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23/07/2008 - 09:50

Estender o acesso às informações a todos usuários e adotar o Pervasive BI são os próximos passos das Lojas Marisa

A rede varejista é uma das pioneiras no Brasil a tornar a aplicação do BI disponível nos mais variados níveis e etapas dos processos. A ampla disponibilização da solução MicroStrategy permitiu um maior conhecimento do negócio e da performance de cada uma das áreas, inclusive dos mais de 200 pontos- de- venda espalhados por todo o território nacional. Entre os planos futuros estão agregar valor à ferramenta por meio da sua associação com iniciativas de RFID.

São Paulo - Com uma história de 12 anos de utilização da solução de business intelligence (BI) da MicroStrategy, as Lojas Marisa, maior rede de lojas especializadas em moda e moda íntima feminina, é um bom exemplo de que a análise detalhada e com qualidade das informações é capaz de alavancar vendas, impactando positivamente o negócio de uma companhia. A empresa é uma das pioneiras a caminhar para a evolução natural do business intelligence, o Pervasive BI, tornando a aplicação do BI disponível nos mais variados níveis e etapas dos processos, desde o mais estratégico até a linha de frente, permitindo a identificação de novas oportunidades de negócios.

Wagner Oliveira, da área de inovação e suporte ao negócio das Lojas Marisa, afirma que atualmente a rede de lojas encontra-se em um estágio bastante maduro em relação à utilização da plataforma de BI da MicroStrategy. A última área a ter as suas informações incorporadas ao BI foi a de telecomunicações, em 2007, no entanto, a solução da MicroStrategy vem sendo utilizada também nos departamentos contábil, comercial, prevenção de perdas, financeiro, vendas, marketing, logística e no administrativo do cartão Marisa (responsável por outras áreas como cobrança, crédito, fraude e call center).

Graças à ampla aplicação do BI e à integração dos departamentos, informações gerenciais, relacionadas ao perfil e comportamento de compras do consumidor, gestão de categorias de produtos, envolvendo dados de pedidos, notas, estoques, etc, estão disponíveis e podem ser analisadas pelos usuários de toda a rede. Com base nos indicadores gerados, também é possível programar ações que resultem em aumento direto no volume de vendas. Além disso, alertas via e-mail, smarthpones e nos pontos-de-venda (PDV) são disponibilizados pela ferramenta Narrowcast Server, ajudando a diminuir o risco operacional, avisando, por exemplo que determinado caixa estaria com quantidade de dinheiro superior ao necessário.

Esse cenário trouxe para as Lojas Marisa e seus clientes internos mais agilidade na tomada de decisão e um maior conhecimento do negócio e da performance de cada uma das áreas, inclusive dos mais de 200 pontos-de-venda espalhados por todo território nacional. “O departamento de marketing descobriu, por exemplo, que os clientes de alto valor da empresa, ou seja, os mais rentáveis, demoravam a retornar às lojas depois de grandes investimentos. Com base no perfil de compra de cada um deles, foram elaboradas campanhas. A área de marketing define os critérios e o BI automaticamente disponibiliza para os responsáveis as informações necessárias sobre cada uma das pessoas que serão contatadas. Deste modo, de forma descentralizada, cada loja fica responsável por falar com os seus próprios clientes, o que resultou em um crescimento de retorno às lojas de cerca de 15%. Além disso, 83% destes clientes disseram que não teriam voltado imediatamente à loja se não tivessem recebido as ofertas de acordo com o seu perfil”, explica Oliveira.

A evolução do BI dentro da Marisa - Para atingir esse estágio de amadurecimento em que se encontra o BI, desde 1996, a área de TI das Lojas Marisa trabalha na construção de uma solução que permitisse a ampliação da sua utilização e que acompanhasse o crescimento da organização. Na primeira fase, segundo Oliveira, o objetivo era obter conhecimento do negócio por meio de dados detalhados e os desafios estavam ligados à diversidade de sistemas e fontes de informações, alto custo e tempo para obtenção dos mesmos, afinal as tarefas até então eram manuais e repetitivas. “Entre 2000 e 2001, iniciou-se uma fase de transformação, atualizando a tecnologia e ajustando a perfomance. Passamos a planejar a capacidade, projetar o volume de dados e treinar os usuários para que houvesse uma discussão dos conceitos dos indicadores de performance. A idéia era nortear as decisões e posicionar a companhia à frente da concorrência”, comenta.

Já a partir de 2002 e até o final de 2007, a aplicação do BI passou a ser mais estratégica. O volume de informações havia aumentado e a companhia estava mudando o seu foco de negócio. Foi nesse momento que novos departamentos foram incorporados e surgiram as iniciativas de análise de clientes. “Os usuários começaram a demandar mais aplicações e o BI passou a ser utilizado na gestão e controle dos negócios, interação com o cliente e para identificar novas oportunidades de vendas. A gestão de demanda foi bastante importante para manter o foco dos trabalhos e dar subsídio para um crescimento paulatino”, finaliza.

Como a idéia é cada vez mais estender o acesso das informações para outros usuários e efetivar a adoção do conceito de Pervasive BI, entre os planos futuros, já a partir deste ano até 2010,está agregar valor à solução de BI da MicroStrategy por meio da sua associação com as iniciativas de Radio Frequency Identification (RFID). Além de maior eficiência operacional, será possível conhecer informações detalhadas das várias atividades e processos que ocorrem durante a movimentação de cada um dos produtos, desde o centro de distribuição até internamente nas lojas. Questões como tempo que permaneceu na prateleira e quantas vezes determinado artigo foi enviado ao provador, poderão ser respondidas. Os objetivos a serem atingidos são a avaliação de informações estratégicas em tempo real e administrar eficientemente os processos de qualidade.

Perfil da MicroStrategy - Fundada em 1989, a MicroStrategy é líder global em tecnologia de business intelligence (BI). A MicroStrategy disponibiliza software para relatórios integrados, análises e monitoramento, que auxiliam as organizações líderes de todo o mundo a tomarem melhores decisões de negócios, todos os dias. A escolha pela tecnologia MicroStrategy se dá por suas habilidades técnicas avançadas, capacidade de análise sofisticada e superior escalabilidade de dados e de usuários. Mais informações sobre a MicroStrategy Inc. (Nasdaq: MSTR) estão disponíveis no web site www.microstrategy.com.

MicroStrategy e MicroStrategy Business Intelligence são marcas registradas da MicroStrategy Incorporated nos Estados Unidos e em diversos países. Outros nomes de produtos e companhias mencionados aqui podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários.

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