Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2008 - 10:11

Airfree – faturamento alto e exportação para quase 40 países

O que começou com a preocupação de um pai com a saúde do filho, tornou-se um negócio de sucesso.

Em 1998, um empresário português inventou um aparelho para purificar o ar. A intenção era acabar com os problemas de alergia do seu filho, já que no Brasil (onde a família mora) não havia nenhum produto do gênero. Carlos Matias, o “Professor Pardal das alergias” conta que vendo a dificuldade do filho com ácaros e mofo, acreditava “haver uma forma simples de resolver o problema”.

Durante uma viagem à Alemanha, o arquiteto conheceu um tipo diferente de cerâmica, que lhe deu a idéia de “queimar” os alérgenos do ar. Construído o primeiro protótipo, iniciaram-se os testes no Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI) em Portugal. Os resultados admiraram o Instituto, pois foi comprovado que o Airfree – nome que o inventor deu ao produto - consegue destruir 99% dos microorganismos do ar.

Tendo resolvido o problema do filho, o projeto ficou em stand by até que a rede Carrefour de Portugal resolveu comercializar a invenção. Foi o início de uma grande expansão que seguiu para os Estados Unidos e Europa, ao mesmo tempo em que crescia no Brasil. Hoje, 90% da produção deste produto está focada no mercado internacional e o Airfree protege o ar do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Portugal; das Torres Petronas de Kuala Lumpur; entre outros lugares em 35 países mundo afora.

O negócio, que sempre foi secundário na vida de Matias, acabou sendo trazido ao Brasil pela própria filha, Tatiana, que depois de formada resolveu abrir a empresa Airfree Products do Brasil, criada oficialmente em 2003, com sede em São Paulo. Hoje são cinco modelos diferentes (P60, P80, P120 Platinum, P120 Ônix e AirBaby) com preços que variam de R$299,00 a R$499,00.

Em 2007, foram vendidos cerca de 20.000 produtos com a marca Airfree. Isso, sem que houvesse um grande projeto de divulgação. “Crescemos na base do boca-a-boca, sem publicidade, só apostando na qualidade do produto”, afirma Tatiana. “As vendas acontecem através de distribuidores ou no próprio site da empresa, mas o objetivo para o próximo ano é investir em publicidade e vender de 5 a 10 vezes mais do que atualmente”, conclui a empresária.

A mais recente conquista da empresa, através do escritório de Portugal, é o fechamento de negócios em Dubai, onde iniciou um contrato para o fornecimento de purificadores às novas casas e hotéis que estão sendo construídos na cidade. Ainda na capital dos Emirados Árabes, a Airfree pretende exportar um modelo criado para cavalariças de cavalos de corrida. A próxima etapa é chegar aos países nórdicos.

Para este investimento, a corporação tem duas possibilidades em vista: ou aceita a entrada de um sócio capitalista (existem vários interessados) ou consegue se beneficiar do apoio que os governos concedem às empresas exportadoras. De qualquer modo, 2009 será um grande ano na vida da Airfree. Quem diria que a preocupação de um pai poderia virar um negócio tão lucrativo?. Telefone: (11) 3847-8488 | Site: www.airfree.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira