Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/07/2008 - 08:28

Abigraf lança 1º Congresso de Impressão digital (Condigi)

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) realizou no dia 16 de julho (quarta-feira),, em sua sede no bairro do Paraíso, uma coletiva de imprensa para o lançamento oficial do 1º Congresso de Impressão Digital (Condigi). Cerca de 15 pessoas estiveram presentes, dentre elas profissionais do setor, além do presidente da Abigraf São Paulo, Fabio Arruda Mortara; o coordenador do GE-DIGI, Flávio Medeiros; e o vice -coordenador, Arno Witte; que falaram sobre a importância da criação deste congresso, uma vez que as gráficas digitais tem sido consideradas um dos principais sistemas de impressão na indústria gráfica do futuro.

Os especialistas abordaram questões relacionadas às tendências de mercado, incluindo processos e aplicabilidades como o VDP (Variable Data Print), e o Transpromo para o mercado de marketing direto.

O Condigi, que será realizado de forma paralela ao 14° Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf), entre 14 e 17 de outubro, no Palácio das Convenções do Parque Anhembi, trará palestras de renomados profissionais nacionais e internacionais, dentre os quais figuram Frank Romano – o papa da impressão digital; Efraim Kapulski, presidente da Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD) e Bruno Mortara, consultor de impressão e pré-impressão da ABTG.

A coletiva além de esclarecer alguns aspectos do congresso, também abordou importantes dados sobre o futuro do mercado de trabalho do gráfico, assim como as mudanças que se vislumbram em sua capacitação e áreas de trabalho. Witte explicou que a tendência é que o grau de escolaridade do profissional gráfico continue aumentando. “Não haverá um profissional especializado em offset e outro em digital. As escolas deverão dar formação completa” e terminou dizendo que, apesar de a Escola SENAI Theobaldo De Nigris ser especializada na preparação de pessoas para trabalhar nos métodos convencionais, “esta realidade está mudando. Estuda-se, até mesmo, a inclusão de uma matéria específica para Transpromo”.

Além disso, uma vez que as gráficas digitais têm sido consideradas um dos principais sistemas de impressão na indústria gráfica do futuro, há previsão de que gráficas convencionais passem a contar com máquinas de tecnologia digital convivendo no mesmo ambiente que as offsets.

“Algumas gráficas convencionais já começaram a sentir a necessidade de incorporar, aos serviços que prestam, as possibilidades disponibilizadas pela impressão digital. Num mercado cada vez mais competitivo é de grande relevância ao empresário gráfico saber agregar valor aos trabalhos que realiza”, explicou Bruno Mortara.

Para completar, Medeiros anunciou a realização do “1° Prêmio Condigi”. O concurso pretende premiar os melhores trabalhos com uso de tecnologia digital, desenvolvidos por estudantes de comunicação. “Como a maioria das faculdades não desenvolve o tema em sala de aula, ofereceremos, para os grupos inscritos um curso preparatório para que estes alunos entendam e estejam capacitados a apresentar um projeto que envolve a tecnologia”. Os primeiros colocados ganharão um curso sobre impressão de dados variáveis que será realizado no Institute of Standarts and Tecnology, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, além de poder visitar gráficas digitais naquele país e participar do coquetel de encerramento do evento, no Terraço Daslu. || www.abtg.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira