Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2008 - 10:17

Um novo perfil de franqueado: os jovens empreendedores

Pesquisa aponta novo perfil do franqueado, responsável por 17% das novas Micros e Pequenas empresas na cidade de São Paulo.

A ABF Franchising Expo 2008, encerrada no último sábado (28), reuniu mais de 30 mil pessoas que buscavam por uma oportunidade de investimento. A feira, que contou com 200 expositores, espera gerar em volume de negócios na ordem de R$ 26,5 milhões.

Com números esperançosos, os franqueadores aguardam os resultados da maior feira da América Latina que trouxe como novidade um novo perfil do franqueado, que já era previsto por algumas redes como a escola de informática e qualificação profissional, BIT Company. João Carlos Ferreira, Gerente de Expansão da rede, afirma que 15% dos franqueados BIT Company possuem menos de 30 anos e buscaram na franqueadora a continuidade de todo investimento que eles empenharam nos estudos durante anos.

“Quando pensei em me tornar empresário, fiz uma análise crítica de todo investimento e tempo que eu levei para me formar e especializar, comparando o tempo que eu levaria para ter o retorno e reconhecimento como funcionário de uma empresa. Então não tive dúvidas em procurar uma franquia para me tornar o meu próprio chefe”, ressalta Daniel dos Santos, um dos mais novos – e jovens – franqueados da rede BIT Company.

Um estudo realizado pelo Observatório de Pesquisas Econômicas do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de São Paulo) aponta que 130 mil empresas são abertas por ano e estima-se que 18 mil destas empresas são abertas por jovens que possuam mais de 24 anos. No período de 1999 a 2000 esta mesma faixa etária foi responsável pela criação de 14% das empresas paulistas e em 2003 o número teve um simbólico crescimento, correspondendo a 17% dos novos negócios gerados.

A BIT Company, rede que atua no segmento de franquias há 15 anos, vem percebendo esta constante mudança. “Há pouco tempo atrás recebíamos pessoas que estavam prestes a se aposentar e buscavam uma franquia como forma de investimento. Passavam anos poupando ou chegavam a franqueadora com o seu Fundo de Garantia para abrir o seu próprio negócio. Hoje este perfil mudou, com a facilidade dos financiamentos, os jovens acabam apostando e optando por abrir o seu próprio negócio”, diz João Carlos.

As Micros e Pequenas Empresas representam 38% do PIB e 80% dos empregos no país, a expectativa para a BIT Company é que a partir da feira R$ 1,6 milhões de negócios sejam gerados nos próximos anos e deste valor 30% seja originado por este novo perfil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira