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17/07/2008 - 10:29

Pesquisa realizada pela Dimension Data revela os caminhos para o sucesso da adoção de ITSM

Dados mostram que o sucesso de ITSM exige abordagem estruturada e envolvimento de outras áreas da empresa.

As iniciativas de adoção de ITSM (IT Service Management) podem ser condenadas ao fracasso se as empresas não definirem as diretrizes do projeto e colocá-lo em prática sem o apoio estratégico necessário, principalmente nas fases iniciais. Sustentar com sucesso o ITSM exige contínua capacidade de desenvolvimento de toda a organização.

É o que mostra uma pesquisa realizada pela Dimension Data - líder mundial no fornecimento e gerenciamento de serviços e soluções para infra-estruturas de TI – que envolveu 370 CIO’s de 14 países, em cinco continentes diferentes.

A pesquisa indica que 39% dos projetos de ITSM são conduzidos a partir de departamentos de TI e apenas 16% são resultado de iniciativas do conselho. Os resultados mostram que as estratégias dos departamentos de TI, para patrocinar programas de ITSM, devem obter apoio estratégico de outras áreas da empresa. A falta de tal auxílio pode levar o projeto a falhas e privá-lo dos recursos necessários para o êxito em longo prazo.

De acordo com Emerson Murakami, diretor de tecnologia da Dimension Data, criar o compromisso de adotar as melhores práticas de ITSM é apenas o primeiro passo. "As organizações devem definir com cuidado o projeto, e tomar importantes decisões quanto à priorização. Além disso, o apoio amplo e estratégico das demais áreas da empresa é fundamental", observa Murakami.

Os dados do levantamento realizado pela Dimension Data também sugerem que a importância dos recursos adequados para o sucesso de ITSM não deve ser subestimada.

Os custos associados à implementação, avaliação de prontidão e de treinamento são os três mais fortes inibidores para a adoção das melhores práticas de ITSM. Em comparação com os custos relacionados com inibidores, obstáculos de natureza estrutural, como a falta de motivação comercial ou a confusão em torno do quadro de adoção, são significativamente mais baixos.

O executivo da Dimension Data afirma que “para garantir o sucesso da adoção de ITSM é preciso abordar a questão dos recursos, que só pode ser garantido com o envolvimento do departamento de negócios e de TI e ativo patrocínio do conselho”.

Os números da pesquisa indicam que as organizações devem estar preparadas para suportar os custos iniciais que incluem, além da execução do projeto, o investimento em cursos de formação e certificação dos funcionários.

Perfil da Dimension Data - A Dimension Data é líder mundial no fornecimento e gerenciamento de infra-estrutura de serviços e soluções de TI que atua em cerca de 40 países, por meio de mais de 100 escritórios. As ações da empresa, que faturou cerca US$ 3,8 bilhões em 2007 são comercializadas nas bolsas de valores de Londres e Johannesburg (sede mundial da companhia). No Brasil, a Dimension Data atua desde 1995 com foco nas áreas de Comunicações Convergentes, Segurança e Gerenciamento de Serviços. Entre seus clientes estão empresas nacionais e internacionais como ABN Amro Bank, Citibank, HSBC, Itaú, Magazine Luiza, Pfizer, Sabesp, ShopTour, TAM, Telefonica, UOL, entre outros. A Dimension Data Brasil mantém parcerias com grandes players do setor de TI e Telecom, como Cisco, Blue Coat, Check Point, McAfee, Nokia e EMC. Recentemente, em evento internacional da Cisco, a Dimension Data foi apontada como seu melhor parceiro global. Na mesma oportunidade, a operação brasileira da empresa foi considerada a melhor no segmento Commercial, onde estão as empresas classificadas entre as 500 maiores da revista Fortune. A subsidiária brasileira da empresa também recebeu o prêmio Emerging Technoloy Partner of the year, em 2007.

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