Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/07/2008 - 09:29

"Aprendendo a aprender" com a francesa Isabelle Ginot

Professora de dança da Universidade de Paris, estará em Fortaleza para o curso de Extensão Dança e Pensamento da Escola Pública de Dança da Vila das Artes.

A pesquisadora e professora de dança da Universidade Paris VIII, Isabelle Ginot, estará em Fortaleza ministrando aulas no curso de extensão Dança e Pensamento da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, equipamento vinculado á Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza.

O módulo "Práticas Somáticas Alternativas e a Dança - o método Feldenkrais", acontecerá de 28 de julho a 2 de agosto, das 19h às 22h e no sábado de 9h ás 12h. Para este módulo a Vila das Artes abre, gratuitamente, inscrições para alunos ouvintes até dia 24 de julho. Interessados devem solicitar a ficha de inscrição pelo email [email protected]. Outras informações pelo telefone (85) 3105-1402.

A proposta do curso é levar ao conhecimento dos alunos o método Feldenkrais, um processo de educação somática, bastante utilizado pelos dançarinos contemporâneos no mundo todo. Ensina o "aprender a aprender". Segundo Ginot, o Feldenkrais é um suporte às aquisições técnicas, à prevenção e à reabilitação de lesões "Mas, sobretudo, uma ferramenta de reflexão e de análise sobre as modalidades de aprendizagem tradicional na dança e a maneira pela qual o dançarino é construído por essa tradição".No curso, cada aula será dedicada a uma ou duas sessões de Feldenkrais. "O eixo central será a construção de um projeto individual de aprendizagem, ou seja, como cada um pode encontrar aquilo que ele quer ou necessita, no contexto do ensinamento proposto", exemplifica Ginot.

Isabelle Ginot – Professora do Departamento de Dança da Universidade Paris VIII é praticante do método Feldenkrais. Seu ensino e sua pesquisa abrangem da análise de obras coreográficas contemporâneas (Dominique Bagouet, un labyrinthe dansé, edição do Centre National de la Danse, 1999) à análise das práticas dos dançarinos, especialmente o trabalho em torno da questão da imagem do corpo. Colabora regularmente com intérpretes e coreógrafos contemporâneos na Europa (Rosalind Crisp, Julie Nioche, entre outros) e um dos eixos de sua prática Feldenkrais é a reflexão sobre o uso desse método pelos dançarinos.

Inscrições para alunos ouvintes: até 24 de julho pelo email [email protected] ou na Vila das Artes (Rua General Sampaio, 1632, Casa 4, Centro). Aulas do curso de extensão: de 28 a 2 de agosto. Informações pelo telefone (85) 3105-1402. Grátis.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira