guimarães, há alto índice de aproveitamento de touros destacados em provas de ganho de peso a pasto como raçadores. “Todos estes touros se destacaram em provas como estas. Isso torna este tipo de seleção uma ferramenta indispensável na revelação de novos reprodutores para teste de progênie”, explica. Para Humberto de Freitas Tavares, outro integrante do Grupo, essas provas levam grande vantagem sobre exposições e métodos estatísticos baseados no Modelo Animal.

“Provas a pasto revelam animais sem relação de parentesco com os atuais campeões de Sumários, colaborando para preservar a variabilidade genética da raça Nelore. Não é surpresa que hoje importantes centrais busquem candidatos a doador de sêmen em provas de ganho de peso, inclusive promovendo-as diretamente”, assinala Humberto Tavares.

Provados a Pasto - Em 11 anos de trabalho, o Provados a Pasto, formado pelos criadores Humberto de Freitas Tavares, Nana, Fernando Lemos e Elza Guimarães, possui genética presente nos estados do Pará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Minas Gerais e São Paulo. O gado tem avaliação genética dos principais programas de melhoramento da raça Nelore e desde 1991 utiliza sêmen de machos provados. 3,7 mil touros de 30 criatórios foram avaliados em 42 provas já realizadas. || www.provadosapasto.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira