Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Instituto Coca-Cola Brasil empossa conselho no Rio de Janeiro


O Conselho do Instituto terá 14 membros que representam vários setores da sociedade, o objetivo do Conselho é aproximar ainda mais o Instituto das demandas da sociedade e aprimorar a atuação da entidade, na oportunidade a empresa também lança a Loja Coca-Cola, que arrecadará recursos adicionais para aplicação nos programas do Instituto.

O Conselho Consultivo do Instituto Coca-Cola Brasil realizou sua reunião inaugural em 31 de outubro. Para o Conselho, a diretoria do Instituto convidou profissionais de destaque na sociedade, que terão o papel de colaborar para o aprimoramento da sua gestão em responsabilidade social e ambiental. O evento serviu também para o lançamento da Loja Coca-Cola, que, através da venda de produtos licenciados da marca, arrecadará fundos adicionais para os programas sociais do Instituto.

“A criação do Conselho é um passo adiante de todo o Sistema Coca-Cola Brasil na direção do desenvolvimento sustentável: é o momento em que a sociedade passa a ter voz nos rumos do Instituto Coca-Cola Brasil, participando da sua gestão. Com isto, garantimos cada vez mais que as nossas iniciativas em responsabilidade social e ambiental correspondem às expectativas da sociedade. Desta maneira, o Conselho estará colaborando para alcançarmos nosso principal objetivo: fazer a diferença para termos um País melhor”, disse Brian Smith, presidente da Coca-Cola Brasil.

O Instituto Coca-Cola Brasil centraliza a gerência dos projetos sociais e ambientais transformadores promovidos em âmbito nacional pela Coca-Cola Brasil e seus 17 grupos fabricantes regionais. O Conselho terá como funções assessorar a administração do Instituto, orientar as políticas econômicas, sociais e financeiras e opinar sobre matérias que sejam submetidas pela Diretoria do ICCB.

Conselho consultivo: André Balbi -Rexam | Carlos Lohmann- Rio de Janeiro Refrescos | César Andrada -Associação dos Fabricantes Brasileiros de Coca-Cola | Hendrik Steckhan- Coca Cola Brasil | Isabel Filardis -A Força do Bem e Doe seu Lixo | José Luiz Cutrale -Suco Cítrico Cutrale | Marco Simões -Coca-Cola Brasil | Ricardo Mello Renosa – Refrigerantes do Noroeste | Ricardo Vontobel -Vonpar Refrescos | Robert Wilson -Escola Americana e Opportunity Equity Partners | Roberto Civita Editora Abril | Rodrigo Caracas -Coca Cola Brasil | Viviane Senna -Instituto Ayrton Senna Walter Susini- Coca-Cola América Latina. www.institutococacolabrasil.com.br

“A presença de personalidades notáveis em nosso Conselho Consultivo ajudará a garantir a perenidade e a qualidade dos nossos programas”, disse o diretor-superintendente do Conselho, Marco Simões.

Loja Coca-Cola Brasil - Os programas de responsabilidade social e ambiental do Instituto Coca-Cola Brasil terão muito em breve mais uma fonte de financiamento. A empresa aproveitou a reunião de posse do Conselho para anunciar a criação da Loja Coca-Cola Brasil (www.lojacocacola.com.br), primeira experiência de venda “on line” da empresa, que destinará seus lucros para os programas sociais do Instituto.

A Loja Coca-Cola Brasil será administrada pela Americanas.Com, que cuidará da administração de toda a sua parte comercial, além de promover o novo espaço em seu site principal. Venderá produtos variados como mochilas, camisas e relógios.

Um grande diferencial da Loja Coca-Cola Brasil será a possibilidade de o consumidor indicar que projeto do Instituto gostaria de apoiar no ato da compra. “Queremos ter esta conexão direta com o “freqüentador” da loja, oferecendo a ele a oportunidade de participar diretamente e, além de colaborar com a sua compra, decidir qual dos programas ele quer beneficiar”, comenta Marco Simões.

A Loja Coca-Cola Brasil terá, ainda, campanhas de mídia impressa e online para sua divulgação. Os produtos estão sendo selecionados com muito cuidado porque devem ter, nas suas categorias, o mesmo padrão de qualidade que a Coca-Cola dá aos seus produtos. Prevista para entrar no ar em 20 de novembro, a Loja deverá colocar à venda, na primeira fase, cerca de 20 produtos. Posteriormente, deverão ser 100 produtos à disposição do público. O pagamento pelos produtos seguirá os padrões do site Americanas.Com.

“Investir nas comunidades em que está presente é uma prioridade mundial da Coca-Cola. Esta foi uma forma que encontramos no Brasil de atender a esta prioridade: como a marca Coca-Cola possui um glamour incomparável, decidimos colocá-lo a serviço dos nossos programas sociais, gerando fundos adicionais para o Instituto”, explica Marco Simões.

Projetos - A atuação do Instituto Coca-Cola Brasil dá ênfase a programas nas áreas da educação, vida saudável e meio ambiente. Os principais programas ligados ao Instituto são o Programa de Valorização do Jovem; o Restaurante Comunitário Prato Popular; e o Reciclou, Ganhou.

Programa de Valorização do Jovem - O Programa de Valorização do Jovem foi implantado em 1999, com o objetivo de reduzir a evasão escolar no ensino público fundamental. No Brasil, já foram beneficiados mais de 18 mil estudantes em oito estados (RJ; SP; MT; PE; MG; GO; PR e PB). A mecânica do programa prevê que, em cada escola associada ao programa, alunos da 5ª à 7ª série com grave risco de evasão atuem como monitores de estudo de alunos da 1ª à 4ª série, igualmente com dificuldades de aprendizado. A evasão escolar média dos participantes do programa é de 0,7%, contra uma média nacional de 12% registrada pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Prato Popular - O projeto do Restaurante Comunitário Prato Popular é uma iniciativa da Coca-Cola que visa diminuir o problema da fome que atinge parte da população brasileira. A idéia do projeto é fornecer em média 300 refeições diárias, em cada localidade, para aqueles que, de outra forma, não poderiam alimentar-se adequadamente para poder trabalhar e desempenhar suas atividades. O restaurante, na prática, serve também como ferramenta de resgate da cidadania. A opção por cobrar o valor simbólico de R$ 1 faz com que os usuários percebam-se capazes de prover o próprio sustento, o que não acontecia antes com a maioria deles. Todos os usuários dos restaurante são previamente cadastrados para evitar que pessoas que não necessitam da ajuda sejam favorecidas em lugar dos mais necessitados. O número de refeições servidas até hoje supera os 2,2 milhões.

O Prato Popular é um programa que serve tanto para atender necessidades urgentes dos usuários, a fome, quanto é capaz de promover a reinclusão do usuário na sociedade, devolvendo-lhes a dignidade através da alimentação e de projetos de inclusão digital, ensino de música etc.

Reciclou, Ganhou - Criado pela Coca-Cola Brasil em 1996, o programa “Reciclou, Ganhou” é uma das iniciativas que colaboram para que o Brasil seja recordista na reciclagem de embalagens de alumínio, com um índice de 96%. O programa está presente em 23 estados e já promoveu a coleta e a reciclagem de 180 milhões embalagens pós-consumo. Através de projetos educacionais de conscientização ambiental e parcerias com escolas públicas e privadas, hospitais, entidades filantrópicas, estabelecimentos comerciais, associações de moradores, cooperativas de reciclagem e catadores autônomos, o material reciclável é recolhido e encaminhado para uma nova indústria que surge, a indústria da reciclagem de materiais. O “Reciclou, Ganhou” não só é um programa educacional e ambiental como também atua na área social, resgatando a dignidade de desempregados e moradores de rua, colaborando para que eles possam ganhar seu sustento de forma honesta e ecológica.

Sistema Coca-Cola Brasil - O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola e 17 grupos fabricantes brasileiros, emprega diretamente mais de 31 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 310 mil empregos. Em 2005, adquiriu R$ 3,5 bilhões em produtos e serviços e recolheu R$ 2,6 bilhões em impostos no País. O Sistema Coca-Cola Brasil investiu mais de R$ 3 bilhões no Brasil nos últimos cinco anos. A Coca-Cola Brasil foi a vencedora da Woodruff Cup 2005, que aponta a melhor operação de Coca-Cola no mundo segundo critérios de responsabilidade social e ambiental e desempenho financeiros e vendas .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira