Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Macalé faz show na Caixa Cultural

O cantor e compositor Jards Macalé apresenta o espetáculo "Real Grandeza", na Caixa Cultural Rio de Janeiro, nos dias 13 e 14 de fevereiro, a partir das 19h30. Neste show solo ele interpreta o repertório que compôs com o poeta Waly Salomão. No repertório canções clássicas como "Negra Melodia", "Berceuse Crioulle" e "Vapor barato".

Real Grandeza é uma rua no bairro carioca de Botafogo. É ainda o título de uma canção dos anos 70, de Jards Macalé e Waly Salomão, possivelmente a maior parceria de compositores egressa do Tropicalismo. "Real Grandeza" é o título do mais novo álbum de Macalé, com repertório exclusivamente formado pelas canções da dupla, boa parte lançada de maneira esparsa, em discos de Maria Bethânia, Gal Costa e do próprio Jards, entre outros.

Macalé é um violonista e cantor que reinventa suas interpretações. Desde os anos 60, seu nome é sinônimo de novo, de qualidade e ousadia. Uma trilha sonora dos anos 70 não seria possível se não tivesse pelo menos seis músicas desse artista. Com dotes especiais, ele mostra essa pequena enciclopédia da música brasileira com sua atual tranqüilidade.

Em seu novo CD há clássicos de três gerações, entre canções e convidados. Luiz Melodia comparece ao lado de Kassim, Pedro Sá e Domenico, da Orquestra Imperial, em "Negra Melodia", segundo Macalé, o primeiro reggae gravado no Brasil, lançado pelo próprio, no disco "Contrastes" (77). Maria Bethânia embala "Berceuse Crioulle", interpretada no show "Tempo, tempo, tempo, tempo".

Frejat entra de solo de guitarra (e linhas de baixo, teclados, programação) e duo de voz em "Mal secreto", lançada originalmente por Gal Costa. Adriana Calcanhotto canta em "Anjo exterminado", acompanhada pelo violão e voz de Jards. O maestro Cristóvão Bastos dedilha o piano em "Dona de Castelo" e "Senhor dos sábados", além da já citada "Berceuse Crioulle".

Do acústico ao eletrônico: "Vapor barato", hino libertário que perpassa décadas, de Gal Fa-Tal ao Rappa, tem a participação pós-moderna do grupo Vulgue Tolstoi, com Junior Tostoi na craviola, Marcelo H nos vocais e Rodrigo Campelo nas programações. "Revendo amigos" traz Dirceu Leite nas flautas, em compasso de côco/maracatu & baião.. O quinteto vocal As Gatas adorna "Negra Melodia" e prepara o terreiro ecumênico de "Pontos de luz".

Enquanto a inédita "Olho de Lince" apresenta récita do próprio Waly Salomão, "Rua Real Grandeza" tem somente Jards na voz e violão. "Este disco é a afirmação de uma parceria vitoriosa", vislumbra o compositor.

.A Caixa Cultural RJ - Teatro de Arena, fica na Av. Almirante Barroso, 25 – Centro, Rio de Janeiro (RJ). Tel.: (21) 2544-7666. Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) | Classificação: 16 anos (menores acompanhados do responsável). Duração: 1h20min, com capacidade para 226 pessoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira