Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2008 - 11:45

Os Dois Cia de Dança


Estréia dia 29 de agosto, sexta-feira; temporada de quinta a domingo, às 19h até 14 de setembro, no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal | ENDEREÇO : Av .Rio Branco, 241, Centro doRio de Janeiro. Tel :(21) 3261-2565 | Censura livre| Ingresso R$ 20,00 e R$ 10,00 [Excepcionalmente no dia 12 de setembro, sexta-feira-feira não haverá espetáculo]Coreografia : Giselda Fernandes| Videografismo : Hilton Berredo | Elenco: Dávila Pontes (cedida por Roçacaçacultura), Eraci de Oliveira, Juliana Nogueira e Rodrigo Maia. | www.osdois.com

Oãfarrag é dança num mundo preocupado com a água. Com uma movimentação que é tanto cotidiana quanto maquinal, tão funcional quanto dançada, tão surpreendente quanto banal, os bailarinos percorrem um roteiro de situações inusitadas num alegórico mundo da água engarrafada. Um olhar plástico e poético sobre questões sociais, urbanas e ambientais que afetam a todos nós.

Oãfarrag é o desenvolvimento atual de uma linha de pesquisa em dança contemporânea a que OS Dois Cia de Dança vem se dedicando: coreografias do corpo com objetos do cotidiano banal em performances de rua e peças coreográficas para palco. A poética de todas essas obras aparece em narrativas do tema da água em nosso mundo de objetos.

Giselda Fernandes assume em suas criações a opção artística de procurar apagar as fronteiras entre as fontes da arte e as da vida cotidiana. Para tanto, adota uma movimentação que inclui desde o simples empilhar, arrastar ou organizar, quanto novos movimentos que recebem apelidos como 'tarantulear'. Em Oãfarrag, seu desafio é criar uma 'coreografia da função inútil' com quatro bailarinos e 64 garrafões vazios de 20 litros de água mineral.

Oãfarrag traz um novo elemento plástico para as criações da coreógrafa, os videografismos de Hilton Berredo, que criou as projeções que ambientam a obra coreográfica em sua temporada no Teatro do Centro Cultural da Justiça Federal.

A pesquisa artística de Os Dois foi agraciada com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2006 pelo Projeto Garrafão, que promoveu uma série de performances em torno dos garrafões de 20 litros de água mineral na praia de Botafogo, do Flamengo e no Largo do Machado. Naquele ano, Os Dois Cia de Dança levou à rua os bailarinos Adriana Barcellos, Ana Bevilaqua, Giselda Fernandes, Murilo O´Reilly e Rodrigo Maia, gerando discussões sobre a presença inusitada dos bailarinos montados em garrafões no espaço público e seu significado no contexto da questão da água. Em 2007 Os Dois Companhia de Dança convida a 'Companhia de Teatro Roçacaçacultura' – grupo que há quinze anos apresenta a 'Via Sacra da Rocinha' – para contribuir em sua pesquisa. O 'Roça' participa com Bruna Barros, Dávila Pontes, Lucas Valentim, Gutemberg Avelino, Monique Gabriele e Wanderson de Jesus na apresentação da performance Garrafão no Festival Panorama de Dança 2007 nas escadarias da câmara Municipal, na Cinelândia. Os Dois Cia de Dança tem residência para ensaios no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro desde sua inauguração em 2003.

A partir de 2000, a bailarina, diretora e fundadora de Os Dois Cia de Dança, direcionou sua carreira para coreografia e pesquisa, estreando sua primeira criação em 2002, o solo 'Castelo d'Água', no 11 Festival Panorama RioArte de Dança. Suas criações envolvem o uso de objetos banais. Com eles, Giselda Fernandes pesquisa o conceito de 'objeto-partner' na dança contemporânea. Esse é o objeto que participa como estimulador na criação do movimento e da dramaturgia coreográfica, transcendendo o simples 'objeto cenográfico'.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira