Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2008 - 10:38

Produções de Iúna e Pernambuco recebem o troféu Pico da Bandeira na Mova Caparaó

Iúna recebeu o troféu Pico da Bandeira no encerramento da Mostra de Vídeos Ambientais do Caparaó, a Mova, que agitou a pacata Muniz Freire durante quatro dias. O vídeo vencedor “Samba da Saudade” concorreu com dez produções realizadas pelos municípios participantes da mostra, todos da região do entorno capixaba do Parque Nacional do Caparaó. A mostra também fez uma menção honrosa na 3ª Mostra Competitiva Caparoense, premiando o documentário “Loló”, realizado na oficina do município de Ibitirama.

Na 5ª Mostra Competitiva Nacional, o Estado de Pernambuco fez bonito. O documentário “Terra Livre”, com direção de Ernesto Teodósio, do coletivo Telephone Colorido, ganhou como melhor filme. Outro vídeo do Recife recebeu menção honrosa – “Até onde a vista alcança”, de Felipe Peres Calheiros. A ficção “Ecos da Terra” foi escolhido como melhor filme por voto popular.

Tripé cultura ambiente e turismo - Sustentada no tripé cultura, ambiente e turismo, a mostra envolveu 11 municípios da região capixaba do entorno do Parque Nacional do Caparaó: Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

A mostra surgiu da necessidade de ampliar as discussões ambientais na região e de promover as potencialidades ecológicas e turísticas. Tem por finalidade divulgar, exibir e premiar o audiovisual com temática ambiental realizado no País, e em especial, nos municípios envolvidos, que não possuem salas de cinema.

História premiada - Desde a primeira edição do evento, realizada em 2004, foram exibidos 158 títulos de filmes digitais com temática ambiental. Neste período foram realizadas 60 oficinas. Estas ações contaram com a participação de 1.500 moradores dos 11 municípios.

O Prêmio Cultura Viva, promovido pelo Ministério da Cultura, classificou a Mova Caparaó em segundo lugar na categoria gestão pública, como iniciativa nacional que valoriza a cultura como meio de consolidação da identidade e de construção da cidadania.

Pelo seu formato alternativo de gestão compartilhada e pública, a Mova Caparaó pode ser aplicada e transposta a outras comunidades e realidades em qualquer lugar do mundo. O importante é que os objetivos e as estratégias estejam adequados ao público-alvo pretendido e que propiciem a participação da população em atividades culturais, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania plena, envolvam a construção de saberes e gerem modelos de ação inovadoras que possam servir de referência para novas experiências.

Vencedores da Mova Caparaó, 5ª Mostra Competitiva Nacional, Júri popular – “Ecos da Terra”, de Paulo Abel, de São Paulo, Melhor filme – “Terra Livre” – direção de Ernesto Teodósio, do coletivo Telephone Colorido, de Recife – Pernambuco, Menção honrosa – “Até onde a vista alcança”, de Felipe Peres Calheiros, de Pernambuco.

3ª Mostra Competitiva Caparoense, Melhor filme – “Samba da Saudade”, oficina realizada no município de Iúna. Menção honrosa – Loló – oficina realizada em Ibitirama.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira