Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2008 - 11:05

Anedotas picantes num livro febril


Evento de lançamento acontecerá em Ribeirão Preto. “Dos livros que escrevi, esse me foi o mais fácil. Recebi os textos praticamente prontos de um tabelião da cidade de Batatais...”

É assim que o jornalista e escritor João Garcia Duarte Neto abre seu terceiro livro, que só escapa de ser uma não-ficção, porque, aos relatos que realmente recebeu prontos, o autor acrescenta, com sua veia de cronista bem-humorado, e de incansável observador de seu tempo, a exposição implacável de costumes e vicissitudes através de impagáveis tiradas. São personagens tão reais quanto as que você encontra logo ali na esquina. Com uma diferença: nunca são óbvias. E quando não comoventes, chegam a ser hilariantes. Arrancam lágrimas e gargalhadas. Indiferença, jamais. São pessoas apaixonantes.

A narrativa, no melhor tom do néo- realismo, esbarra no realismo fantástico, ao recriar figuras do universo caipira, da história brasileira do fim do século 19 e boa parte do século 20. Por isso, também, os casos relatados compõem um cenário que interessa a todos os que se debruçam sobre a vida brasileira: “abrangem, largo período de tempo, aproximadamente de 1894 a 1964, exatamente o ano em que o Brasil perdeu um pouco de sua graça”, escreve o autor, alfinetando o passado recente.

“As Anedotas Picantes do Dr.Gabriel” mostra um universo cruel e picaresco onde circulam coronéis, apaniguados, mulheres fáceis ou beatas, amantes burlescos e adultérios à moda da roça: no mato, ao som da sanfona, com as bênçãos do marido. Também se esmiúça a aristocracia rural decadente e as mazelas de um tempo cinzento, em que a redenção só chega através da religião, do sonho, do sexo, ou - no caso desse livro - da boa literatura. Vale a pena mencionar também a fina técnica do autor ao manter, durante toda a leitura, um suspense intrigante que só se resolverá no fim da obra, como convém aos melhores livros policiais.

Esta é a terceira obra publicada pelo jornalista João Garcia, que escreveu também “Dioguinho, o Matador de Punhos de Renda”- sobre o bandido caipira mais famoso do interior paulista e “O Caminho do Ouro” - o relato sobre a reportagem feita em cima de cavalo, percorrendo mais de 1.600 quilômetros do caminho do bandeirante Anhangüera, entre São Paulo e Goiás.

O título deste livro foi escolhido pelo editor Sérgio de Souza [1934-2008], que fez a revisão do texto de João Garcia - um de seus últimos e históricos trabalhos à frente da Editora Casa Amarela.

Perfil do autor - João Garcia Duarte Neto, paulista de Santa Rosa de Viterbo, tem 37 anos de Jornalismo - Fez sua iniciação profissional em São Paulo, capital, na revista “Bondinho”, editada por Sérgio de Souza e José Hamilton Ribeiro. Trabalhou em redações de vanguarda em São José do Rio Preto, Campinas e Ribeirão Preto, ajudando a implantar uma nova escola de Jornalismo no interior de São Paulo. Já na EPTV Ribeirão, onde foi editor, produtor, chefe de reportagem e gerente divisional, recebeu em 1992 o prêmio Libero Badaró de Jornalismo pelo melhor programa de televisão do ano, o documentário “O Canto da Piracema”. Casado, 3 filhos, dois netos, é hoje diretor editorial de A Cidade, de Ribeirão Preto, SP, onde comandou a reformulação bem-sucedida de um dos mais antigos e tradicionais jornais brasileiros.

Formato:14x21cm | Acabamento: brochura | 192 páginas | ISBN: 978-85-60814-16-9 | Preço: R$ 32,90 | Fone: (11) 3819-0130 | E-mail: [email protected] | www.carosamigos.com.br [“As Anedotas Picantes do Dr.Gabriel” – foi lançado no dia 18 de julho, em Ribeirão Preto (SP) ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira