Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2008 - 10:35

Projeto educativo no Second Life reforça a importância da “Lei Seca” e simula efeitos de dirigir embriagado

Desenvolvido pela Fundação MAPFRE, programa utiliza a interatividade e a agilidade do mundo virtual para mostrar aos condutores os perigos da mistura álcool x direção. No espaço, que já obteve mais de meio milhão de acessos (média diária de 6200 visitas), internauta pode realizar “test-drive” simulando estar sóbrio ou embriagado.

Se no mundo real a Lei Seca tem gerado polêmica, no mundo virtual a situação é outra. Uma campanha realizada pela Fundação MAPFRE no Second Life, que visa levar aos participantes do jogo valores e comportamentos importantes, como a não combinação de álcool e direção, o respeito à sinalização e às normas de trânsito, está chamando a atenção do público.

Localizado na Ilha Brasil Corporativo, o espaço possibilita, assim como a versão “real” do projeto Na Pista Certa, que os participantes interajam e guiem veículos numa pista de circulação que contém cruzamentos, semáforos, sinalização e faixa de pedestres, recebendo “na prática” noções de prevenção de acidentes, cidadania e valores como o respeito ao próximo.

O grande atrativo da versão on-line é que o visitante pode optar em fazer o percurso com uma bicicleta ou com dois tipos de carros - o “sóbrio” e o “embriagado”, sendo que o segundo estará programado para não obedecer aos comandos dos usuários, colocando em risco a integridade física do condutor e de todos os “habitantes”, simulando os perigos de se conduzir um veículo sob o efeito do álcool.

A idéia de testar os riscos de se dirigir alcoolizado sem prejudicar ninguém “de verdade” deu tão certo que nos primeiros três meses após a inauguração do espaço, em março, mais de meio milhão de internautas realizaram o “test-drive”, colocando o Na Pista Certa entre os dez espaços brasileiros mais visitados no Second Life.

Para o presidente da Fundação MAPFRE no Brasil, Antonio Cássio dos Santos, “a iniciativa mostra que as pessoas estão, sim, preocupadas com as questões relacionadas ao trânsito e que, com abordagens modernas e diferenciadas é possível conscientizar os motoristas de suas responsabilidades, resultando assim em hábitos mais seguros de direção.” Ainda segundo o executivo, o espaço está aberto a todos, mas seu foco é atingir, sobretudo, os usuários mais jovens, transmitindo valores como ajuda mútua, integração e respeito e contribuindo, dessa forma, para a construção de uma sociedade ‘real’ muito mais segura com relação ao trânsito”, finaliza.

O projeto Na Pista Certa – Second Life é o mais recente de uma série de outras ações já realizadas pela Fundação MAPFRE, que desde 2002 vem desenvolvendo diferentes atividades que visam transmitir os cuidados que se deve tomar com relação ao trânsito. Uma dessas iniciativas é o Programa de Segurança Viária, por meio da qual a instituição oferece aos motoristas de diversas cidades do País um check-up gratuito em mais de 50 itens dos veículos para identificar possíveis irregularidades.

Outra campanha que envolve a mistura álcool e direção é a Semana de Segurança Viária. Durante sete dias no ano, a Fundação promove ações em pontos de grande concentração de veículos, como distribuição de folhetos e exibição de faixas em cruzamentos e, à noite, promotoras abordam jovens em bares, restaurantes e casas noturnas. Para reforçar o impacto da atividade, toda cidade visitada pelos promotores exibe um cenário móvel, contendo um resgate simulado, mostrando um automóvel severamente danificado.

Além disso, a instituição promove o Educação Viária é Vital, um projeto elaborado pela entidade que visa transmitir aos estudantes as normas de educação viária e a importância de medidas que podem reduzir os acidentes. Voltado às crianças, a campanha já levou a mais de cinco milhões de jovens, das escolas das redes estadual e municipal dos Estados de São Paulo e do Maranhão, conceitos de educação no trânsito, fazendo com que fossem implantadas ações que proporcionassem melhorias nas vias de circulação, tornando-as mais seguras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira