Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2008 - 10:11

“Filhos do Brasil”: O Retrato do problema da criança e adolescente no Brasil

A Mostra Filhos do Brasil busca chamar atenção da sociedade e dos gestores públicos para a realidade cruel da criança Brasileira, para despertar o respeito pelo Brasil e pelos cidadãos brasileiros fomentando a inclusão e o perfeito entendimento humano.

A Mostra passará pelas principais cidades do país no período de um ano e, é o resultado do Concurso de fotos e vídeos do mesmo nome.

Este concurso possibilitou uma radiografia do problema da criança no Brasil.

Idealizada em 2005, como resposta à exclusão e violência com que é tratada a criança brasileira, "Filhos do Brasil - Desordem e Progresso” têm como proposta sensibilizar e conscientizar a sociedade para a importância da integração, do diálogo e do respeito à criança e ao adolescente.

Vamos levar a mensagem do respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio de um Programa amplo que inicia com o concurso, seguido da exposição e em breve um livro, um longa-metragem, um espetáculo de teatro e constantes palestras e debates.

O local escolhido pelo Idecace para o inicio da exibição da mostra que percorrerá o Brasil não poderia ser mais adequado: o Parque do Ibirapuera, uma das maiores áreas verdes da cidade de São Paulo e tradicional ponto de manifestações artísticas e culturais da cidade.

Serão expostos 42 painéis de 3m x 5 m com fotos vindas de várias partes do país. São imagens de grande impacto a favor do entendimento e diálogo.

Entre os painéis, destaque para a foto “Chute na Infância” do fotógrafo Pedro Brandimarte Mendonça primeiro colocado do concurso que retrata o trabalho infantil, uma cena “comum” nos centros urbanos e como diz o ganhador do concurso: “Todos passam por elas com indiferença, sem as verem, sem se comoverem ou se importarem, são apenas parte do cenário”.

As fotos serão acompanhadas de placas com textos e pensamentos de grandes personalidades brasileiras que lutam ou lutaram pela formação de uma nação mais forte como: Darci Ribeiro, Hebert de Souza (Betinho) Monteiro Lobato, entre outras personalidades e algumas citações da Declaração Universal dos Direitos Humanos e Estatuto da Criança e do Adolescente.

Após passar por São Paulo a Mostra segue para Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belo Horizonte.

A Mostra será complementada por uma série de atividades culturais paralelas, também gratuitas e abertas ao grande público promovidas pelo Idecace.

Apresentações ao ar livre, junto à exposição, de grupos de dança e corais representantes da cultura brasileira.

Crianças e jovens alunos das escolas das redes públicas estaduais e municipais serão levados para a exposição e incentivados a refletir sobre os “Filhos do Brasil”, nas diversas atividades arte-educativas haverá também um concurso que elegerá a melhor frase sobre o tema.

"Temos que ter a consciência e entendimento que muitas de nossas crianças estão à margem da sociedade. Não é necessário ir muito longe para vê-las trabalhando nos semáforos, no turismo sexual que explora principalmente a prostituição infantil, e nos lixões dos grandes centros. As nossas perspectivas de futuro estão vinculadas ao subemprego – uma criança chega a ganhar até R$ 600 reais por mês!

Na sua cabeça a rua é bem mais legal, porque enquanto na escola ela tem as responsabilidades e as cobranças, na rua ela tem aventura. Tudo está bem mascarado pelas belezas e pela fecundidade da nossa terra”. Wilson Cardoso, presidente do Instituto Idecace e idealizador do Projeto Filhos do Brasil.

Alameda em frente ao Planetário do Parque do Ibirapuera em São Paulo, dia 24 de julho a 24 de agosto de 2008. Apoios: CMDH (Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo) e UNE ( União Nacional dos Estudantes Universitários e CNU (Conversando com as Nações Unidas). Site: “www.idecace.org.br/filhosdobrasil/voto”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira