Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2008 - 11:27

Nova Cedae inaugura novo sistema de esgotos na Zona Sul

A Nova Cedae inaugura na manhã de 22 de julho (terça-feira), na Rua Farme de Amoedo, esquina com Prudente de Moares, em Ipanema, Zona Sul do Rio, a nova Elevatória de Esgotos Farme de Amoedo. O evento é mais uma realização que vai ao encontro aos compromissos do país junto ao COI – Comitê Olímpico Brasileiro, para escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

A inauguração da elevatória Farme de Amoedo, totalmente reformada, faz parte do Programa de Modernização das Elevatórias da Zona Sul da Cedae, que em 2008 já inaugurou a de Saturnino de Brito, em Copacabana, Jardim Botânico e Corte de Cantagalo e que em breve estará entregando à população carioca as novas elevatórias Hípica, José Mariano (na saída do Túnel Rebouças), Caiçaras e Leblon. A reforma da elevatória Farme de Amoedo beneficiará diretamente 70 mil moradores da região.

- A população da Cidade do Rio está recebendo a modernização da quarta elevatória de esgotos situada no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas em um prazo de três meses. É mais uma unidade totalmente reformada entregue à população carioca. Como as demais elevatórias (Saturnino de Brito, Jardim Botânico e Corte de Cantagalo), a unidade da Farme de Amoedo vai funcionar com total segurança operacional, reduzindo a ocorrência de acidentes e trazendo maior proteção ao meio-ambiente da Lagoa Rodrigo de Freitas. A nova elevatória bombeará 200 litros de esgotos por segundo, atendendo ao Arpoador, parte de Ipanema e à região do Posto Seis. Os esgotos serão transportados até o Emissário Submarino de Ipanema com maior eficiência, confiabilidade e com redução considerável de custos operacionais – assinala Victer.

A modernização da elevatória da Farme de Amoedo consistiu na substituição de três conjuntos de bombas com 60 CV de potência cada uma. Além disso, os painéis elétricos, responsáveis pela operação das bombas, também foram modernizados foram modernizados. As instalações da elevatória também passaram por recuperação estrutural civil. A sala de operação da elevatória foi totalmente adequada às novas funções.

- A entrega dessas quatro elevatórias, em menos de um ano, trará grandes benefícios ao sistema de esgotamento sanitário da Zona Sul do Rio e para o ecossistema da Lagoa Rodrigo de Freitas. Mas as novas unidades trarão benefícios não apenas para o meio ambiente, mas para a qualidade de vida dos cariocas que freqüentam este cartão postal que é a Lagoa. Os benefícios ao ecossistema da Lagoa Rodrigo de Freitas serão enormes, pois todas elevatórias vão operar com mais segurança, reduzindo os riscos ambientais - destaca o presidente da Nova Cedae.

A reforma da Elevatória da farme de Amoedo está convergente com o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) da Lagoa, onde foram estabelecidos um conjunto de ações para a melhoria das condições do esgotamento sanitário da região, e contou com recursos do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental) e do Fes (Fundo Estadual de Saúde).

Presente no evento o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, da secretária do Ambiente, Marilene Ramos, e do presidente da Nova Cedae, Wagner Victer. | Para mais informações sobre a CEDAE, através do banner lincado neste Canal ou no Canal Empresas e Negócios deste portal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira