Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/07/2008 - 08:06

Lançamento de "eco-táxis" é atração nos 54 anos de Volta Redonda


A cidade é a primeira no Brasil a ter triciclos públicos iguais aos que fazem sucesso na Europa e no Japão.

Ao completar 54 anos, Volta Redonda, no Sul Fluminense, saiu na frente como a primeira cidade brasileira a ter circulando pelas ruas um modelo de táxi moderno e ecológico: os "eco-táxis", triciclos que são sucesso nas principais cidades da Europa e da Ásia.

A inauguração dos quatro triciclos públicos foi a sensação da festa de comemoração do aniversário da cidade. O evento marcou também o lançamento do programa Pedala VR, financiado pelo programa Pedala Brasil, do Ministério das Cidades, e que teve o apoio do programa "Rio-Estado da Bicicleta", da Secretaria Estadual de Transportes.

O ministro das Cidades Marcio Fortes, o secretário de Transportes Julio Lopes e a secretária do Ambiente Marilene Ramos estiveram presentes e deram a largada para o passeio ciclístico, que percorreu cinco quilômetros do Centro de Volta Redonda.

Esbanjando disposição, o ministro Marcio Fortes fez questão de conduzir o triciclo, dando carona aos dois secretários. Ao assumir o guidom, o ministro destacou o quanto é fundamental o estímulo ao uso de transportes não motorizados, como a bicicleta, numa época em que a maioria das grandes cidades do Brasil registra problemas de trânsito.

- Nós queremos integrar os modais. Precisamos investir em ciclovias e em bicicletários para que a população possa deixar suas bicicletas no metrô, por exemplo, e assim diminuir uma viagem. São formas de evitar o congestionamento e a agressão ao meio ambiente. Isto está nas diretrizes do governo – garantiu Marcio Fortes.

Inicialmente, quatro "eco-táxis" vão transportar os moradores através dos 35 quilômetros de ciclovias e faixas cicloviárias que a prefeitura está construindo em Volta Redonda. Os triciclos foram projetados para um ciclista/motorista e dois passageiros na parte de trás. Os modelos lançados hoje têm as cores amarelo e branco e levam a logomarca do Governo Federal, do Ministério das Cidades e do programa estadual "Rio-Estado da Bicicleta".

O secretário de Transportes Julio Lopes agradeceu o empenho do ministro Marcio Fortes na divulgação do projeto e destacou também a importância da utilização de veículos não-poluentes para a preservação do meio ambiente.

- A presença da secretária Marilene Ramos mostra a importância do sistema cicloviário para a preservação do meio ambiente. Quando nós optamos por veículos não-motorizados nós aumentamos a qualidade da cidadania. O ministro é o homem que tem uma grande sensibilidade e percebeu a importância das bicicletas para melhorar não só os sistemas de transporte público, mas a qualidade de vida das pessoas – afirmou o secretário de Transportes.

O secretário lembrou ainda que centenas de cidades, em todo mundo, estão investindo e aperfeiçoando seus sistemas cicloviários. Em 29 delas, como Paris, Lyon, Amsterdã, Barcelona, Atenas, Roma, Berlim, Tóquio e Hiroshima, os "eco-táxis" são um sucesso.

- Isso é uma tendência mundial e Volta Redonda está se tornando uma cidade muito chique, pois esse sistema existe nas principais cidades do mundo. Distâncias de quatro a cinco quilômetros podem ser percorridas de bicicleta. Na Alemanha, 15% das viagens são realizadas de bicicleta e esse número não pára de crescer. Precisamos conscientizar o maior número de pessoas de que elas não precisam apenas do carro para se locomover. Existem alternativas muito interessantes, como os triciclos e as bicicletas, que podem suprir a necessidade do carro e ao mesmo tempo contribuir para um ar mais puro – frisou Julio Lopes, que pretende implantar os "eco-táxis" na orla do Rio e no Caminho Niemeyer, em Niterói.

Marilene Ramos destacou a importância do combate à poluição e à emissão de gás carbono na atmosfera e parabenizou a Secretaria de Transportes e a cidade de Volta Redonda pela iniciativa.

- Se cada cidade tiver o cuidado de reduzir a pressão sob o meio ambiente e a quantidade de poluentes, certamente o futuro do planeta estará menos ameaçado. Volta Redonda está completando 54 anos mostrando que é uma jovem cidade ao optar pelo uso da bicicleta – comentou a secretária do Meio Ambiente. | setransrj/ Crédito da foto: Fábio Ferreira

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira