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19/07/2008 - 07:43

Adoção de IP Enabled atrasa a entrada da telefonia IP no Brasil

Com a opção por sistemas que estacionam no meio do caminho entre a tecnologia TDM e IP, são poucas as empresas nacionais que se beneficiam das comunicações unificadas.

São Paulo– Contra a corrente mundial, em que a maioria das multinacionais migrou há anos o PABX TDM tradicional para o PABX digital e, agora, para a telefonia IP, muitas empresas no Brasil trilharam seu próprio rumo ao elegerem uma tecnologia intermediária, o IP Enabled. Essa tecnologia as coloca um pouco mais distantes da unificação total de suas comunicações.

“O PABX IP Enabled tem suas vantagens, pois além de reduzir custos de telefonia é um sistema mais barato e fácil de implementar. Mas é fato que esse desvio de caminho torna o processo de migração para o IP puro mais lento e mais custoso, e impede que as empresas brasileiras desfrutem dos benefícios das comunicações unificadas”, diz Vinícius Caetano, analista de telecom da IDC Brasil e responsável pelo estudo TDM IP Inventory and Migration 2008.

O sistema IP Enabled é um sistema típico do Brasil, país que conta com fabricantes de telefonia locais focados no mercado nacional. Em países como o México, por exemplo, onde esses fabricantes locais inexistem, as empresas migraram do padrão TDM diretamente ao IP, sem se atrasarem com o IP Enabled.

O que ainda impede que as empresas migrem sua telefonia completamente para o IP é o alto valor do terminal, que custa em média 200 dólares. Além disso, o IP Enabled já atende às necessidades das empresas que almejam somente a redução de custos de ligação entre diferentes “sites” e não conhecem os benefícios das comunicações unificadas.

Segundo dados da IDC, o Brasil conta atualmente com pouco mais de 800 mil ramais IP e um número de ramais TDM dezenas de vezes superior, o que coloca o país entre os mais atrasados da América Latina. “Mas, a tendência, num prazo mais longo, é que as empresas brasileiras percebam que para se manter competitivas terão que se render ao valor do IP, aliando a redução das contas telefônicas com a produtividade e a colaboração propiciadas pelas comunicações unificadas”, analisa Caetano.

Perfil da IDC - IDC, empresa líder em inteligência de mercado, consultoria e conferências nos segmentos de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, utiliza sua extensa base de conhecimento sobre o mercado, provedores e consumidores para auxiliar seus clientes no endereçamento de questões estratégicas relativas à oferta e ao uso de soluções tecnológicas. A IDC possui mais de 900 analistas, distribuídos em 90 países, e há mais de 43 anos provê informação global, regional e local sobre tecnologias, oportunidades e tendências. || www.idcbrasil.com.br

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