Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2008 - 10:36

Surfista especial marca presença na Ecoadventur LN SP


Robson Careca prende atenção do público e apresenta seu trabalho de inclusão social.

Na semana passada, entre os dias 10 e 13 de julho, o surfista profissional Robson Jerônimo de Souza, conhecido por Careca, participou de mais um grande evento nacional, a Ecoadventur LN SP 2008. A feira foi realizada em Caraguatatuba (SP), e abordou temas voltados para ecoturismo, esportes e responsabilidade sócio-ambiental. A programação contou com variadas palestras, estandes e ainda ofereceu apresentações culturais de música, teatro e dança. Ongs ambientalistas e associações que trabalham com esportes e turismo de aventura também estiveram presentes.

Devido a um acidente de carro, ocorrido em 1998, Careca ficou paraplégico e, atualmente, se dedica ao surf como ferramenta de inclusão social para portadores de necessidades especiais. Durante a Ecoadventur LN SP 2008, o atleta apresentou sua ONG Surf Especial e o Projeto Mão na Borda, que tem como objetivo, por meio do esporte, aproximá-los ao contato com a natureza e o mar.

Um dos objetivos da ONG é formar células nas cidades por onde passa. Com um projeto itinerante, Careca leva conhecimentos e técnicas de inclusão em atividades nas praias, e ainda oferece material e equipamentos adaptados para pessoas interessadas em assuntos voltados para igualdade em esportes adaptados. "Queremos garimpar atletas em todo o Brasil e abrir novos espaços para difundir modalidades como o surf e a remada em pranchas, proporcionando bem estar e qualidade de vida para quem pratica".

Careca ainda participou de um fórum sobre qualidade de vida e responsabilidade social no esporte em contato com natureza. Além disso, o atleta esteve em um estande de 9 metros quadrados para fornecer detalhes sobre seu trabalho, distribuindo folders, chaveiros e sacolas biodegradáveis.

"A intenção é sensibilizar a população, e principalmente as empresas voltadas para turismo e esporte, além de empresários do setor que podem apoiar, adaptar e investir ainda mais nos portadores de necessidades especiais", ressalta satisfeito com o resultado. "Fechamos o evento com chave de ouro. Abrimos mais uma célula do projeto Surf Especial e Mão na Borda, em Caraguatatuba, no intuito de formar novos atletas".

O estande ainda contou com a presença do surfista especial Pedro Henrique Amorim Cunha Cruz, cadeirante há três anos, vitima de um acidente de carro, e da Micheli Castilho de Oliveira, portadora de distrofia muscular, ambos colaboradores da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Caraguatatuba. Além deles, estiveram presentes a assistente social Ingrid, e os professores Ubiratan Mourão e Inaê Cocco. Na oportunidade, o público também pôde assistir a um vídeo promocional sobre o trabalho de Robson Careca.

"Gostaria muito de agradecer àqueles que apóiam e acreditam em nossos projetos, Sr. Cavalcante, da MC Group, ao presidente da Associação de Surf de Caraguatatuba, Luciano Sant'anna, aos Srs. Hélio e Daniel, proprietários do Hotel Mar, Long Island e a Fama Assessoria, pois nada seria feito sem a ajuda de cada um deles", reconhece Careca.

Mudança - O atleta sofreu um acidente de carro no dia 10 de outubro de 1998, quando retornava de Itamambuca, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. Numa curva, o veículo colidiu de frente com um outro automóvel. Careca estava no banco traseiro e foi arremessado contra o pára-brisa. Ele bateu a cabeça e teve uma fratura alta na cervical C6 e C7, provocando uma tetraplegia traumática.

O surfista permaneceu por três anos afastado do mar. Quando decidiu se dedicar novamente ao surf, não investiu apenas no esporte. Hoje, ele também pratica remada oceânica em prancha, natação, rapel, frescobol e bóia cross. Em toda atividade, o atleta recebe acompanhamento de profissionais capacitados.

Além do Projeto Mão na Borda, o atleta de 38 anos também possui o projeto Clube de Surf, que oferece aulas de surf e remadas adaptadas a diversos portadores de necessidades especiais, na Praia da Baleia, em São Sebastião (SP). Atualmente, o clube conta com grupos de atletas masculino, feminino e infantil, que recebem o acompanhamento de monitores, professores, instrutores e voluntários. Site: www.surfespecial.com.br. [ Foto: Robson Careca e seus colaboradores/divulgação ] | Por: Ana Vitória Bueno

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira