Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2008 - 10:19

Internet sem fio na praia de Copacabana

Moradores, turistas, visitantes e freqüentadores da orla de Copacabana poderão ter acesso à internet, gratuitamente, através de uma rede de comunicação em banda larga sem fio.

O governador Sérgio Cabral e o secretário de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso inauguram no dia 22 (terça-feira), o Orla Digital, em Copacabana, Rio de Janeiro, um sistema de internet  gratuito a céu aberto, conhecido como Wi-Fi. Este é o primeiro resultado prático do projeto Orla Digital, lançado em janeiro deste ano, sob a coordenação técnica da COPPE / UFRJ, e financiado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (SECT), com verba da Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O projeto conta com apoio da prefeitura, que disponibilizou a infra-estrutura de postes e dutos da RioLuz para a instalação de equipamentos de rádio e a passagem de cabos de fibra ótica.

 

Seguindo seu cronograma de implantação, o Orla Digital será realizado em duas etapas, a primeira em 22 de julho e a segunda no fim de agosto deste ano. A medida é necessária devido ao pioneirismo do projeto: será verificada a demanda do serviço na primeira etapa, para que ajustes finos e demais correções possam ser realizados, afim de manter a qualidade em toda a orla.

O projeto técnico é coordenado pelos professores Luís Felipe Magalhães de Moraes e Claudio Amorim, responsáveis, respectivamente, pelos Laboratórios de Redes de Alta Velocidade (Ravel) e Computação Paralela (LCP), do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ.

Com tecnologia Motomesh, da empresa Motorola, a cobertura do sinal na orla será formada por quatro células de comunicação em malha (“mesh”), interligadas. As tarefas envolvendo a implementação e configuração da rede e do software de gerência de rede estão sendo realizadas em conjunto com as equipes da Rede-Rio / Faperj e da empresa de engenharia Mibra, responsável também pela execução das obras e instalações.

O acesso sem fio à internet cobrirá toda a Avenida Atlântica, podendo ainda alcançar trechos de algumas ruas transversais próximas à orla. “A implantação dessa tecnologia de ponta traz benefícios para várias áreas, como turismo, segurança, ensino e comércio. Será possível, por exemplo, para um comerciante comprar e vender seus produtos pela rede, diminuindo, dessa forma, seus custos em até 20%”, ressalta o secretário. | www.cienciaetecnologia.rj.gov.br | www.planeta.coppe.ufrj.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira