Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2008 - 10:31

Canoas é a primeira cidade do país a implantar técnica que vai salvar a vida de milhares de pessoas


O Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) passa a contar com modelo de atendimento inédito no país para salvar a vida e evitar seqüelas de pacientes durante os primeiros sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O prefeito de Canoas e médico emergencista, Marcos Ronchetti, lançou nesta sexta-feira, 18/07, o projeto piloto do Programa Nacional de Atendimento ao Acidente Vascular Cerebral que irá atender pacientes no HPSC com o uso da telemedicina.

Através da técnica, a aplicação de medicamento pode ser coordenada por uma equipe de profissionais especializados em Porto Alegre – coordenados pela neurologista Sheila Martins – com a ajuda de um programa que conecta o tomógrafo – para avaliação da tomografia de crânio – e a web cam – para a visualização do paciente – à internet.

Segundo o prefeito, a maior dificuldade é a capacitação de profissionais para aplicação do medicamento, que exige um neurologista vascular ou um médico radiologista especializado em AVC para avaliação da tomografia, além de um neurologista experiente no tratamento do AVC para aplicação da medicação. Com o uso da telemedicina esse problema será solucionado.

O medicamento rtPA, ativador do plasminogêneo tecidual recombinante, é a única forma de tratamento do AVC. No Brasil, aproximadamente 32 centros fazem o uso desse remédio, sendo que apenas 13 prestam o atendimento pelo SUS. No Rio Grande do Sul, por enquanto somente os hospitais de Clínicas e São Lucas, da PUC, ambos em Porto Alegre, utilizam a droga pelo SUS. Em breve, a Santa Casa oferecerá essa possibilidade de tratamento.

Conforme dados do Programa Nacional de Atendimento ao AVC, 20% dos brasileiros chegam dentro dessas três horas de ocorrência dos sintomas, mas a maioria dos hospitais brasileiros não está capacitada para esse atendimento. | Foto: Secretário Municipal de Gestão Hospitalar – HPSC, Sérgio Frederes, Secretário Estadual da Saúde, Osmar Terra, prefeito de Canoas, Marcos Ronchetti

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira