Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2008 - 10:50

Feira do Livro reunirá grandes leitores de Foz

Grande escritores. Grandes leitores. A Feira Internacional do Livro, que começa no próximo dia 1º e prossegue até o dia 10, terá um espaço destinado àqueles que “descobriram” o mundo pela literatura - não como escritores, mas como ávidos leitores.

Quatro pessoas de segmentos distintos - um empresário, um jornalista e dois professores - contarão ao público iguaçuense suas experiências como leitoras, da motivação inicial aos estilos preferidos. A mesa-redonda está marcada para o próximo dia 8, às 15h, na Fundação Cultural.

A mesa dos grandes leitores será formada pelos professores de língua portuguesa Emerson Fulgêncio e Amarildo Britzius Redies, a empresária Nathalie Husson, proprietária da Livraria Kunda, e o jornalista Cláudio Dalla Benetta, gerente da Divisão de Imprensa da Itaipu Binacional.

Segundo Sueli Brandão, presidente do Instituto da Educação e do Livro (IEL), organizadora do evento, essa mesa será muito rica, pois mostrará que a leitura é uma atividade prazerosa. “Ao transmitir a paixão pelo universo da literatura, eles despertarão no público o gosto pela leitura”, comentou.

Devorador de livros - O jornalista Cláudio Dalla Benetta lê em média dois livros por semana. A paixão pela literatura começou ainda na infância. Aos 5, 6 anos devorava histórias em quadrinhos e ansiava por aprender a ler para entender o que diziam as figuras. Aos 7 anos, quando entrou para a escola, matriculou-se como leitor na Biblioteca Pública do Paraná, "Sucursal da Vila Leão", a duas quadras da casa onde morava, no bairro do Portão, em Curitiba.

Aos 16 anos, a biblioteca do bairro já havia se tornado pequena para o futuro jornalista. Cláudio lera quase tudo o que o acervo oferecia. O próximo passo foi se associar à Biblioteca Pública do Paraná, no centro de Curitiba. Quando teve o primeiro emprego, adquiriu o primeiro livro de uma série de obras que nunca mais pararia de comprar, mas que periodicamente doa, para manter uma biblioteca sempre “enxuta”.

Machado de Assis - Em mais de 40 anos de leitura, Cláudio Dalla Benetta já leu um pouco de tudo. Hoje, prefere livros de histórias ou de reportagens, mas sem deixar os romances de lado. Na infância, primeiro devorou os contos dos Irmãos Grimm e as Mil e Uma Noites. Adolescente, amou Júlio Verne, mas também leu autores clássicos franceses e ingleses, além dos brasileiros.

Adulto, tornou-se um leitor eclético, embora os autores clássicos sejam os seus preferidos. Entre eles, o brasileiro Machado de Assis - este ano comemora-se o centenário de sua morte -, o argentino Jorge Luis Borges e o italiano Ítalo Calvino.

A Feira Internacional do Livro é promovida pelo Instituto da Educação e do Livro (IEL) com o apoio da Fundação Cultural e Itaipu Binacional. | www.itaipu.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira