Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/07/2008 - 09:15

Garage Band: uma opção de área musical para jovens dentro dos condomínios sem incomodar os vizinhos


Há uns 30 anos, as áreas de lazer nos edifícios residenciais se resumiam ao salão de festas e ao playground. Posteriormente, ganharam quadras poliesportivas, piscinas, salas de ginástica... Hoje, os projetos oferecem lazer completo, com: bangalôs para a prática de meditação e massagem, decks secos e molhados e até redários (varandas com redes) para a leitura e o descanso, espaço gourmet, sala de cinema, ateliê de pintura, brinquedoteca, campo de minigolf, lan house etc.

Com todas essas opções de lazer, foram também contemplados os amantes da música, com Garage Band, um espaço com tratamento acústico a prova de som, climatizado, que permite a realização de ensaios musicais com conforto e privacidade. Por fazerem parte de um momento recente do mercado imobiliário, esses locais quase não podem ser encontrados em condomínios já prontos. Estão, normalmente, incluídos em projetos em construção ou na planta.

As garages bands vêm atender aos jovens aspirantes de músicos a estudarem os seus instrumentos, a tocarem para os amigos, dando vazão aos sonhos rock star, sem enlouquecer os vizinhos com o ritmo alucinante de suas baterias e guitarras. Estes espaços simulam casas de show, com palcos, equipamentos de som, amplificadores, mesa de som, uma área em formato de lounge, com sofás e pufes, onde o seu público (amigos e parentes) pode assistir às performances.

Segundo Alexandre Medeiros, gerente da Made in Brazil, uma das mais conceituadas Music Megastores e maiores lojas de instrumentos musicais da América Latina, garages bands nos prédios e apartamentos são “um sinal dos tempos, uma vez que está acelerada a produção de novas bandas e isso se deve a vários fatores, entre eles a internet que popularizou a música e derrubou muros. Várias bandas como Metallica começaram tocando em espaços improvisados, mas fundamentais para que as bandas dessem um pontapé inicial em suas carreiras. É claro que nem todos seguem carreira, mas o espaço, certamente, é uma boa alternativa para se divertir e tocar com os amigos”.

Ele ressalta também que com frequência são consultados pelas construtoras sobre como montar uma garage bands, qual o tamanho ideal e quais os tipos de instrumentos para esse espaço. “Na qualidade de iniciantes, os usuários de garages bands não precisam de todo o equipamento utilizado por uma banda profissional, mas os instrumentos básicos do rock: uma guitarra e uma bateria”. Ele diz que o espaço não deve só ser destinado ao jovem, mas também ao público mais velho, uma vez que há amantes da música em qualquer idade.

Hoje, as principais construtoras como Cyrela, Inpar, Gafisa, Prime, Rossi, Camargo Correia têm em seus projetos um leque de alternativas, inclusive esse espaço. São muitos os empreendimentos que contam em suas plantas com a garage band em São Paulo, Rio, Fortaleza, Salvador, Manaus, Brasília, entre outros.

Garage Band Ideal.: Dimensão da Sala - 60 metros m2 || Tratamentos do Ambiente - Isolamento acústico e climatização || Instrumentos - Bateria, Contra baixo, Guitarra e Teclado || Outros - Amplificadores e Mesa de som || Fonte: Made In Brazil .

História das Bandas de Garagem - Garages Bands ou Bandas de Garagem surgiram como rock de garage nos Estados Unidos e Canadá entre 1963 e 1967. Deve-se a sua origem as bandas de adolescentes que desejavam seguir os seus ídolos do rock, mas não podiam pagar as horas de ensaios musicais em estúdios profissionais que cobravam um custo elevado de aluguel. A alternativa então era ensaiar nas garagens das casas de um dos membros da banda ou na casa de algum amigo. A gravação com baixo custo e produção em 1958, “Jenny Lee” de Jan and Arnie (posteriormente Jan and Dean) foi considerado o marco inicial no gênero.

No começo da década de 60, o estilo passou a ganhar proporções nacionais nos Estados Unidos com bandas como: The Kingsmen Paul Revere na the Raiders Te Trasen e The Rivieras. As bandas britânicas (The Kinks, The Animals, The Yardbirds, The Pretty Things e The Rolling Stones) influenciaram a modelagem do som do rock de garagem e incentivaram a formação de novas bandas. Embora muitos puristas não considerem os The Beatles, um rock de garagem, eles inspiraram gerações em todas as categorias de bandas e difundiram mundialmente o sonho de tocar um instrumento. O ano de 66 foi o auge deste estilo musical, que quase foi extinto em 1970. Mas, nessa mesma década foi revigorado com o punk rock. Cada geração de novas bandas deu sua contribuição e renovou as aspirações dos novos músicos. Foram expoentes desse gênero, bandas como: Alice Cooper, The White Stripes, The Strokes, Eagles of Death Metal, Sex Pistols, entre outros.

Perfil da Made In Brazil - A Made in Brazil iniciou suas atividades em 1990, na Rua Santa Ifigênia, em São Paulo. Quatro anos depois, aprimorando seus serviços e preocupada com a qualidade de seu atendimento, muda para a Teodoro Sampaio, rua considerada referencial para o comércio musical. Em 2000, inaugura sua filial em Moema (Alameda dos Jurupis) com o conceito Music Megastore com 1000 m2 dedicados a música e os mais diversos instrumentos musicais. Foi reconhecida internacionalmente e recebeu diversas premiações, como: Prêmio Yamaha TOP 5, Fender Dealer Awards, Sabian Dealer Awards, Zildjian Dealer, Marshall Dealer, Gibson Dealer, Roland TOP 5, Peavey Dealer Awards, Di Giorgio TOP5. Foi consagrada como uma das maiores lojas de instrumentos musicais da América Latina. Em 2006, foi lançada a loja no Shopping Santo André e, também, a mais moderna e atual loja Virtual.

A Made in Brazil Music Megastore oferece além de instrumentos musicais, partituras, camisetas e outros acessórios. Os produtos vão desde o mais requintado piano de cauda, passando por materiais didáticos, equipamentos profissionais, até uma diversificada linha de acessórios das mais conceituadas marcas internacionais, como: Fender, Gibson, Yamaha, Roland, etc.; e nacionais: Giannini, Di Giorgio, Tagima, Weril, entre outras. Com serviço diferenciado e horário flexível, a Made in Brazil oferece o que há de melhor e mais moderno no Brasil e no Mundo em instrumentos musicais. Contam ainda com um estúdio para teste de instrumentos, serviço de manobrista e de luthieria (recuperação de instrumentos de cordas avariados) para a comodidade dos clientes.

Made in Brazil - realizando sonhos, Shopping Santo André – Rua Pereira Barreto 42 – Piso 1 – Loja 105 e 316 – telefone (11) 4438-4455 , Alamedas dos Jurupis, 1601 – telefone (11) 5094-4466 , Rua Teodoro Sampaio, 777 – telefone (11) 3061-3131 || www.madeinbrazil.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira