Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2008 - 10:47

“O Transporte e o Futuro das Metrópoles” será tema de seminário da Aeamesp

O comitê organizador da 14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária elegeu como tema principal da edição 2008, “O Transporte e o Futuro das Metrópoles”. O encontro, organizado pela Aeamesp – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô será realizado no período de 2 a 5 de setembro de 2008, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Paralelamente ao congresso, acontece a Metroferr 2008, exposição com participação de diversas empresas parceiras que vão mostrar a integração entre fornecedores, operadores e técnicos do setor metroferroviário.

Promovida há 14 anos pela Aeamesp, a Semana de Tecnologia Metroferroviária atrai, em cada edição, cerca de 1.300 técnicos, especialistas, autoridades do setor e de áreas correlatas, estudantes e a imprensa, tendo em vista a importância do transporte público para o dia-a-dia dos cidadãos.

De acordo com o presidente da Aeamesp, Manoel da Silva Ferreira Filho, ao longo desses anos, o evento cresceu em sua abrangência e abordagem do setor. Discutiu questões políticas de transportes de extrema importância como: a divulgação, em média, de 35 estudos técnicos trazidos para o congresso que mostra a força do setor e a vontade que há de trabalhar e de buscar soluções; a discussão de modelos de gestão de transporte, trazendo palestrantes nacionais e internacionais e propostas de atuação; abordagem técnica dos reais custos de implantação dos sistemas de transporte, desmistificando a premissa que o sistema de Metrô é caro; ·lançamento de movimento que possibilitou a vinda de recursos da CIDE (Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico), para os Estados e Municípios, a criação do MDT e da Frente Parlamentar de Transporte Urbano; a busca de formas de financiamento e recursos públicos para investimento em sistemas de transporte coletivo urbano de alta capacidade; a discussão de forma criteriosa para o avanço de uma integração física e tarifária entre os diferentes modais, de maneira que o usuário seja beneficiado sem que os sistemas se desequilibrem; a necessidade de repensar a matriz energética do transporte urbano e a viagem como um todo, permitindo uma otimização das viagens. Além disso, a diminuição da poluição e dos efeitos sobre o clima melhorando a qualidade de vida da população e da preservação do meio ambiente.

Perfil da Aeamesp - Criada há 18 anos, a Aeamesp tem defendido o contínuo desenvolvimento da tecnologia metroferroviária e investimentos permanentes em redes estruturadoras de transporte público, em especial os sistemas sobre trilhos, que são estratégicos para todo o País, por reduzirem os custos e aumentarem a competitividade dos principais centros urbanos, dinamizando a economia como um todo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira