Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2008 - 10:47

Metrô Ipanema tem 90% das escavações concluídas


Governador, vice-governador, secretário de Transportes, presidente da Cedae entre outros, inspecionaram obras no dia 22 de julho (terça-feira).

Os funcionários da obra do metrô de Ipanema fizeram uma pequena pausa na manhã de terça-feira (22/07) para receber a visita do governador Sérgio Cabral, acompanhado do secretário de Transportes, Julio Lopes entre outros. A obra está com 90% das escavações concluídas e, desde o dia 11 de abril, quando foi detonado o primeiro explosivo, já avançou 1.003 metros por baixo do terreno que envolve o Maciço do Cantagalo e parte dos bairros de Copacabana e Ipanema.

A comitiva percorreu a parte final do túnel, no local onde estão sendo construídos a plataforma de embarque e desembarque e os três acessos à futura Estação Ipanema. O governador acompanhou detalhes do projeto e viu, em um painel com a fotografia aérea da área, o ponto em que se encontravam 15 metros abaixo do Morro do Cantagalo.

Na galeria por onde vão circular os trens do metrô, as detonações já terminaram. Com 559 metros, o túnel principal está com a sua forma final delineada e as plataformas de embarque e desembarque já começaram a ser erguidas. No acesso pela Rua Jangadeiros, em Ipanema, onde os trabalhos estão mais avançados, do total de 123 metros de túnel restam apenas 20 metros a serem abertos. Nessa frente de trabalho, as escavações também acontecem pela rua, que já está com 84% da área de superfície escavada. Na saída da Rua Sá Ferreira, em Copacabana, dos 71 metros de túnel, restam apenas 11 para finalizar as escavações, o que representa 85% de trabalhos concluídos.

Já no acesso pela Rua Teixeira de Melo, em Ipanema, dos 260 metros de galeria subterrânea faltam 35 metros para ligar a área da estação à saída, que vai receber um elevador panorâmico ligando o metrô direto à Comunidade do Cantagalo – o chamado "Elevador Cabral". Segundo Julio Lopes, os números mostram como as obras estão adiantadas e como o cronograma está sendo seguido à risca.

- Restam 514 dias para a inauguração do metrô de Ipanema, conforme compromisso assumido pelo governador, que quer a estação funcionando no dia 17 de dezembro de 2009. O andamento da obra é um sucesso. Não tivemos qualquer registro de acidente grave com os funcionários, nem qualquer problema com as residências no entorno da obra. Nada que pudesse pôr em risco a segurança dos moradores da região – afirmou o secretário.

Após a conclusão das obras civis – que envolvem as escavações, a concretagem e os acabamentos das galerias –, começam as obras de sistemas auxiliares, que incluem, por exemplo, a instalação dos sistemas elétricos e hidráulicos, a montagem das escadas, esteiras e elevadores para portadores de necessidades especiais, sistemas de ventilação e outros equipamentos. Paralelamente a esses serviços, também ocorrerão a sinalização, eletrificação e implantação da via férrea.

Segundo Julio Lopes, a nova estação do metrô deverá aliviar o tráfego na região de Copacabana e Ipanema. Ele destacou também a renegociação que a secretaria de Transportes fez com a Opportrans, concessionária do Metrô Rio, e a compra de 114 novos carros.

- A renegociação que fizemos com o Metrô Rio envolve a compra de novos carros para suprir a demanda das estações de Siqueira Campos, Cantagalo e Ipanema. O metrô está com um nível de ocupação muito grande e com um intervalo entre trens de quatro minutos, o que é exagerado. O objetivo é aumentar o número de carros e, conseqüentemente, diminuir o intervalo entre os trens para dar mais conforto aos usuários – analisou o secretário de Transportes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira