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Cedro inova na comunicação visual para a linha de tecidos profissionais

Inovar é a palavra de ordem na Cedro. A empresa, que acaba de reformular a apresentação dos seus produtos na cartela de cores de tecidos profissionais da linha Profissional, traz agora mais uma ferramenta que irá facilitar a escolha do cliente no atacado. Toda a informação contida no material promocional distribuído aos atacadistas estará, a partir de fevereiro, também disposta em banners. As peças, em formato 1 m X 1,50 m, representam uma saída simples, eficiente e pioneira de dialogar com o cliente tão logo ele entre na loja.

Clientes de todo o Brasil terão acesso ao material que contém bandeiras com todas as possibilidades de cores, informações técnicas sobre a melhor utilização dos tecidos e especificações como porcentagem de encolhimento, apostando na fórmula do novo layout das cartelas.

A idéia nasceu de um antigo problema. Como colocar o cliente do atacado em contato direto com os produtos Cedro? Convencer os vendedores de que o tecido Cedro é a melhor opção e esperar que ele repasse isso ao cliente foi a estratégia escolhida até então. “Sempre desenvolvemos um trabalho junto aos representantes e promotores de venda para que eles repassem as informações corretamente e levem os venderes a escolher cartela de cores da Cedro ao atender seus clientes”, explica Américo Mellagi, gerente de Produtos.

A medida não oferecia nenhuma garantia de sucesso uma vez que o tecido é um produto que exige contato direto com o cliente. Assim, era preciso criar um ambiente que fosse capaz de proporcionar este contato, caso a cartela de empresa não chegasse às mãos do cliente. “Conhecer o toque, a textura e o brilho é fundamental para ajudar na escolha”, defende. A solução foi permitir aos clientes ter contato visual direto com a marca tão logo entrem na loja, possibilitando contato imediato com a marca. A tática vai ao encontro de um dos principais conceitos do marketing, que defende ser necessário criar diferentes formas de abordagem para conquistar novos clientes.

A criação de novas peças praticamente redefine a estratégia de comunicação visual da empresa. Recentemente a Cedro reformulou todo seu material gráfico com base em estudos e pesquisas de marketing. O resultado está no formato do site, dos books e cartelas de cores. As peças apresentam layout mais leve, ganham ares mais elegantes e suaves, e linguagem que adequam o tecido a seu uso. “No caso do banner, a peça é como um painel e traz toda a funcionalidade desse formato”, explica Tarcílio Vieira, Diretor da Agência Paulista Taz Design, responsável pela criação das peças Cedro. De acordo com ele, na hora da compra, o painel tem a facilidade de unificar todos os produtos em um só plano, facilitando assim a visualização e compreensão.

A iniciativa demonstra o quanto a indústria de uniformização está em ascensão. A gama de possibilidade, a variação na composição e cores dos tecidos somados ao surgimento de novas demandas fez com que o papel dos uniformes assumisse grande importância na produção das fábricas.

“Se nos primórdios o uniforme servia para organizar e hierarquizar posições, principalmente militares, hoje sua função é bem mais ampla”, explica o gerente, que aponta o crescimento do número de especificidades em relação a produção do tecido para a linha profissional. Ele atribui esse crescimento ao surgimento de novas profissões que demandam a criação de produtos exclusivos para diferentes situações, como é o caso do Cedrotech FR, que com retardante de chamas, resguarda o profissional da indústria elétrica contra os efeitos da formação de arco elétrico.

A transição na forma de fabricar e vender tecidos reflete a mudança de paradigmas mercadológicos e sociais. Apesar da importância da roupa ser inquestionável, a lógica do mercado coloca a confecção do tecido à sua mercê. Estudos demonstram que há uma evolução no modo de comprar das pessoas, que estão a, cada dia, muito mais exigentes. Para atender a esta exigência a Cedro concentra todos os seus esforços. “Hoje há muitas especificações e necessidades que não existiam quando a Cedro foi criada, há 134 anos. Nós temos que nos adaptar a todas elas”, explica Hermelindo Mascarenhas Borba Junior, Analista de Marketing da Cedro.

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