Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/07/2008 - 09:40

MAUÁ terá duas equipes na disputa da 5ª Maratona Universitária da Eficiência em São Paulo

Instituição compete pela terceira vez com dois protótipos na modalidade gasolina.

O rendimento do motor é a principal aposta dos estudantes do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia para o bom desempenho das equipes da instituição na 5ª Maratona Universitária da Eficiência, em São Paulo. Em sua terceira participação na competição, que acontece de 24 a 26 de julho no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, a Mauá será representada por dois protótipos desenvolvidos por alunos do curso de Engenharia. Os estudantes confiam nas alterações introduzidas no motor dos veículos para obter um melhor rendimento e conseqüentemente uma melhor classificação nas provas da edição 2008 do evento. Os dois protótipos competirão na modalidade gasolina.

“Neste ano, as equipes se preocuparam muito mais com os motores, que estão mais econômicos e agora contam com um sistema de ignição eletrônica desenvolvido pelos estudantes”, explica o professor-orientador Éd Cláudio Bordinassi, assinalando que os chassis e as carenagens não sofreram grandes alterações. As mudanças resultaram em veículos melhores em relação aos protótipos usados na competição do ano passado, argumenta o professor. Doze alunos de várias habilitações do curso de Engenharia compõem as equipes que representarão a Mauá nas provas. Além de Bordinassi, outros dois docentes da Instituição, Guilherme Lebrão e Marcelo Oliveira, orientaram a construção da carenagem dos protótipos.

Alunos e professores encaram a participação na Maratona Universitária da Eficiência como uma oportunidade de expandir o aprendizado, além de ser uma ótima chance para troca de experiências. Contribuir com um tema tão importante atualmente, como a eficiência energética, é outro fator considerado relevante pelos participantes. A competição é disputada em um circuito oval e a cada ano conta com mais concorrentes. Neste ano está prevista a presença de 30 equipes de 14 universidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A competição - A Maratona Universitária da Eficiência é dividida em duas modalidades: gasolina e elétrica. A Mauá vai competir na modalidade gasolina, na qual o veículo pode efetuar um percurso pré-definido até três vezes, em um tempo determinado. Ao término de cada trajeto é verificada a quantidade de gasolina restante e calculada a distância que seria percorrida pelo carro com um litro de combustível; prevalece o melhor dos três resultados. Na modalidade elétrica o objetivo é completar o mesmo percurso com o menor consumo de energia elétrica fornecida por uma bateria.

Em ambas as modalidades, a classificação resulta da somatória das pontuações atribuídas pelos cinco integrantes da Comissão Julgadora, que avaliam os projetos dos veículos – apresentados com antecedência pelos participantes – e o desempenho dos protótipos durante o evento. No projeto, além da eficiência energética, questões como inovação tecnológica, segurança do piloto e impacto ambiental, são determinantes para a avaliação das equipes. Em cada categoria serão premiadas as três equipes que alcançarem o menor consumo energético. | Site www.maratonadaeficiencia.com.br.

Instituto Mauá de Tecnologia – IMT: O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está localizado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira