Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2008 - 10:40

Brasil: Produtos básicos foram os mais afetados pela inflação, diz estudo da LatinPanel

Com alta de 9% no preço, itens deste segmento tiveram perda de domicílios compradores.

A forte alta dos preços no primeiro quadrimestre de 2008 já provoca reflexos no comportamento de compra dos brasileiros. Estudo da LatinPanel, maior empresa de pesquisa de consumo domiciliar da América Latina, mostra que os produtos considerados básicos (margarina, óleo, extrato de tomate, açúcar, leites, pães, farinha, papel higiênico, desodorante, entre outros itens de uso do dia-a-dia) já registram perda de domicílios compradores.

O aumento de 9% no preço médio dos produtos básicos das cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal e limpeza, nos quatro primeiros meses de 2008 frente a igual período do ano passado, resultou na queda de dois pontos percentuais no número de domicílios compradores. Isso significa que 880 mil lares deixaram de comprar produtos básicos destas cestas.

Os básicos também foram os campeões das altas. Neste segmento de produtos, o preço médio subiu quatro pontos percentuais a mais que os não básicos (iogurte, creme de leite, adoçante, leite fermentado, maionese, manteiga, requeijão, sopas, suco pronto para beber, cremes e loções, pós shampoo, limpadores multiuso, entre outros itens de maior valor agregado ), cujo preço médio sofreu elevação de 5% no primeiro quadrimestre frente a igual período do ano anterior.

Entre os produtos que computaram os maiores índices de aumentos no preço médio estão o leite em pó (37%), óleo vegetal (35%), leite condensado (22%), leite pasteurizado (17%) e adoçante (16%). Entretanto também houve quedas no período, com destaque para açúcar ( - 28%), água mineral ( -11%), deo colônia (- 11%), azeite (- 11%) e tintura para cabelos (- 10%).

Do total de categorias auditadas pela LatinPanel (65 categorias), 46,2% (30 categorias) tiveram reajustes acima da média da inflação. Outras 18,5% (12 categorias) registraram aumentos na média e 35,4% (23 categorias) abaixo.

No Caso da Classe D, E, o aperto foi maior. Segundo os dados apurados pela LatinPanel, extraídos de pesquisa semanal contínua em 8,2 mil domicílios em todo o país, amostra que representa 91% do potencial de consumo domiciliar do mercado brasileiro, 34 categorias ou seja, 52,3% dos produtos que fazem parte do carrinho de compras deste estrato da população, tiveram altas de preços acima da média da inflação ( o índice foi maior que o verificado no geral de todas as classes em função da especificidade de canais usados pelas famílias de baixa renda).“De fato, as classes mais desfavorecidas foram as mais afetadas”, diz Ana Claudia Fioratti, diretora da LatinPanel.

Regiões - Em linhas gerais, a alta dos preços nos primeiros quatros meses de 2008 impactou todas as regiões do país, resultando no aumento do gasto médio dos consumidores. A Grande Rio de Janeiro computou um acréscimo de 8%, Centro-oeste 7%, Norte e Nordeste 6%, Leste e Sul 5% e Grande São Paulo 4%. A única região que retraiu o desembolso foi o Interior de São Paulo, que teve queda do seu gasto médio em 2% comparado ao ano anterior.

Gasto Médio e penetração - Considerando a totalidade das 65 categorias avaliadas pela LatinPanel neste estudo específico (incluindo, neste caso, os básico e não básico), a cesta de bebidas foi a que registrou o maior aumento do preço médio, 10% no primeiro quadrimestre de 2008 em relação ao mesmo período de 2007. Os alimentos tiveram os preços majorados em 8%, enquanto os itens das cestas de higiene e limpeza subiram 5%.

A elevação dos preços puxou o gasto médio das famílias. Os domicílios ( todas as classes) passaram a desembolsar em média médio 5% a mais com as compras de alimentos e bebidas , 4% a mais com produtos de limpeza e 3% com itens da cesta de higiene.

Esta última cesta, destaca o estudo, foi a que mais sofreu com a retração de consumo em decorrência da inflação. A penetração dos itens de higiene pessoal recuou 2 pontos percentuais.

Frequência de compras - O estudo da LatinPanel mostra ainda que o aumento dos preços não refletiu o costume de freqüência mensal do brasileiro ao ponto-de-venda, que se manteve estável no primeiro quadrimestre de 2008. Porém, o tíquete médio por compra computou um leve aumento, saltando de R$ 10,48 nos primeiros quatro meses de 2007, para R$ 11,06 no mesmo período deste ano.

Outra constatação importante do estudo da LatinPanel é que as compras em auto-serviços (supermercados fora das cinco maiores redes) saltaram de 52% no primeiro quadrimestre de 2007, para 55% no mesmo período de 2008, tornando este tipo de ponto-de-venda o mais importante para o segmento e refletindo diretamente nas cinco maiores redes, que viram que a parcela de compras em seus estabelecimentos caiu de 30% para 27%.

Perfil da LatinPanel - A LatinPanel é a maior empresa de Painel de Consumidores da América Latina e a única organização com informações de 15 países e cobertura de 96% do PIB da região. A LatinPanel acompanha a evolução de mais de 70 categorias nos setores de alimentos, bebidas, higiene pessoal, limpeza doméstica e telecomunicações, além de realizar estudos e análises especiais para outros segmentos da economia. No Brasil, acompanha semanalmente o consumo de 8,2 mil domicílios, o que representa 82% da população domiciliar e 91% do potencial de consumo do País.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira